Super Hornet australiano mostra suas linhas ‘clássicas’ para a câmera

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Várias das soluções aerodinâmicas do Super Hornet, herdadas e aprimoradas a partir do Hornet, tornaram-se ‘clássicas’ ao longo do tempo, sendo bastante comuns em projetos posteriores.

Um exemplo é o das grandes extensões do bordo de ataque da raiz das asas, com as tomadas de ar posicionadas logo abaixo: dois jatos de treinamento tipo ‘Lift’ (lead in fighter trainer) que disputam hoje concorrências pelo mundo, como o italiano M-346 ‘Master’ e o sul-coreano T-50 ‘Golden Eagle’ utilizam solução aerodinâmica semelhante, para aprimorar o controle em elevados ângulos de ataque, mantendo um bom fluxo de ar para as turbinas.

 

Os lemes montados em ângulo, inclinados para fora, também aparecem em diversos projetos mais recentes, notadamente os que buscam maior furtividade. Na foto acima, pode-se ver as asas altas mostando o cuidado na sua junção com fuselagem, de forma a também deixar o mais alta possível a posição do canopi, também chamam a atenção, com os vórtices formados pelas extensões do bordo de ataque ajudando a ver o fluxo do ar nessa região, em uma situação de manobra mais forte.

Essas e outras características não são necessariamente pioneiras da família Hornet / Super Hornet, resultando de pesquisas que foram aplicadas em diversos projetos de sua época. Mas que mostram como diversas soluções aerodinâmicas de aviões de alta performance acabam se tornando ‘clássicas’ ao longo do tempo, tornando-se uma ‘régua’ a partir da qual novos projetos devem ser medidos. Ou que devem superar, com novas ideias.

Algumas fotos de outras soluções bem conhecidas por leitores brasileiros, para comparação

Algumas dessas ideias que fogem ao esquema ‘clássico’ das fotos acima, embora não sejam necessariamente mais novas, senão até contemporâneas, são representadas pelas soluções dos chamados ‘eurocanards’, com asas em delta (seja em posição alta, mediana ou baixa) e superfície móvel, tipo canard, na parte anterior da fuselagem.

 

No programa F-X2 da FAB, há dois representantes das soluções ‘eurocanard’ disputando, o Gripen e o Rafale. Como representante mais fiel da evolução das soluções ditas ‘clássicas’, descritas acima, há o Super Hornet. 

FOTOS: RAAF (via Ministério da Defesa da Austrália) , Saab e Armée de l’air

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