Brasil anuncia em maio compra de caças Rafale
Pista livre para os caças franceses Rafale: o Brasil se prepara para anunciar em maio a compra de 36 unidades desses aviões de combate, suspensa no início do governo Dilma. A alegação será “transferência de tecnologia”. A negociação ignora a concorrência internacional que a lei exige e segue à risca o acordo entre França e Índia, primeiro país a adquirir o modelo, ajudando a tirar o fabricante Dassault do buraco.
FONTE: www.claudiohumberto.com.br / COLABOROU: Humberto Codagnone
BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.
Amigos, boa tarde.
Há um item na nossa Lei de Licitações (8666/) que dá abertura para a dispensa de licitação em caso de cumprimento de acordo internacional, mas não há motivo para utilizar esta fundamentação.
A meu ver, o Sr. Cláudio Humberto se enganou no seu comentário, pois o processo de seleção do F-X2 está dispensado de licitação, conforme o Artigo 24 da mesma Lei, regulamentado pelo Decreto 2295.
Finalmente, tenho esperança que ele tenha acertado no restante das suas previsões, e que a decisão sobre o nosso caça venha mesmo em maio 2012.
Abraços,
Justin
Claudio Humberto? Ta certo, deixa ela dizer também que vamos ganhar uns mirages 2000-9 emprestados até que os primeiros rafales estiverem chegado!
Acho que em março essa novela ta resolvida, depois que Dilma sentar com Obama, ai ela vai ver o que será melhor…
Caramba esse cara é bom mesmo !!!! rs..rs…
Ele deve ter bola de cristal ao afirmar que o anúncio sai em Maio, que o Rafale possa levar tudo bem, mas queria saber mas novidades diga Mãe DIná!!!!
Abs.
Amigos, Um “off topic”, mas nem tanto: O assunto é a visita do nosso Ministro da Defesa Celso Amorim à Índia. Este artigo foi publicado hoje pelo The Times of India: http://timesofindia.indiatimes.com/home/opinion/edit-page/India-and-Brazil-have-no-possibility-of-conflict-at-all/articleshow/11982936.cms ‘India and Brazil have no possibility of conflict at all’ Feb 22, 2012, 12.00AM IST Talk of economic cooperation between the BRIC nations – Brazil, Russia, India and China – is frequent. But visiting India recently, Brazilian defence minister Celso Amorim spoke with Josy Joseph about the importance of strengthening bilateral defence ties, sharing valuable tips – and enjoying a relationship free of disputes: What’s the key agenda… Read more »
Justin,
We have…we can… we isto e we aquilo….. só conversa mole !!
Mais do mesmo…..
Quanto ao “buraco” …o problema não é a Dassault sair dele….. o problema é nós cairmos nele….
Sds.
Interessante Justin !!!
Esse já é o 3º anuncio do Rafale vencedor! rsss
Eu só acredito a hora que for algo oficial ou de fonte segura.
Abração
Senhores, Eu só acredito vendo. Isto me cheira a looby de segundo e terceiro escalão do governo. Assim, de uma hora para outra, só porque a Índia anunciou o Rafale como vencedor (podendo ainda nem se confirmar a compra), agora aparecem todo o tipo de boato, igual no tempo do Ministro Nélson “Jobán”. Vejamos os riscos: o Brasil se arrisca a ser o único usuário do avião no Mundo além da França, se por um tropeço do destino os indianos não comprarem o avião. Se isto acontecer (a compra do Brasil e o cancelamento da Índia), teremos um avião caríssimo… Read more »
O inciso que o Justin aduz é o IX do art. 24 da Lei Geral de Licitações, regulamentado pelo Decreto antecitado, cujo artigo aplicável à espécie, dispõe: “Decreto nº 2.295 de 04 de Agosto de 1997 – Art 1º Ficam dispensadas de licitação as compras e contratações de obras ou serviços quando a revelação de sua localização, necessidade, característica do seu objeto, especificação ou quantidade coloque em risco objetivos da segurança nacional, e forem relativas à: I – aquisição de recursos bélicos navais, terrestres e aeroespaciais; (…)” Agora, no mais, conquanto não seja de minha preferência, melhor uma FAB com… Read more »
Transferência de tecnologia = autorização para produzir no país partes não essenciais da aeronave.
