Saab recebe contrato para integrar Meteor ao Gripen
A Saab informou nesta quarta-feira, 8 de setembro, que recebeu um contrato da FMV (a organização sueca que administra os materiais de defesa) para a integração do míssil ar-ar Meteor de capacidade além do alcance visual (BVR – Beyond Visual Range) e guiado por radar ativo.
O contrato, no valor de 312 milhões de coroas suecas (aproximadamente 43,2 milhões de dólares ou 74,5 milhões de reais) deverá se estender por 4 anos, envolvendo operações da Saab em Linköping e Gothenburg.
Pelo contrato, o Meteor deverá ser adaptado aos sistemas do Gripen, como o radar e visores, estando incluídos também os voos e disparos de teste, assim como a integração do míssil com os sistemas de apoio e manutenção, como simuladores e computadores de planejamento de missões. Os caças Gripen C/D suecos também terão um datalink de duas vias para comunicação entre o caça e o míssil disparado.
Segundo Lennart Sindahl, chefe da área de negócios aeronáuticos da Saab, o “Meteor tem desempenho substancialmente melhor que qualquer outro míssil BVR existente hoje, o que obviamente aumentará a habilidade do Gripen de defender-se contra outras aeronaves. O fato de que o Gripen vem sendo usado internacionalmente como uma plataforna aérea para o desenvolvimento do Meteor mostra que temos, na Suécia, um nível técnico que poucos outros países podem alcançar”.
O Gripen tem sido usado desde 2006 como aeronave de testes para o desenvolvimento do Meteor, e vários mísseis já foram disparados pelo Gripen até o momento. Essa experiência pode ser agora utilizada para uma integração mais custo-efetiva do Meteor com os caças Gripen C/D suecos.
Ainda segundo o informe da Saab, o desempenho do meteor irá redifinir totalmente as capacidades das aeronaves de combate equipadas com o míssil. Ele tem a maior “No Escape Zone” (distância de disparo em que seu alvo não teria chances de escapar) de qualquer outra arma ar-ar, o que resulta em uma grande distância “stand-off” (fora do alcance das armas inimigas) e alta probabilidade de acertos.
O programa, que é resultado de uma colaboração de seis nações europeias em que a sueca Saab Dynamics é parceira do contratado principal, a MBDA, está no prazo para que as primeiras entregas de produção sejam feitas em 2012.
FONTE / FOTOS: Saab
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