Nota da Saab sobre escolha do Gripen pela Suíça
–
Saab orgulha-se da escolha do Gripen pelo governo suíço
–
O governo suíço escolheu o Gripen como a próxima aeronave de caça multimissão da Força Aérea suíça.
A Saab está orgulhosa e feliz com a escolha do Gripen como a próxima aeronave de caça multimissão da Força Aérea da Suíça, levando-se em conta o fato de que o país é conhecido globalmente por possuir os mais altos padrões para aquisições e também por requerer tecnologias de ponta,
“A escolha da aeronave pela Suíça comprova que a Saab é líder de mercado na indústria de defesa e segurança, e que o Gripen é um caça de classe mundial, que oferece a melhor relação custo-benefício”, diz Håkan Buskhe, President da Saab.
O programa do Gripen criará uma parceria de longo prazo entre os dois países. A Saab assegura à Suíça cooperação industrial estratégica de longo prazo, que criará oportunidades de carreira em empregos de alta tecnologia, transferindo tecnologia e gerando exportações.
A Saab está pronta para iniciar as negociações e aguarda os próximos passos do processo.
O Gripen está em serviço na Suécia, República Tcheca, Hungria, África do Sul e na Força Aérea Real da Tailândia. A UK Empire Test Pilots’ School, ETPS (Escola Real de Pilotos de Teste do Reino Unido) opera o Gripen como sua plataforma avançada de jato rápido para pilotos de teste em todo o mundo. A Saab está entregando programas de cooperação industrial de sucesso também para a República Tcheca, Hungria e África do Sul.
FONTE/ FOTO: Saab
Embora haja dúvidas sobre qual versão do Gripen será adquirida, me parece muito mais lógico que seja a NG seja pela motorização, seja pela tecnologia a ser desenvolvida, o que interessa aos suícos. Assim, só posso parabenizar a SAAB e os suecos, que encontraram nos suíços os parceiros ideais para o desenvolvimento do aparelho: sérios, educados, compromissados. Sempre disse: coitados dos suecos em acreditar que o governo brasileiro pode ser um parceiro para o desenvolvimento de qualquer coisa. Felizmente, a SAAB encontrou um parceiro crível. Quanto a nós, pelo menos teremos cinquenta f-5 tinindo de novos para comprarmos. Com a… Read more »
Parabéns à Suécia. Uma nação séria e de gente capaz, sem delírios ufanisas de “potência”, que sabe muito bem de suas necessidades e limitações, e que desenvolveu, através da SAAB, um caça capaz de fazer frente a qualquer um de sua geração a um preço justo. Com efeito, o Projeto Gripen é o mais bem sucedido da indústria bélica sueca em todos os tempos. Tem se tornado um campeão de vendas, tomando com facilidade jamais esperada o mercado bisonhamente abandonado pela naufragada Dassault, a saber, o de caças monoturbinados. Com a notícia as ações da SAAB subiram só hoje mais… Read more »
A idéia do programa FX-2 era de que o caça escolhido seria produzido no Brasil e vendido com exclusividade em toda a América do Sul por nós. A SAAB foi além e propôs que o Brasil seria o produtor mundial do Gripen. Ou seja: a demora da decisão do Governo brasileiro já resultou no primeiro prejuízo para o país, uma vez que a Suíça receberá o Gripen direto da Suécia. Parabéns, Molusco! Parabéns Dilma!