Tanto mimimi, blábláblá, atrasos e mais atrasos para chegar no caça que o Lula anunciou em 07/09/2009. Só perdemos 3 anos nessa brincadeira.
No mais que venham Les Jacas … Claro que de agora em diante, o Rafale é o fuderator, melhor caça do mundo, destruidor de F-22 🙂
[]’s
Eu só acredito vendo! Já vi muitas reviravoltas nessa concorrencia…então quando eu ver um dos 3 caças do F-X2 aqui no Brasil, ai sim estarei satisteito.
Preço do Rafale (estimado pelo Sr. Fontes) = US$130 mi
Quantidade mínima de aeronaves para um país sério: 72
Valor total: US$9.360 mi
Preço do Gripen (também informado pelo Sr. Fontes) = US$75 mi
Valor total: 72 x 75 = US$5.400 mi
Diferença: US$3.960 mi
Com essa diferença dá para realmente participar do desenvolvimento não só do Gripen, como também de um eventual radar, resultando em CONHECIMENTO, além de independência de fato em sua manutenção.
Mas como já disse, uns caras muito inteligentes, nunca antes na história desse país, já decidiram comprar o Rafale.
Enquanto isso a defesa aérea da potência se resume em 36 F-5 modernizados e 12 Mirage com instrumentação analógica.
No Brasil até compra de papel higiênio pela Presidência da República é considerado segurança nacional.
O mesmo C.Humberto diz, em blog:
“O problema é que Lula anunciou a opção pelos Rafale antes mesmo de solicitar parecer técnico da FAB, que apita muito pouco nesse negócio”
Bom…. então que se mande o Lulla e os políticos pilotarem….
Sds.
Não é pq há dispensa de licitação, que o Executivo faz o que bem entender.
A abrangência da legislação, é maior e mais extensa que isso.
No mais:
“…e segue à risca o acordo entre França e Índia, primeiro…”
Que acordo?
O Rafale na Índia é somente o L1, o “lowest bidder”, figura inexistente em nosso processo seletivo.
E na Índia, o contrato de aquisição dessas aeronaves, mal e mal começou a ser negociado.
Alguém sabe a fonta do Claudio HUmberto, eu já tinha ouvido falar que iam chover anúncios de compra do Rafale, mas, segundo o que se ouve por aí, uma ção desesperada….
Aguardemos…..
Grande abraço
É, la vamos nóis para mais um longuíssima metragem da eterna novela FX-2. Vou dar um pulinho no mercado e comprar muita pipoca, cerveja, guaraná e salaminho, pois estou com um mau pressentimento.
PQP, “nóis” foi demais.
É esse assunto que me faz colar as placas.
Prezado Justin Case,
Depois desse verdadeiro tratado em inglês que apresentou eu só consigo dizer o seguinte:
http://www.youtube.com/watch?v=93-0mUeoaE0
Bricadeirinha =D
Mais uma vez o Rafale é campeão, a pergunta é, até quando os franceses irão se declararem vencedores?
Vão espernear e brigar até o fim, e depopis do resultado também, porque?
Porque botaram um balaio de dinheiro na frente deste negócio, via eleições, via contratação de 03 fortes lobistas, um deles o nosso simpático amigo Justin, e tem vários “apoiadores” dentro dos quadros do partido da verdade absoluta”, ou seja, tem que tirar o preju….mas pelo que se escuta, acredito que a canoa deles está furada……talvez tenham que cobrar a conta do “bispo”…
Grande abraço
Espero que saia o FX-2 finalmente, mas que não seja o Rafale pois haja dinheiro pra pagar isso daí viu rsrsrsrs
E seguem as piadas de carnaval…
Título correto: “Brasil anuncia em maio a nova data para a compra de caças.”
Juarez…. não esquece do “mon ami” ….. e da Eliane Cantanhêde….
Sds.
Um insider me disse que em maio vai ter um anúncio, mas não vai ser isso aí não. Vão anunciar que estamos comprando a linha de montagem do F-22 que a USAF está estocando.
É verdade, foi o “fontes” que me disse.
KKK!
Boa Clésio!
