Motor do Gripen é o mais seguro do mundo: ultrapassa as 150 mil horas de voo sem acidentes

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Segundo comunicado da Volvo Aero, as aeronaves Gripen já voaram um total de mais de 150.000 horas sem uma única falha ou incidente no motor. Esta é uma marca única entre as Forças Aéreas do mundo.

A equipe de testes da Saab manteve um estreito acompanhamento de cada hora de voo do Gripen, desde o seu voo inaugural. Monitoramento semelhante foi realizado pela Força Aérea Sueca e pelos clientes do Gripen na Hungria, República Checa, na Grã-Bretanha e na África do Sul.

Na Volvo Aero, a empresa pode orgulhosamente afirmar que as primeiras 150.000 horas de voo foram atingidas sem uma única falha de motor ou incidente. Este é o resultado de uma forma de trabalho muito concentrada e dinâmica, em estreita cooperação com a Administração de Material de Defesa sueca (FMV) e da Força Aérea Sueca.

“Acredito que este será um recorde difícil de bater em uma aeronave monomotor”, diz Rune Hyrefeldt, Gerente de Programa de Gerenciamento Militar da Volvo Aero.

O Gripen é movido pelo motor RM12, baseado na General Electric F404 e adaptado pela Volvo Aero e engenheiros da GE em 1980, para atender às exigências do Gripen. Desde então, a Volvo Aero tem trabalhado continuamente para reduzir o custo de propriedade e aumentar a segurança:

  • Entre outras coisas, a empresa desenvolveu um sistema de controle digital FADEC para o motor, que otimiza a operação, possibilita a redução do consumo de combustível e é usado para diagnóstico de falhas.
  • A Volvo Aero criou uma entrada de ar nova para o RM12, que levou à redução de custos e maior confiabilidade. Anteriormente, o motor precisava ser vistoriado a cada 50 horas de vôo. Agora, essa inspeção é realizada durante a manutenção de rotina.
  • A Volvo Aero também criou um novo tipo de detentor de chamas, que reduz significativamente os custos operacionais e aumenta a confiabilidade. O novo detentor não precisa ser substituído tão rapidamente quanto seu antecessor e pode ser trocado com muito mais rapidez e economia.
  • As primeiras 150.000 horas de voo com o RM12 mostraram que o motor atende com conforto à FMV e às exigências da Força Aérea Sueca, em termos de custo operacional, confiabilidade e capacidade operacional”, diz Rune Hyrefeldt.
  • A Volvo Aero assinou recentemente um contrato com a FMV  cobrindo a manutenção, fornecimento de peças de reposição e suporte ao produto na RM12 para o Gripen da Suécia, Hungria e República Checa. Um contrato de suporte do produto para o RM12 também foi assinado com a África do Sul, no Outono passado.

Sten Tolgfors, Ministro da Defesa sueco, vai visitar a Volvo Aero amanhã (23.03) para participar na celebração deste importante marco para o RM12.

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Roberto F Santana

Sempre que leio sobre esse motor, sinto saudades do F-20.

Antonio M

Era assim que eu imagianva TT.

MAs não agora, teria de ter iniciado quando iniciou a Embraer e nã poderia ter sido interronpido.

Não desenvolveram o motor do zero mas, o fabricam sob licensa e ainda aperfeiçoam.

Estaria bom demais.

Qto a lembrança do F20, se tal desenvolvimento fosse contínuio, houvessem verbas e laços mais fortes com os EUA, teriamos aproveitado a parceria que havia entre Northrop e Embraer quando fabricou partes do F5, e quem sabe teríamos conseguido fabricar o F20 por aqui.

JapaMan

Posso estar falando o maior absurdo do mundo! podem me criticar, mas não consigo entender, todo mundo consegue desenvolver seus motores, seus caças, (digo isso pois em muitos lugares como é o caso do irã, sabemos que não são os mais modernos mas são nacionais) e aqui não conseguimos? a china, o irã, suécia, coréia, índia, áfrica do sul, israel, porque aqui não conseguiríamos? temos capacidade, gente competente, acho que falta um pouco de vontade, tudo aqui sempre é mais devagar, nosso programa espacial é um exemplo bem claro disso, nosso sub-nuc, a mesma coisa, sei que não é fácil,… Read more »

Vader

JapaMan disse:
22 de março de 2011 às 23:31

Caro JapaMan, “não conseguimos” ou “não queremos”?

Me parece que a segunda seja mais acertada…

Sds.