De zero a nove, nota final do Gripen na avaliação suíça foi de 6,36 pontos
–
Informação está em atualização das transcrições da SFTV, que transmitiu a coletiva de imprensa dada nesta terça-feira pelo chefe do Departamento de Defesa da Suíça, Ueli Maurer
–
A TV “Schweizer Fernsehe” (SF) da Suíça trouxe mais atualizações das transcrições da coletiva de imprensa desta terça-feira, motivada por relatórios vazados da concorrência suíça por caças que substiturão seus F-5. Com destaque, estava a informação abaixo:
O chefe do Departamento de Defesa contrapôs às notas mostradas no relatório vazado, que trazia informações de 2008 e 2009, o resultado final da avaliação, que prosseguiu nos anos seguintes. De acordo com Maurer, o Gripen E/F atingiu na pontuação global a marca de 6,36 pontos, classificando-o como satisfatório. A graduação ia até 9 pontos. Em áreas específicas como “efetividade operacional”, foram 5,81 pontos. Em “adequação operacional”, o valor foi de 6,87 pontos. Todos os valores são significativamente mais altos que os mencionados nos relatórios vazados, publicados pela imprensa no último domingo (neles, o caça sempre mostrava notas abaixo de 6, que era o valor de referência).
Outra informação foi dada pelo comandante da Força Aérea, Markus Gygax, é que respostas dadas pela Suécia sobre o desenvolvimento da versão E/F do Gripen mostraram que essas estimativas serão excedidas.
FONTE: SFTV (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
FOTO: Saab
NOTA DO EDITOR: não foram disponibilizados na matéria original os números das avaliações finais dos outros dois concorrentes, o Dassault Rafale e o Eurofighter Typhoon.
Eficiente e de baixo custo comparado com as outros dois vetores.
Escolheram o melhor!!!
Ou seja, com 6,36 superou o F-18 C/D. Todo carnaval feito com um relatório desatualizado e incompleto com o objetivo óbvio de melar a decisão foi ridicularizado. No mais, mostra o profissionalismos da FAS/MD/Governo deles.
Aqui por questões ideológicas, preferiram repesar o relatório da FAB. E mesmo assim ainda atrasam o anúncio do Rafale por saberem que esse “repesamento” não se sustenta.
[]’s
OLá,
Fica evidente que a ocultação das notas dos outros concorrentes que há algo a ser escondido….
Abraços,
Edcreek,
Será que alguém na coletiva estava interessado nisso e perguntou?
Não sei dizer se é caso de terem ocultado ou simplesmente de ninguém estar interessado nisso, já que o foco eram as notas do Gripen…
Como eu não entendo patavinas de alemão, fica difícil de saber (enquanto via a coletiva, já tentava viabilizar a tradução dos trechos disponibilizados em texto, então não dava pra ficar 100% atento a tudo que se dizia ou a todas as telas da apresentação). Mas os vídeos estão disponíveis no site da SFTV (até ontem estavam), pra quem quiser procurar.
edcreek disse:
15 de fevereiro de 2012 às 15:11
“Fica evidente que a ocultação das notas dos outros concorrentes que há algo a ser escondido”
Tem razão. Divulguem as notas.
Mas divulguem os PREÇOS também… bem como os custos de manutenção/operação. 😉
Afinal, transparência sempre é bom, concorda? 🙂