Prefiro a informação do seu Sr. Fontes a informação do Sr.Fontes do Cláudio Humberto.
Fantasia por fantasia, a sua é bem melhor!
Juarez,
Que suas boas fontes fabianas estejam certas, se Deus quiser e a Presidente tiver bom senso!
Dito. Sds.
Negativo srs.!! Segundo o Mr. Fuentes, compraremos todos os F35 cujos paises desistiram de comprar!! Inclusive, seremos os primeiros a receber a versã C do mesmo, para equipar o nosso novo Nae nuclear, o BSS Lulla…
Mr. Fuentes nao erra uma viu!!
Caro Betoholder! Porque “BSS Lula”, não seria BNS?
Grande abraço
Será um erro impoerdoável o Brasil colocar todos os ovos ns mesma cesta. Nenhuma nação do mundo fêz ou faz isso. Só o Brasil dos petralhas.
Mais uma barriga dos Claudio Humberto.
Caro juarez. É BSS mesmo: Brazil SIFU Service…
Forte abraços e dedos cruzados pra isso ser mais uma AFA do Claudio e pro Mr. fuentes acertar mais uma, kkkkk
quanta choradeira, parece até um enterro! hehehe.
Se quizerem integrar o A-Darter no Rafale vão ter que pagar muito caro para os franceses. Qualquer outro armamento não francês também.
No Gripen JAS39 E/F já vem integrado.
Em tempo: o Relatorio da FAB tem bastante pêso na decisão do FX-2.
“No Gripen JAS39 E/F já vem integrado.”
Meu Deus! Esse Gripen EF é fantástico mesmo!!! Já vem com um missil integrado que não está nem pronto ainda!!!
O A-Darter será integrado ao Gripen CD, que tem radar e computador de missao diferente, entao nao invente coisas!
E segue o enterro, nada de novo, somente mais um “fontado” da vida, opinado no vazio.
Na proposta da SAAB para o Gripen E/F, todo o armamento produzido no Brasil será intregado a aeronave com custo zero.
O mesmo não é verdadeiro para o Hornet e muito menos para o Rafale.
Luis, boa tarde. Se o Babo Natale promete custo ZERO, pode atribuir à tarefa o risco MIL. Você atribui custos para o Super Hornet e para o Rafale fazerem essa integração. Isso é o normal. Todo contratante espera que sejam apresentados os custos para qualquer esforço que tenha que ser despendido. O custo de integração poderia ser zero se tais armas já estivessem integradas. Mas integradas em qual aeronave? Ela nem existe. Os seus aviônicos não estão definidos/integrados. O radar, muito menos. Onde foi parar esse custo? Quem vai pagar? A empresa vai recuperar o investimento quando? Como? De quem?… Read more »
Obs.: Babbo Natale.
Justin
Justin Case disse: 22 de fevereiro de 2012 às 14:34 Prezado Justin, a Suécia também será operadora do Gripen E/F, e é altamente presumível que eles queiram ter todo o arsenal já disponível para o Gripen C/D, mais o Meteor (no qual a SAAB tem participação expressiva), devidamente integrado e homologado para o Gripen NG. De maneira que a maior parte do gasto é mesmo da SAAB. Integrar o A-Darter(?) e o Piranha(?) será “dinheiro de pinga” perto do negócio todo. E será importante para a Suécia também para que ela possa eventualmente se tornar uma operadora desses mesmos armamentos.… Read more »
e desde quando a Suecia tem interesse no A-Darter e no Piranha B, dado que ela tambem tem participação significativa no IRIS-T? hahahahahahaha…é cada uma que sai por aqui…
Pode não ter interesse nenhum agora, mas ter diversidade de fornecedores em termos de armamentos nunca é demais. Até porque se o Brasil for de fato fabricar e exportar grande parte do Gripen E/F alguns dos nossos futuros clientes (em comum) podem desejar optar pelo armamento brasileiro. Como, aliás, aponta a recente intenção de aquisição de Piranha B por parte do Paquistão, nosso armamento ainda tem compradores, apesar dos pesares. Por isso repito: a integração dos pouquíssimos armamentos nacionais ao Gripen NG é “dinheiro de pinga” perto do montante envolvido no FX2, e do que pode significar em termos de… Read more »
