Esse é o valor do contrato recebido pela Northrop Grumman pela USN para a manutenção global de onze caças F-5 de Norfolk, por um ano

Segundo o Jacksonville Business Journal, a unidade de St. Augustine da Northrop Grumman Systems Corp. recebeu um contrato de 27 milhões de dólares para realizar serviços de apoio ao ciclo de vida de 11 aeronaves F-5 da “Naval Air Force Reserve”, em Norfolk (nota do editor:  Jacksonville e St. Augustine ficam no Estado norte-americano da Flórida, enquanto Norfolk fica na Virgínia), organização pertencente à Marinha dos EUA (USN)

O contrato foi concedido pelo escritório de Filadélfia do “Naval Supply Systems Command Fleet Logistics Center”, que não solicitou ofertas de outras empresas. No “ranking” que o Jacksonville Business Journal faz das empresas da região que recebem contratos de defesa, a Northrop Grumman Aerospace Systems de St. Augustine está em terceiro lugar.

A maior parte do trabalho será realizada em St. Augustine, estendendo-se até abril de 2013. O contrato contém uma opção de extensão por mais 12 meses que, se exercida, aumentará o valor para 56,7 milhões de dólares.

Os serviços de apoio ao ciclo de vida incluem todos os níveis de manutenção aeronáutica, incluindo manutenção em parque (depot maintenance), reparos de emergência, modificações nas aeronaves, engenharia, logística, apoio ao programa de gerenciamento, assessoria técnica e materiais associados, assim como serviços para apoiar a operação contínua e segura da aeronave, segundo nota à imprensa divulgada pelo Departamento de Defesa dos EUA (clique aqui para acessar texto original, de 10 de abril).

Os F-5 Tiger fazem parte de uma série de caças supersônicos leves projetados pela Northrop (que mais recentemente se associou à Grumman) entre 1964 e 1989, e que hoje são utilizados nos Estados Unidos pela USN para missões de treinamento.

FONTES: Jacksonville Business Journal e Departamento de Defesa dos EUA

FOTO: Marinha dos EUA (USN)

NOTA DO EDITOR: segundo matéria publicada anteriormente (veja no topo da lista a seguir), já existe um outro contrato do Departamento de Defesa dos EUA (com a Sikorsky Aerospace Maintenance) relativo a uma frota de 44 aeronaves F-5 Tiger II da USN, no valor de 23 milhões de dólares, válido até dezembro deste ano. Vale a pena comparar as matérias, as quantidades envolvidas e o tipo de manutenção de cada contrato (mostrado de forma resumida).

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Vader

Carinhos esses MiG-28 hein? 🙂

Guilherme Poggio

Para “caça” tá muito barato.

São “só” 2,5 milhões por ano, por aeronave para fazer tudo. É só por querosene e sair voando.

Especula-se que a FAB tenha que gastar perto de 4 milhões por aeronave só em sobressalentes para manter os Mirage 2000 por mais “alguns” anos. (lembram dessa discussão: (http://www.aereo.jor.br/2011/09/30/4-milhoes-para-frota-de-mirage-2000-da-fab-aguentar-mais-alguns-anos/)

E essa conta não fala em custo de manutenção, operação, etc.

Não tem caça mais barato de se manter que o F-5

Mauricio R.

Existem F-5 e F-5.
Pelos valores citados, as células importadas da Suiça, necessitam de bem menos manutenção que as demais.
Efeito somente da boa conservação pelo seu antigo operador, ou o update efetuado ao chegarem aos EUA, tb tem uma parte nisto???