Há três anos Dassault entregava o último Mirage

71

O dia 23 de novembro de 2007 representa uma data muito importante para a França e para a companhia Dassault. Naquela data o último caça Mirage 2000 produzido pela empresa francesa era entregue para o seu usuário final. A Força Aérea da Grécia recebia o seu derradeiro Mirage 2000-5 Mk 2. Encerrava-se assim a longa linhagem de caças da família Mirage.

Em 25 de junho de 1955 voou o primeiro avião da família Mirage, o Mirage I. Foi necessário um pouco mais de um ano para que a aeronave evoluísse para o Mirage III. Depois de mais algumas modificações, uma pré-série de dez aeronaves Mirage IIIA foi aprovada. O Mirage IIIA começou a fazer história quando tornou-se o primeiro caça europeu a superar a velocidade Mach 2.

A aeronave de produção recebeu o nome Mirage IIIC e voou em 1960. A Força Aérea Francesa encomendou 95 Mirage IIIIC que permaneceram em atividade até 1988. Pouco tempo depois a Força Aérea de Israel faria a sua encomenda de caças Mirage IIIC. As primeiras aeronaves chegaram em 1964 e desde então fizeram história atrás de história no Oriente Médio.

Mas a versão de maior sucesso comercial foi o Mirage IIIE e suas variantes. O Mirage III deu origem também a uma variante de reconhecimento (IIIR) e outra de ataque ao solo (Mirage V). O projeto cresceu, ganhou mais um motor e mudou de função Assim nasceu o bombardeio estratégico Mirage IV.

Modificações feitas pelos israelenses originaram as variações Nesher, Dagger e Finger, mas a maior modificação sobre o projeto original deu forma ao IAI Kfir.

Depois do sucesso dos deltas veio o convencional Mirage F.1 que, segundo alguns especialistas, foi o “melhor dos mirages”. Em paralelo ao desenvolvimento do F.1, a Dassault criou a série Mirage G com o propósito de avaliar os efeitos das asas de geometria variável.

Na década de 1970 surgiu um novo caça francês com asas em delta e equipado com o que havia de mais moderno em termos de tecnologia aeronáutica da época. Este avião recebeu o nome Mirage 2000 e revelou-se outro sucesso de mercado, com mais de 600 unidades vendidas.

Em paralelo ao desenvolvimento do Mirage 2000 a Dassault financiou o projeto Mirage 4000, mas que não obteve apoio do Estado francês e nem recebeu propostas do exterior.

Entre o término da construção do primeiro Mirage I e o término da construção do último Mirage 2000 passaram-se 52 anos de muito trabalho, evolução e e desenvolvimento. A linhagem Mirage pode se orgulhar de ter construído uma boa parte da história da aviação de caça moderna.

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments