Poloneses reabrem concorrência para jatos de treinamento
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Segundo jornal tcheco, o L-159 da Aero Vodochody deverá concorrer na nova disputa, onde não há mais o requerimento de um jato com comandos ‘fly-by-wire’
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O jornal Czechposition publicou na sexta-feira, 6 de abril, notícia que reporta a ao diário polonês Lidové noviny, a respeito da Polônia estar reabrindo uma concorrência para jatos de treinamento. Segundo o jornal, esse poderia ser um cliente para os L-159 da empresa tcheca Aero Vodochody, que recentemente falhou em vender a aeronave para o Iraque.
O escritório de armamentos polonês (Inspector Uzbrojenia) reabriu oficialmente, nesta semana, a concorrência que havia sido cancelada em 2010. As propostas devem ser mandadas até 30 de abril, visando a entrega de 16 jatos entre 2015 e 2017, cuja missão primária será apoiar a instrução de novos pilotos para os F-16 poloneses. Os novos jatos deverão substituir os PZL Mielec TS-11 Iskras da Polônia.
A disputa cancelada anteriormente envolvia dois jatos, o italiano Alenia Aermacchi M-346 e o sul-coreano T-50, desenvolvido pela Korea Aerospace Industries com o apoio da Lockheed Martin norte-americana. À época, a Polônia procurava uma aeronave de treinamento com sistema de controle fly-by-wire, além de outros requerimentos que, segundo o site Flight International, não fazem mais parte da nova concorrência.
O que a Polônia busca, agora, é uma aeronave capaz de simular o lançamento de armas ar-ar e ar-solo. Ainda segundo o Flight International, “os ofertantes deverão submeter suas respostas até 30 de abril para 16 aeronaves, além de atividades de treinamento e de apoio logístico, e a entrega de simuladores completos de missão e outros equipamentos de treinamento. Eles deverão também fornecer informações de custos de operação por hora para 200 a 250 horas de voo por ano, durante uma vida em serviço de 30 anos, além de projeções para a manutenção.”
O presidente da Aero Vodochody, Ladislav Šimek, disse ao diário polonês que a empresa “está considerando seriamente o pedido de informações”.
FONTE: Czechposition (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
FOTOS: Aero Vodochody
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Aproveitem e comprem, com os alemães, pampa II…
No total são 54 (cinquenta e quatro) PZL TS-11 Iskra na Força Aérea Polonesa de hoje, mas acredito que a necessidade final de LIFT não deve chegar nem mesmo a metade. Se confirmar a compra de 16 (dezesseis) aeronaves, o número final não deverá ultrapassar 2 (duas) dúzias, principalmente se usarem os simuladores integrados ao programa de treinamento. As chances do Aero Vodochody L 159 ALCA nesta concorrência está no preço, até por que foi retirada a exigência do fly-by-wire, entretanto penso que não seria uma boa opção para uma força aérea que opera 4 (quatro) dúzias de caças F-16… Read more »
http://www.aereo.jor.br/2008/09/04/t-50-golden-eagle/
Sempre torci para a FAB substituir os EMB-326 Xavantes pelos Alenia Aermacchi M-346, por ocasião da retirada de serviço dos primeiros. Já imaginaram umas três dúzias do M-346 produzidos pela Embraer sob licença, tal qual aconteceu com os EMB-326 Xavantes? Claro, os Xavantes foram 166 unidades só para a FAB.
Abraços
As compras polonesas vai depender (acontece com todos) dos requerimentos operacionais e do quanto o governo está disposto a pagar. A retirada do fly-by-wire pode ser um indicativo, pois cabe como uma luva para o L-159B . Contudo, a versão B já deixou de ser fabricada em 2003, o que pode ser um impecilio, já que os custos operacionais tendem a aumentar no longo prazo (a não ser é claro que os poloneses vejam esta compra como emergencial, com vistas a quando a situação economica melhorar lancar nova competição). A versão T1, que voou em 2007, ainda procura compradores. Talvez… Read more »
Fora do tópico: Infelizmente, acidentalmente, ao pular entre canais acabei no auto esporte…e uma matéria tendo um capitão da FAB…assisti até o estômago começar a se revirar…resumo das bobagens:
Forevis-5 é um caça usado pelas forças especiais braZileiras e é capaz de atingir 2.400km/h…
“Thiago Zè Pequeno, do Facebook, disse:
Estou errado ou no blog ainda falta uma materia sobre M-346 ? Tambem passou despercebido quando foi selecionado como lift por Israel .”
Thiago, você está errado…
Digite M-346 no campo busca do blog (alto da página, à direita) e encontrará dezenas de matérias falando dessa aeronave, inclusive sobre as negociações com Israel.
Na própria seção “Veja também”, do final da matéria, tem links.
Ricardo, Os tchecos têm dezenas de L-159 monopostos novos, estocados, à espera de comprador. Em geral, são essas aeronaves que eles têm oferecido ao mercado, a preços competitivos, sendo que para uma encomenda de biposto basta uma adaptação que não é complicada: a retirada do tanque de combustível do monoposto (que nada mais é que uma célula de biposto com o assento / painel etc traseiro retirado e substituído por um tanque de combustível) por um segundo assento. Repare na última foto da matéria. Não sei se realmente interessa aos tchecos oferecer aeronaves do tipo novas de fábrica, com tantas… Read more »
Nunão.
Foram fabricados 72 L-159. Não sei quantos estão estocados ou quantos voam na força aérea do país, mas usando uma conta de padaria eles devem ter no mínimo 3 dúzias estocadas.
Abs,
Ricardo
Sobre o meu comentário acima, fiz confusão. Minha torcida, há muito tempo, era para os MB-339 até porque ainda não havia os M-346. Considerava os MB-339 os substitutos naturais dos EMB-326 Xavantes.
Só que agora, com os M-346 mudei de sonho, digo, sonho com estes.
Abs
Giordani RS disse:
Meu amigo, eu tmb assisti isso e o pior de tudo e ver isso sair da boca de um capitão aviador da própia FAB.
Continuando a resposta ao Thiago Zé Pequeno, do Facebook: Aproveitei o embalo do seu questionamento a respeito da existência de matérias anteriores sobre o M-346 e, agora há pouco, fui dar uma olhada se a empresa fabricante tinha algo mais recente sobre o desenvolvimento da aeronave – a última notícia que tínhamos trazido era do mês passado ou retrasado. E não é que a Alenia Aermacchi divulgou algumas coisas interessantes na semana passada? Embora não seja nada mais que parte do material de propaganda / divulgação para 2012, tem algumas coisas interessantes que ainda não tínhamos colocado por aqui. Então… Read more »
“Já imaginaram umas três dúzias do M-346 produzidos pela Embraer sob licença, tal qual aconteceu com os EMB-326 Xavantes?”
Não!!!
Coitada da FAB, afastem-na deste cálice!!!
Vai ver, foi praga de Mirage III…