Mais um Mirage III vira monumento
Quem passa pela Rodovia DF 001, na entrada da cidade satélite do Gama, no Distrito Federal, depara-se com uma nova atração. Trata-se da Praça do Avião, localizada em frente ao Quartel-General da Terceira Força Aérea (III FAE), que está aberta à visitação pública desde o dia 4 de agosto, quando foi inaugurada pelo Comandante Geral de Operações Aéreas, Tenente-Brigadeiro-Ar Gilberto Antonio Saboya Burnier. Desde então, a praça passou a ser um ponto turístico da região, atraindo amantes da aviação: adultos, jovens e crianças.
O principal monumento da Praça é a aeronave de caça F-103 MIRAGE III de matrícula FAB 4926.
No monumento, destaca-se que os F 103 MIRAGE chegaram ao Brasil em 1972 e que, durante 33 anos, equiparam o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), sediado na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás, e que foram os primeiros caças supersônicos da Força Aérea Brasileira (FAB). Estes aviões integraram o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro, tendo como principal missão interceptar aeronaves consideradas hostis na região Centro-Oeste do Brasil, além de proteger a Capital Federal Brasília.
A Praça do Avião, além da aeronave F 103 MIRAGE, também divide espaço com a nova placa de entrada da III FAE, que foi descerrada, no dia 3 de setembro, durante a cerimônia militar semanal, presidida pelo Maj Brig Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Comandante da III FAE. Composta pelo Brasão da Organização e com os dizeres “TERCEIRA FORÇA AÉREA”, a peça de bronze foi confeccionada pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.
Abaixo uma pequena homenagem a este belo pássaro!
Em breve vai ser o rafale a ser espetado na França.hahahahahaha!!!!
Os MIII não receberam nenhuma oferta descente, para vendê-los ?
Só resta isso mesmo ao Mirage III nada mas, ainda bem que estão tendo alguma serventia.
Vão enfeitar as praças do País a fora.
Logo serão os Mirage 2000 e já vão tarde !!!!!
Abs.
Pô nem uma foto do danado?
Uma pena. Eu cliquei ele em 2004 na Cruzex.
Olhem ele aqui:
http://i67.photobucket.com/albums/h311/luizpadilha/Cruzex-2004-parte-2-219.jpg
E aqui com seus irmãos.
http://i67.photobucket.com/albums/h311/luizpadilha/IMG_3049.jpg
Descanse Guerreiro…descanse.
Rodrigo disse: 8 de setembro de 2010 às 13:21 Os MIII não receberam nenhuma oferta descente, para vendê-los ? No fim de 2006 houve uma tentativa de vendê-los. Era Comandante do COMGAP o Brig Saito, que depois – com uma rápida passagem pelo EMAer – tornou-se CMT da FAB. A Comissão Especial de Licitação foi presidida pelo então Cel. Edgard enquanto diretor da CABW, atualmente brigadeiro dirigindo o CELOG. A licitação, contrariamente ao que determina a Lei, foi conduzida – somente – no exterior sem respeito à questão da publicidade exigida na Lei 8.666/93. Fez água. Não sei se foi… Read more »
Em breve vai ser o F 5 e o Gripen na Suécia.
Oba, como eu consigo um???
Mas não será p/ nenhum monumento, vai servir como aquele boneco “joão bobo”.
Aonde eu vou descarregar minha raiva incontida, pelas aquisições de materiais de defesa de viés político, ressurreições de sucatas e tranqueiras francesas.
Já tenho até um nome em mente…
Franco Ferreira disse:
8 de setembro de 2010 às 16:23
Pois é caro Coronel. Isso que dá fazerem as coisas nas “charlie”…
Conheço um outro programa da FAB que, nos moldes em que foi conduzido, vai pro mesmo buraco…
Eu soube que havia interesse do Paquistão em adquirir os MIII para reposição de peças. Mas posso estar enganado e, se não me engano, aquele país está substituindo rapidamente seus MIII por J-10 chineses.
Esta foto recebe meu voto para as melhores do ANO.
E penso ser umas das mais Belas fotos que já tive a oportunidade de ver aqui pelo Aéreo.
Espero que entendam o meu comentário. Não se refere ao fato de ser esta ou aquela aeronave mas pela plástica da foto.
Realmente Bela foto!
Meu voto!
Abraços a todos!
Defourt
A Argentina não ofereceu nenhuma proposta de compra para esses MIII? Acredito que os nossos MIII estivessem em melhor estado do que os que estão voando hoje na FAA sendo excelentes fontes de reposição para peças!
Tirando claro duas unidades, uma para o MUSAL e outra para o Museu da TAM!
Apesar de totalmente obsoletos para os dias de hoje, não dá para negar que é um belíssimo avião, com desin elegante e um guerreiro que fez muito estrago nas mãos dos israelenses.
Se ninguém quer comprá-los, então que fiquem em museus e praças das nossas bases para serem sempre admirados e lembrados.