Rafale: membros do MD Indiano levantam objeções sobre custos do ciclo de vida
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Segundo jornal Deccan Herald, devido a objeções de membros do Ministério da Defesa Indiano é possível que a data de assinatura com a Dassault seja adiada – já matéria da Flight Global de hoje traz declarações de fonte do Ministério desmentindo a notícia
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Segundo reportagem publicada na segunda feira (5 de fevereiro) no jornal indiano Deccan Herald, membros do Ministério da Defesa Indiano levantaram objeções a respeito dos custos do ciclo de vida que foram computados para o Rafale, caça escolhido para negociação exclusiva no programa MMRCA (avião de combate multitarefa de porte médio). O programa MMRCA visa a aquisição de 126 aeronaves a um custo estimado de 20 bilhões de dólares, sendo considerado o maior contrato de defesa do mundo, atualmente.
Com essas objeções, poderá ser adiada a data de assinatura do contrato com a empresa fabricante do caça, a francesa Dassault Aviation.
As informações foram dadas ao jornal por duas fontes de alta patente da Força Aérea Indiana. As objeções estariam partindo de dois membros do Ministério da Defesa Indiano no Comitê de Negociação do Contrato (Contract Negotiations Committee – CNC). Eles estão questionando os baixos custos de ciclo de vida que foram empregados anteriormente a respeito do Rafale, que foi escolhido para o MMRCA em detrimento do concorrente Eurofighter Typhoon. Os representantes do Ministério acreditam que os custos foram declarados como muito mais baixos do que deveriam ser.
Uma das fontes disse que “não há unanimidade entre os membros do CNC e que, sem chegar a uma decisão unânime, a aquisição do Rafale poderia ser adiada.” Essa avaliação dos representantes do MD de que os custos do ciclo de vida do Rafale deveriam ser mais altos deriva, muito provavelmente, da histórica confiança do estabelecimento de defesa em aeronaves russas. De acordo com as fontes, as autoridades do MD no CNC “não estão satisfeitas” com a baixa avaliação do custo do ciclo de vida.
Esse desacordo vem num momento em que o comitê também deverá revisar outros itens envolvendo o Rafale, o que inclui o custo da célula, motor, aviônicos, sistemas de armas e sobressalentes, entre outros. Sabe-se que os representantes do Ministério levantaram suas objeções algum tempo depois das propostas comerciais terem sido abertas e continuaram a discordar do cálculo baixo dos custos de ciclo de vida do Rafale em reuniões recentes do comitê.
Esse posicionamento “maximalista” do Ministério é desconcertante especialmente após o Governo Indiano ter aconselhado, recentemente, às Forças Armadas que priorizassem suas aquisições capitais porque 70% dos fundos já estão comprometidos com aquisições aprovadas. Numa situação em que apenas 30% dos fundos disponíveis sobram para novas aquisições, foi dito às Forças Armadas para “não pressionar por todos os contratos.”
Nesse contexto, as fontes disseram que “seria uma tarefa difícil” para a Força Aérea Indiana pagar pelo contrato do Rafale caso ele seja assinado daqui a quatro ou cinco meses, devido aos requerimentos imediatos da Força para treinadores a jato, novos motores para os caças Jaguar e helicópteros leves e pesados.
A Dassault está no processo de iniciar discussões com os fornecedores para esclarecer melhor as várias possibilidades de compensações (offsets) e uma proposta final a respeito é esperada para abril ou maio. A empresa espera uma finalização do contrato (do Rafale) por volta do final deste ano.
Mas uma “fonte sênior” do Ministério da Defesa, menos otimista, disse que “os 30% de fundos restantes não permitirão acomodar o MMRCA e o constrangimento dos fundos deixará um grande ponto de interrogação sobre o destino deste acordo”, acrescentando que a assinatura do contrato com a Dassault Aviation está “bem longe”.
Contactado pelo jornal por telefone, o porta-voz oficial do Ministério da Defesa, Sitangshu Kar, disse que “tudo está progredindo sem problemas. Porém, eu não tenho uma atualização sobre os desenvolvimentos relacionados ao MMRCA na última quinzena.”
