Mais informações sobre o F-X-III, de quinta geração, da Coreia do Sul
Programa, que inclui o russo PAK-FA entre os concorrentes, deve sair em outubro do ano que vem
A Coreia do Sul irá adquirir uma nova geração de caças furtivos no exterior para melhor combater provocações norte-coreanas, informou a agência de aquisição local de defesa nesta quarta-feira.
O Programa de Aquisição de Administração de Defesa (DAPA) disse que reduziu a lista dos candidatos para quatro caças: o F-15SE Silent Eagle da Boeing, F-35 Lightning II da Lockheed Martin, Eurofighter Typhoon da EADS e o T-50 PAK-FA da russa Sukhoi.
De acordo com DAPA, o projeto para adquirir 60 caças de quinta geração stealth est´estimado em 8,29 trilhões de won (US$ 7,86 bilhões). O país espera escolher o vencedor em outubro do ano que vem.
“Facilitamos os critérios de capacidade operacional para garantir que mais jatos possam entrar na licitação”, disse a agência em um comunicado. “Vamos delinear estratégias que permitam a transferência de tecnologia e incentivar a concorrência.”
A DAPA disse que a nova geração de caças preparará melhor o país contra as “capacidades assimétricas” da Coreia do Norte e reforçarão a dissuasão do Sul contra os ataques aéreos de surpresa.
A agência disse que Seul também vai adquirir helicópteros AH-X de ataque no exterior. O SuperCobra AH-1W da Bell e o AH-64D Block III da Boeing, ambos helicópteros americanos, irá competir com o Tiger CE-665 da Eurocopter da França e do T-129 da Turquia.
Este projeto, avaliado em 1,84 trilhões de won, representa a compra de 36 helicópteros de ataque. O vencedor da licitação também será anunciado em outubro do próximo ano.
FONTE: Yonhap News