Na sexta-feira (17/2) algumas mídias, tanto na Índia como fora dela, publicaram matérias questionando a forma como o candidato L1, a oferta de menor preço para o programa MMRCA (medium multi-role combat aircraft) da Força Aérea da Índia (IAF), foi escolhido.

Fontes no alto escalão do governo indiano revelaram que duas autoridades do Ministério da Defesa indiano questionaram os métodos adotados pelo comitê de negociação do contrato que definiram o Rafale como a oferta mais barata.

As duas autoridades observaram que certas suposições foram feitas sobre a proposta do Rafale para declará-la vencedora, mas ninguém havia validado. As autoridades inicialmente recusaram-se a assinar a ata da comissão. Posteriormente, eles assinaram o documento em 24 de janeiro, mas fizeram ressalvas por escrito.

O processo, após deixar o comitê de negociação, segue para o ministro da Defesa, que encaminha o mesmo para o ministro das Finanças. Uma vez que o Ministério das Finanças é quem vai avaliar a recomendação do Ministério da Defesa, as objeções escritas no documento podem criar  problemas.

As informações acima foram retiradas de dois artigos, um no DailyMail, do Reino Unido e outro do India Today, da Índia.

COLABOROU: DrCockroach

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Marcos

Pode ter sido a famosa mala.

Ivan

Manoj Joshi do India Today (New Delhi) tem escrito regularmente sobre o M-MRCA, e em 1º de fevereiro de 2012 terminou uma matéria com a seguinte frase: “The air force is making its bed, but it is the taxpayer of the country that has to sleep on it.” Algo mais ou menos assim: “A Força Aérea está fazendo sua cama, mas é o contribuinte do país que tem de dormir com ela.” Entendo perfeitamente os motivos que levam a IAF optar pelo Rafale, afinal eles possuem uma boa experiência recente com o Mirage 2000, precisam de uma aeronave pronta para… Read more »

Ivan
DrCockroach

Isto eh muito serio. Que nem todos concordem nas minutas nao eh algo extraordinario, embora nao seja confortavel uma minuta seguir adiante nestas condicoes. Mas quando trata-se de algo de cerca de 20 bilhoes de dolares eh um fantastico problema, especialmente quando tecnicos se recusam assinar sem registrarem a discordancia. Quem discordou dos pressupostos metodologicos que validariam a “vitoria” do Rafale em termos de valores ao longo do lifetime costs, tem nome e sobrenome e sao da area financeira, portanto sabem do riscado: 1) additional financial advisor and a joint secretary in the ministry Prem Kumar Kataria; 2) and finance… Read more »