Disputas de caças no fim do ano: a primeira o Poder Aéreo acertou…
…ao menos na escolha da foto!
–
No dia 15 de novembro, publicamos uma tradução de matéria da Aviation Week sobre a iminência da divulgação de resultados de algumas das mais importantes concorrências internacionais de caças. Para acessar, clique na imagem ao lado.
A matéria falava que resultados eram esperados, ainda antes do final de 2011, para as concorrências da Suíça (onde disputavam o Saab Gripen, o Dassault Rafale e o Eurofighter Typhoon), do Japão (competição entre Typhoon, Boeing F/A-18E/F e Lockheed Martin F-35), da Índia (Rafale e Typhoon) e dos Emirados Árabes Unidos (onde o Rafale antes corria sozinho mas passou a disputar a primazia com Typhoon, F/A-18E/F e Boeing F-15). Por coincidência, justamente no dia seguinte (16 de novembro) o príncipe da coroa de Abu Dhabi deu a famosa declaração sobre seu descontentamento com as condições oferecidas pela Dassault, o que pode adiar esse último processo.
Mas voltemos à matéria do dia 15 de novembro. Para cada parte do texto, havíamos escolhido para ilustrar a foto de um caça diferente, procurando mostrar a maioria dos caças citados e sem repetir candidatos a várias disputas, deixando pelo menos um representar cada competição. Por razões estéticas, também tínhamos selecionado fotos no arquivo que mostrassem os caças em ângulos frontais, parados ou taxiando, e as mais bonitas eram do Gripen, F-35, Rafale e Typhoon.
Como a parte inicial da matéria falava da concorrência suíça, escolhemos “aleatoriamente” um dos três “Eurocanards” concorrentes para ilustrar. No caso, foi o Gripen. E, por acaso, este acabou sendo anunciado como o escolhido!
Deve-se dar o desconto, de qualquer forma, que a foto era de um Gripen C, e não do demonstrador NG que representaria melhor a intenção da Suíça pelas novas versões E/F do caça sueco.
Mas e os outros? Será que os demais caças que usamos para ilustrar cada trecho da matéria terão a mesma “sorte” que o Gripen teve na concorrência suíça? Se o Poder Aéreo continuar “pé-quente” nos palpites que fez “sem querer” naquela matéria, então:
- O escolhido no Japão será o F-35.
- Na Índia, será o Rafale.
- Nos Emirados, será o Typhoon.
E você, o que acha dessa fortuita “seleção”? Dê o seu palpite de sorte sobre os resultados dessas disputas bilionárias.