Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hornet

Alternativa a)1500
b)1932
c)2008
d)n.d.a.

Para quem acertar a alternativa correta o Nunão entregará um 14 Bis, em tamanho natural, de presente.rs.rs.rs.

abraços a todos

Cinquini

Porca Miséria!!!
Eu demorei mas entendi a “pegadinha” rss

Iuri Korolev

Caro Nunão 1)Eu estou estourando aqui de dar risada. Putz é demais … 2)Embora não seja assunto relativo a essa matéria, essa semana ocorreu um fato muito importante para defesa mas que passou meio desapercebido por aí “IAE/CTA celebra contratos 1 de Dezembro de 2008 A edição do dia 01 de Dezembro de 2008 do Diário Oficial da União (DOU) traz algumas informações sobre contratos celebrados pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), ligado ao Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), sobre projetos espaciais. Há um contrato em favor da companhia russa “Konstruktorskoe Buro Khimavtomatiky” – OSC KBKha, tendo como objeto… Read more »

claudio

boaaaaaaaaaaaaaa

Ferrari

Santos Dumont morreu em 1932 em sua residência no Guarujá de suicidio !!

Ferrari

Putzzz..entendi tarde demais….ahuahuahauhaua

Fábio Max

Não tenho a menor idéia, preciso pesquisar numa das biografias dele, que tenho aqui em casa.

Mas a foto, Nunão, é sensacional!

Storm

o T-25 1932 teria alguma coisa a ver ? rs…, ou estou vendo coisas ??
rs…

Mas se eu acertar quero o meu 14-BIS e não adianta aquele da Lacta, quero o do Dumont mesmo.

Brincadeiras a parte, extraordinário Brasileiro que até hoje nos orgulha de ter nascido nesta terra de Santa Cruz

Saudações

Luciano Baqueiro

Aproveitando a deixa, por quanto tempo mais esses valorosos T-25 irão aguentar o tranco, e olhe que avião de treinamento primário é o que é mais judiado, se por cada pouso brabo ele aumentasse 1mm, hoje já seria maior que o A380. Não sei de nenhum programa em estudos p/ substituição deles. P/ quem não o conhece muito, tem uma página que é bem sucinta e c/ as principais informações dele :

http://www.esquadrilhadafumaca.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5&Itemid=12

Paulo Costa

Monumentos no nosso pais,deveriam ser, no caso de aviões,
somente com os nossos aparelhos,ou pelo menos fabricados no pais,
T-25,T-27,Xavante,Bandeirante,AMX,ja temos o bastante para
exibirmos.

Marco

Defesa: Brasil faz exigências aos Estados Unidos Publicada em 05/12/2008 às 00h05m Globo José Meirelles Passos WASHINGTON – O governo do Brasil avisou nesta quinta-feira ao dos Estados Unidos que haverá mudanças no relacionamento bilateral em termos de defesa nacional. E a principal diz respeito à transferência de tecnologia de equipamentos que os americanos vendam às Forças Armadas brasileiras: o país só fará compras caso haja transferência de tecnologia, que o governo repassaria ao setor privado. A mensagem foi passada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim em reunião no Pentágono com o secretário de Defesa, Robert Gates, que continuará nesse… Read more »

FD

Acabei de ver um universal na Base Aérea de Salvador… bem como um P-95

Baschera

Caro Luciano,
Os Universal T-25 e os Tucano T-27 serão alvo de uma modernização mais para a frente, aliás, como é de praxe…… embora nada de oficial, ainda, tenha sido divulgado. Estuda-se o projeto.
Sds.

Paulo Costa

Santos Dumont,mineiro do sul de Minas,filho de fazendeiro de café em São Paulo,foi estudar Mecanica na França,e por la ficou,
participando de varias competições da epoca que o fizeram
crescer na aeronautica da epoca,do 1-bis,2-bis,ao 14-bis,
que iniciou o voo em Paris,e o Demoiselle que foi um aeroplano
nos tres eixos.Foi a primeira pessoa a voar realmente de acordo
com especificações da epoca.Faz parte da nossa história….

Luciano Baqueiro

Olá Baschera,

quanto ao T-27, já sabia e faz todo o sentido, mas será que p/ o T-25 valeria a pena ? afinal já estão no trampo a muito mais tempo e pior, suportam as piores agruras c/ o manicacas ( calouros ), não seria um custo x benefício muito melhor adquirir uma nova aeronave ?