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Nesta terça-feira, porém, matéria da Flight Global traz declaração de fonte do Ministério da Defesa Indiano desmentindo objeções
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Segundo a Flight Global, a Índia confirmou que começaram as negociações finais com a Dassault para a aquisição de 126 caças Rafale, e que a Força Aérea Indiana pretende retirar seus MiG-21 de serviço a partir de 2014. Fonte do Ministério da Defesa disse que conversações estão em andamento com a Dassault, que em fevereiro conseguiu a posição de fornecedor “L1”, com a oferta de menor valor para a concorrência MMRCA. A fonte também disse que é falsa uma notícia, veiculada numa publicação indiana e baseada em fontes não divulgadas, de que aumentaram as preocupações sobre cálculos referentes aos custos do ciclo de vida do Rafale.
A posição de L1 permite que a Dassault conduza as negociações finais para o contrato com o CNC indiano. Assim que iniciadas, as negociações entre o CNC e a Dassault poderiam levar entre seis meses e um ano para serem completadas, de acordo com uma fonte da indústria. Analistas estimaram o valor do contrato entre 10 e 20 bilhões de dólares.
FONTES: Deccan Herald e Flight Global (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
NOTA DO EDITOR: o Poder Aéreo já havia trazido matéria dizendo que haviam questionamentos, por parte duas autoridades do Ministério da Defesa Indiano, a respeito do processo de escolha do Rafale para o MMRCA. Elas não estariam concordando com suposições não validadas e colocaram ressalvas por escrito no documento que declarou o Rafale como vencedor. Havendo conexão entre a matéria anterior (a primeira da lista de links logo abaixo) e esta nova, pode-se supor que se trata das mesmas autoridades do Ministério e que suas ressalvas desde aquela ocasião relacionavam-se aos cálculos sobre o custo do ciclo de vida. Isso, evidentemente, se a tanto a matéria anterior quanto a recente forem verdadeiras, pois matéria veiculada hoje pela Flight Global (por volta das 11h30, quando o conteúdo sobre as objeções já estava aqui), traz declaração de uma fonte do Ministério da Defesa Indiano de que é falsa a notícia sobre o aumento das preocupações relativas ao custo do ciclo de vida.
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Tem uma placa de sinalização nas estradas que diz:
“Na dúvida, não ultrapasse”.
Pau que bate em Xico bate em Francisco………
Grande abraço
Senhores,
Apenas avisando que acabou de sair matéria na Flight Global (coisa de uma horinha atrás) em que fonte do MD indiano desmente a informação sobre as objeções quanto ao custo do ciclo de vida. Assim, a matéria foi atualizada agora para trazer também essa informação.
Saudações!
O que poderia se esperar como “declaração oficial”?
Talvez um: “Há mais dúvidas do que certezas nesse proecesso, mas assim mesmo compraremos”. Óbvio que não.
Olá,
Claro que é minimo que o governo deve fazer, porém o diferencial é agilidade com que foi dada uma resposta, iniciamente com os Ingleses tentaram desestabilizar a proposta e agora esse boato.
Em ambos os casos a resposta foi imediata, o governo Indu já demonstrou que não permitirá Boataria generalizada como ocorre em terra Brasilis, onde relatorio pré-liminar virou relatorio final sem passar pelo comando de tão forte que foram os boatos espalhamos pelos admiradores da concorrencia Sueca…
Abraços,
Os indianos que façam bom proveito do caça mais caro do mundo.
Ao Ricardo Almeida (do Facebook)
Se ficar, é só para quem tiver preguiça de ler tanto o subtítulo logo abaixo quanto a notícia sobre o desmentido que saiu depois, destacada ao final, e que está lá porque fizemos questão de procurar mais notícias a respeito para complementar a original.
Acreditamos que os leitores deste site não sejam preguiçosos.
Novamente ao Ricardo Almeida (do Facebook), apenas para deixar claro o encadeamento das coisas e porque acho essa discussão interessante: Sim, o título tem sempre importância, mas refere-se à primeira matéria publicada, com as informações do jornal Deccan Herald. Se a mesma fonte tivesse publicado o desmentido, seria o caso de mudar, mas não foi o que ocorreu: foi depois que surgiu outra notícia a respeito na Flight Global, quando então complementamos a matéria original para que nossos leitores ficassem melhor informados sobre o assunto, podendo debatê-lo num mesmo espaço. E assim, ao longo do dia, os leitores do Poder… Read more »
Por isso que este blog faz se chama jornalismo e não apenas reverberação de fontes e agências.
Parabéns e continuem assim.
edcreek disse:
6 de março de 2012 às 14:55
Se relatório ofical da FAB é boataria, o que será sério em nosso país?!
Dever ter sido sério o discurso do ex-presidente naquele 7 de setembro regado antecipadamente a um bom rega-bofes e os convites para autoridades irem a comes $ bebes em castelos franceses ….