Gripen supera as 130 mil horas de voo
A frota de caças Gripen já voou mais de 130 mil horas. Atualmente, os caças Gripen operam nas Forças Aéreas da República Tcheca, Hungria, África do Sul e Suécia, além da Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido (ETPS)
A Força Aérea Sueca é a maior operadora de Gripens e seu primeiro Esquadrão de Gripens foi inaugurado em 1997. A Força Aérea Tcheca recebeu seus caças Gripen C/D em 2005. Em seguida, foi a vez da Força Aérea Húngara, em 2006. As entregas à Força Aérea da África do Sul começaram em 2008 e continuam.
O número total de horas de voo inclui também os voos de teste, realizados pelo Departamento de Ensaios de Voo da Saab, localizado na cidade sueca de Linköping. Os caças Gripen C/D são constantemente desenvolvidos, recebendo novos equipamentos e software. Além disso, o Gripen NG Demonstrator também já foi submetido a voos de teste.
Primeiro Gripen C a registrar mais de 1.000 horas
A Força Aérea Sueca começou a operar caças Gripen C/D, em 2005. O Gripen de número 39210 foi o primeiro Gripen C a ultrapassar a marca de 1.000 horas de voo, no início deste mês. A aeronave é operada pela Ala F 17, baseada em Ronneby, e recebe manutenção da 171a Empresa de Manutenção de Aeronaves.
FONTE: Saab
he he, noticia ruim pro Rafale, noticia boa da Saab! que mundo maravilhoso esse nosso!
Comentário nada-a-ver: que foto bala! 🙂
[]s
É uma pena a SAAB ter oferecido a jaca sueca ao invés do maravilhoso C/D.
empresa de manutenção 171a ??? “171” hahaha 😉
Dói-me saber que esse ótimo vetor, barato de se operar, não será o escolhido.
Como dito, não há nada que venha a modificar a decisão do Lula.
RUIM PARA A FAB, BOM PARA O GOVERNO BRASILEIRO, ÓTIMO PARA A FRANÇA, PÉSSIMO PARA O BRASIL!
Olha Zé eu tenho as minhas dúvidas sobre o custo operacional do NG ser tão baixo quanto a SAAB divulga. Sem escala de produção, não tem milagre, com apenas 36 garantidos ele não ia ficar muito inferior ao Rafale.
É uma pena não utilizarmos o C/D que é um excelente aparelho e com uma escala de produção muito boa.
Disseram há algumas matérias atrás que o AESA no Gripen NG é sonho por alguns anos ainda…
Olhem isso:
“uma outra vitória da SAAB foi a do radar Selex AESA Vixen ser considerado para emprego no Eurofighter pelo consórcio fabricante do caça Typhoon. O radar Selex AESA Vixen é usado no Gripen NG.”
Fonte: Defesanet
Agora “jaca sueca” … ah, faz favor neh… que país no mundo todo, que pretende comprar apenas 36 caças, teve a oportunidade de participar do desenvolvimento completo de um caça? aprender como se faz na prática?
Pois é… mas não valorizamos isso…
Tbm acho que o preço divulgado pela SAAB não esta muito proximo da realidade, mas mesmo assim acho que deve ser menor que o do F18 e do Rafale.
Seria muito bom para a FAB. Ainda mais sendo barato de operar.
Mas, com relação as horas….boa marca.
Estes Gripens C/D são bons, tem uma boa escala de produção, e devem ter muito em comum com os NG.
Alguém sabe qual o custo de operação e de hora/voô deste caça??? o custo é muito diferente do futuro NG???
Acredito que, caso o NG seja realmente muito superior ao Gripen, tanto em performace quanto em custo operacional, poderiamos ter este último como Low da equação. Caso o NG ganhasse o FX2. Um dos poucos problema que vejo é o pouco alcance operacional do Gripen.
Seria esta uma boa ideia?
Saudações
RodrigoMF: Na Revista Força Aérea deste mês (60) há uma informação interessante quanto ao preço do Gripen: ele já foi concebido como tendo que ter PELO MENOS metade dos custos do SAAB Viggen, que substituiria. Todo o projeto, desde o princípio, foi pensado em termos de economia de custos. No final da linha de produção chegou a 40% do preço do Viggen. Por isso que se torna bastante provável que o NG atinja seus objetivos de custos: a SAAB tem “precedentes” pra usar o linguajar “Jobiniano”. Outra informação da RFA: o governo sueco comprometeu-se a adquirir 30 unidades do NG,… Read more »
O Gripen C/D tem um nro de produção substancialmente maior ao do Rafale, o qual foi atingido no início do projeto. Isto ajudou a trazer o custo operacional para baixo. Embora a SAAB não goste de falar isto, o Gripen que voa atualmente é o Demo que pouca coisa tem a ver com o NG final, principalmente no âmbito estrutural e eletrônico, que nem definido está ainda. Se você não tem de forma concreta nem o que vai usar no avião, como pode calcular o seu custo com exatidão? Se um dia o NG entrar em operação realmente ele terá… Read more »
Defesa Net disse: ““uma outra vitória da SAAB foi a do radar Selex AESA Vixen ser considerado para emprego no Eurofighter pelo consórcio fabricante do caça Typhoon. O radar Selex AESA Vixen é usado no Gripen NG.” Fonte: Defesanet” Amigos, acho que dizer que o citado radar É USADO NO GRIPEN NG” uma forçação de barra absurda. Há seis meses, ninguém tinha ouvido falar da utilização desse radar em avião de caça. A SAAB teve bloquado seu acesso à tecnologia israelense/americana da ELTA. E ainda dizem que há risco no AESA da Thales, que vem sido desenvolvido há uma década,… Read more »
“Amigos, acho que dizer que o citado radar É USADO NO GRIPEN NG” uma forçação de barra absurda.”
Somente reproduzi parte do texto como está na fonte, não o modifiquei… Concordo que houve um erro de escrita, mas se trocarmos uma pequena palavra, a frase fará todo os sentido…
Assim: “… O radar Selex AESA Vixen SERÁ usado no Gripen NG”…
Abraço…
Felipe.
Na propria RFA,fiz que o gripen quando ficou pornto e operacional,mostrou ter o custo 10% MENOR que o previsto.
alias a RFA atrasou mas esta muito boa,só não tive paciecia para ler a materia do Fx que ja cansou haha.
[]’s
“Fiz” = “Diz”
Eu não consigo ter saco para ler a RFA.
É muito chapa-branca pro meu gosto.
flaviodepaula
Vou repetir sua pergunta:
“”Alguém sabe qual o custo de operação e de hora/voô deste caça??? o custo é muito diferente do futuro NG??? “”
“Robson Br em 27 nov, 2009 às 19:30
flaviodepaula
Vou repetir sua pergunta:
“”Alguém sabe qual o custo de operação e de hora/voô deste caça??? o custo é muito diferente do futuro NG??? “””
O custo do Gripen C/D, para a Força Aérea Sueca, é de cerca de 3.000 DÓLARES por hora.
Estima-se que o custo para o Gripen NG será de cerca de 4.000 Dólares.