Abraço.

nunao

Luciano, aproveitando para me intrometer na conversa: os T-25, pelo que já me disseram, são muito, mas muito robustos. Ainda têm possibilidade de aguentar (levando-se em consideração o desgaste da estrutura) vários anos sendo judiados, ao que parece. Mas precisariam trocar itens obsoletos (por ex, atualizar aviônica). Já me disseram também que o difícil mesmo é encontrar uma aeronave que tenha a mesma capacidade de aguentar ser judiado por tanto tempo como o T-25 tem aguentado. A estrutura (bem pesada em relação ao porte da aeronave) é muito forte, especialmente o trem de pouso. Encontrar uma nova aeronave que ofereça… Read more »

Luciano Baqueiro

Amigo Nunao,

também já ouvi essa história de tornar o T-27 um treinador primário, mas não acho muito boa essa troca por mais 2 motivos, além do que já colocou :

1-Já começar c/ avião de 750 SHP ( T-25 = 300 HP ) e o dobro do peso, não seria muito prudente.

2-O custo por hora voada certamente deve ser bem maior, não ?

Sds.

Nunão

Pois é, Luciano. Concordo com as duas questões que vc levantou. Por essas e outras, o substituto ideal para o T-25, a meu ver, teria que ser um projeto muito parecido com ele, principalmente no quesito robustez. Por isso creio que, enquanto for possível reforçar a estrutura desses veteranos, avaliar a questão da motorização “bicombustível” e tudo o mais, eles continuarão na AFA por um tempo considerável. A frota não é pequena, na média está com muitas horas de vôo mas, pelo que me falaram, quantidade razoável de aeronaves ainda tem boa reserva pela frente. Mas quem me falou pode… Read more »

[…] do trem de pouso do Tucano, as rodas do C-115 Buffalo, utilizado na Amazônia, o trem de pouso do T-25 Universal (aeronave de treinamento primário), a roda da frente do Bandeirante, motores, instrumentos de vôo, […]

Hornet

Alternativa a)1500
b)1932
c)2008
d)n.d.a.

Para quem acertar a alternativa correta o Nunão entregará um 14 Bis, em tamanho natural, de presente.rs.rs.rs.

abraços a todos

Cinquini

Porca Miséria!!!
Eu demorei mas entendi a “pegadinha” rss

Iuri Korolev

Caro Nunão 1)Eu estou estourando aqui de dar risada. Putz é demais … 2)Embora não seja assunto relativo a essa matéria, essa semana ocorreu um fato muito importante para defesa mas que passou meio desapercebido por aí “IAE/CTA celebra contratos 1 de Dezembro de 2008 A edição do dia 01 de Dezembro de 2008 do Diário Oficial da União (DOU) traz algumas informações sobre contratos celebrados pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), ligado ao Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), sobre projetos espaciais. Há um contrato em favor da companhia russa “Konstruktorskoe Buro Khimavtomatiky” – OSC KBKha, tendo como objeto… Read more »

claudio

boaaaaaaaaaaaaaa

Ferrari

Santos Dumont morreu em 1932 em sua residência no Guarujá de suicidio !!

Ferrari

Putzzz..entendi tarde demais….ahuahuahauhaua

Fábio Max

Não tenho a menor idéia, preciso pesquisar numa das biografias dele, que tenho aqui em casa.

Mas a foto, Nunão, é sensacional!

Storm

o T-25 1932 teria alguma coisa a ver ? rs…, ou estou vendo coisas ??
rs…

Mas se eu acertar quero o meu 14-BIS e não adianta aquele da Lacta, quero o do Dumont mesmo.

Brincadeiras a parte, extraordinário Brasileiro que até hoje nos orgulha de ter nascido nesta terra de Santa Cruz

Saudações

Luciano Baqueiro

Aproveitando a deixa, por quanto tempo mais esses valorosos T-25 irão aguentar o tranco, e olhe que avião de treinamento primário é o que é mais judiado, se por cada pouso brabo ele aumentasse 1mm, hoje já seria maior que o A380. Não sei de nenhum programa em estudos p/ substituição deles. P/ quem não o conhece muito, tem uma página que é bem sucinta e c/ as principais informações dele :

http://www.esquadrilhadafumaca.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5&Itemid=12

Paulo Costa

Monumentos no nosso pais,deveriam ser, no caso de aviões,
somente com os nossos aparelhos,ou pelo menos fabricados no pais,
T-25,T-27,Xavante,Bandeirante,AMX,ja temos o bastante para
exibirmos.