Para muitos dos seus detratores, o JAS-39 Gripen (qualquer letra) é um caça LEGO, o que é dito como uma grande ofensa… …mas é na realidade uma grande virtude. O programa Gripen original e o Gripen NG tem como uma das suas exigências a facilidade de integração de novos equipamentos, sensores e principalmente armas, como forma de permitir ao seu operador (originalmente a Flygvapnet depois mais outras cinco) buscar soluções atuais, efetivas e (principalmente) econômicas. Os mísseis já integrados ao Gripen A, B, C e D certamente serão integrados ao Gripen E e F. A lista de mísseis ar-ar é… Read more »
Caro Ivan, Concordo com você em muitas coisas, mas discordo que o Gripen seja um caça Lego. Ele é na realidade um caça globalizado, baseado no conceito de Vantagem Comparativa (eficiência na produção de um determinado bem). Acrescento ainda que o Gripen é o único que conversa com o R 99 (EMB-145 AEW&C) sem problemas. Acessa as informações do radar Ericsson PS-890 Erieye via data link sem gambiarras. Algumas perguntas: a) Quais empresas brasileiras trabalham hoje no projeto Rafale? Resposta: NENHUMA. b) Qual empresa brasileira trabalha hoje no projeto Gripen E/F. Resposta: Akaer, Friuli, Winnstal, Minoica e Imbra e Atmos.… Read more »
Ricardo, creio que o que o Ivan quis dizer é que o Gripen é um caça de conceito modular, ou seja: a alteração/substituição/modernização de um determinado sistema/equipamento implica em modificações mínimas em outros sistemas integrados, ao contrário de outros caças, cuja menor mudança provoca alterações em cadeia em outros sistemas e subsistemas. De fato, o Gripen, exatamente por ser um caça “LEGO”, pode ser modernizado com maior continuidade, com maior facilidade, maior velocidade (na integração) e, mais importante de tudo, por valores muito mais baixos do que em outros caças. Por isso que integrar armas, por exemplo, ao Gripen, é… Read more »
Amigos, bom dia. Creio que alguns conceitos estão sendo usados inadequadamente nos últimos comentários. Um novo míssil tem que ser HOMOLOGADO para que possa ser integrado operacionalmente a uma aeronave. Para essa homologação do míssil em si, é necessário utilizar uma aeronave lançadora, atuando como “test bed”. Para os projetos multinacionais A-Darter e Meteor, o Gripen C/D foi escolhido como test bed principal. O Meteor, por ter algumas características físicas já consolidadas, já iniciou o processo de integração aeromecânica em várias aeronaves, entre elas o próprio Gripen, o Rafale e o Typhoon. Esses testes permitem fazer a “abertura do envelope”,… Read more »
http://www.aereo.jor.br/2011/06/15/a-darter-depois-do-gripen-agora-e-a-vez-do-hawk-e-do-f-5em/
Vader, Neste sentido concordo completamente. A estratégia modular é uma das grandes qualidades do Gripen, e não uma deficiência. A estratégia LEGO e o conceito de vantagem comparativa tornam o Gripen um caça de primeira linha tão bom quanto os outros Eurocanards com custos mais baixos de desenvolvimento, aquisição e custos de modernização, um exemplo é o radar Raven que possuí vários elementos que equiparão no futuro o Thyphoon (uma empresa brasileira, a Atmos trabalha no projeto). As estratégias envolvem tudo, desde a aviônica até o motor, e deixa os Gripens sempre no “estado da arte” da tecnologia. Como os… Read more »
Adicionando mais nomenclatura a salade de temas ( Hey!!!, DrBarata nunca faz isto 🙂 ), O Gripen tem sim o conceito de aproveitar o que estah disponivel, e barato, no mercado, ou se quiserem, integrar COTS (Commercial off-The Shelf) que, por definicao, tem economias de escala. Mas, eh verdade, a integracao dos produtos COTS exige servicos de integracao, inclusive na parte dos softwares (servicos). Mas isso eh bom! Eh bom pois integrar eh, verdadeiramente, ToT e, que saiba, a SAAB se propoe em instalar um lab de softwares/avionicos no Brasil caso o Gripen seja escolhido. Usar COTS, e desenvolver capacidades… Read more »