SC-130J Sea Herc
A Lockheed Martin mostrou mais detalhes do SC-130J “Sea Herc”, uma versão de patrulha marítima do C-130J Hercules. O objetivo é participar da concorrência indiana para uma aeronave de patrulha marítima de médio alcance. O Sea Herc irá usar os mesmos sistemas do P-3 Orion incluindo a capacidade anti-submarina. Os sistemas serão instalados em paletes que podem ser retirados para que a aeronave seja configurada como aeronave de carga.
A imagem acima permite ver alguns detalhes da configuração que inclui uma carenagem do trem de pouso maior que também será usada como compartimento de armas. Na parte inferior da fuselagem é possível ver a carenagem do radar semelhante à usada pelos HH-130J da Guarda Costeira dos EUA.
Interessante, já que a Índia comprou unidades do P-8. Será que os custos se tornaram altos demais e agora eles querem um aparelho mais barato para complementar?
Existem 2 concorrências na Índia (MRMR e MMP), p/ aeronaves de esclarecimento marítimo, uma da Marinha e a outra da Guarda Costeira.
No caso da Marinha, que já tem encomendados 8 P-8I, uma versão simplificada do ac da Boeing faria tdo o sentido.
E esse “Sea Hercules”, como nos EUA, poderia ser a opção da Guarda Costeira, mas há um monte de ofertas p/ ambas as concorrências.
(http://www.defenseindustrydaily.com/Indias-Mid-Tier-Maritime-Patrol-Aircraft-Competitions-05247/)
Gostaria muito que o KC-390 já fosse projetado pensando-se em uma versão SC-390. Precisaria de alguns cabides, pelo menos três, em cada asa. Poderia ser até uma adaptação dos KC-390, sem ter função permanente de patrulha marítima.
Felizmente a demanda, a necessidade, vem antes de projeto, o que implica em características que permitam atende-la; então se não há demanda prá que projeto???
Possíveis candidatos a concorência MRMR, da Marinha Índia:
(http://livefist.blogspot.com.br/2012/04/8-hopefuls-for-indian-navy-mrmr.html)