Marco

Defesa: Brasil faz exigências aos Estados Unidos Publicada em 05/12/2008 às 00h05m Globo José Meirelles Passos WASHINGTON – O governo do Brasil avisou nesta quinta-feira ao dos Estados Unidos que haverá mudanças no relacionamento bilateral em termos de defesa nacional. E a principal diz respeito à transferência de tecnologia de equipamentos que os americanos vendam às Forças Armadas brasileiras: o país só fará compras caso haja transferência de tecnologia, que o governo repassaria ao setor privado. A mensagem foi passada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim em reunião no Pentágono com o secretário de Defesa, Robert Gates, que continuará nesse… Read more »

FD

Acabei de ver um universal na Base Aérea de Salvador… bem como um P-95

Baschera

Caro Luciano,
Os Universal T-25 e os Tucano T-27 serão alvo de uma modernização mais para a frente, aliás, como é de praxe…… embora nada de oficial, ainda, tenha sido divulgado. Estuda-se o projeto.
Sds.

Paulo Costa

Santos Dumont,mineiro do sul de Minas,filho de fazendeiro de café em São Paulo,foi estudar Mecanica na França,e por la ficou,
participando de varias competições da epoca que o fizeram
crescer na aeronautica da epoca,do 1-bis,2-bis,ao 14-bis,
que iniciou o voo em Paris,e o Demoiselle que foi um aeroplano
nos tres eixos.Foi a primeira pessoa a voar realmente de acordo
com especificações da epoca.Faz parte da nossa história….

Luciano Baqueiro

Olá Baschera,

quanto ao T-27, já sabia e faz todo o sentido, mas será que p/ o T-25 valeria a pena ? afinal já estão no trampo a muito mais tempo e pior, suportam as piores agruras c/ o manicacas ( calouros ), não seria um custo x benefício muito melhor adquirir uma nova aeronave ?

Abraço.

nunao

Luciano, aproveitando para me intrometer na conversa: os T-25, pelo que já me disseram, são muito, mas muito robustos. Ainda têm possibilidade de aguentar (levando-se em consideração o desgaste da estrutura) vários anos sendo judiados, ao que parece. Mas precisariam trocar itens obsoletos (por ex, atualizar aviônica). Já me disseram também que o difícil mesmo é encontrar uma aeronave que tenha a mesma capacidade de aguentar ser judiado por tanto tempo como o T-25 tem aguentado. A estrutura (bem pesada em relação ao porte da aeronave) é muito forte, especialmente o trem de pouso. Encontrar uma nova aeronave que ofereça… Read more »

Luciano Baqueiro

Amigo Nunao,

também já ouvi essa história de tornar o T-27 um treinador primário, mas não acho muito boa essa troca por mais 2 motivos, além do que já colocou :

1-Já começar c/ avião de 750 SHP ( T-25 = 300 HP ) e o dobro do peso, não seria muito prudente.

2-O custo por hora voada certamente deve ser bem maior, não ?

Sds.

Nunão

Pois é, Luciano. Concordo com as duas questões que vc levantou. Por essas e outras, o substituto ideal para o T-25, a meu ver, teria que ser um projeto muito parecido com ele, principalmente no quesito robustez. Por isso creio que, enquanto for possível reforçar a estrutura desses veteranos, avaliar a questão da motorização “bicombustível” e tudo o mais, eles continuarão na AFA por um tempo considerável. A frota não é pequena, na média está com muitas horas de vôo mas, pelo que me falaram, quantidade razoável de aeronaves ainda tem boa reserva pela frente. Mas quem me falou pode… Read more »

[…] do trem de pouso do Tucano, as rodas do C-115 Buffalo, utilizado na Amazônia, o trem de pouso do T-25 Universal (aeronave de treinamento primário), a roda da frente do Bandeirante, motores, instrumentos de vôo, […]

wesley

santos dumont morreu em 1873

jessica

foi um grande homem.No meu livro de portugues tem um texto sobre ele!
muito interresante!
bjus gente tchau meu nome Divina!