Os F-5N Tiger II do VFC-111 ‘Sundowners’
Alexandre Galante
A revista Air Forces Monthly de outubro de 2011 trouxe uma matéria muito interessante sobre o esquadrão adversário da US Navy VFC-111 “Sundowners”, responsável por treinar os aviadores navais americanos nas táticas de combate aéreo.
O VFC-111 é equipado com 17 jatos F-5N e um F-5F, que simulam ameaças, táticas e sistemas de armas inimigos. Esses F-5N (N de Naval) são F-5Es que foram comprados usados da Suíça, em ótimas condições de voo.
A matéria destaca as qualidades do F-5 como adversário, entre as quais a pequena seção reta radar (RCS) e pequeno tamanho, que tornam o avião difícil de detectar no radar e no visual. Por causa da camuflagem, o F-5 funde-se com a paisagem e os pilotos adversários tem que ter atenção redobrada para não se chocarem no ar durantes os “merges”.
Os F-5N enfrentam os F/A-18C/D Hornet e F/A-18E/F Super Hornet normalmente com vantagem numérica, para dar muito trabalho aos novos pilotos navais. E na maioria das vezes, eles vencem.
Os combates começam com 1×1, depois 2×1 (dois Hornets contra um F-5N), 2×6 e finalmente um grupo de 4 Hornets contra o máximo de F-5N que conseguem colocar no ar de uma só vez.
O comandante Joe “Monty” McMonigle, imediato do VFC-111, com mais de 3.000h de voo, destaca a simplicidade de manutenção do F-5, alta disponibilidade e alta manobrabilidade. Mas também reclama da falta de uma razão empuxo/peso decente.
Os pilotos navais aprendem a lutar contra o F-5, pois ele é um caça muito usado ainda por vários países.
Os F-5N receberam um sistema de navegação inercial Litton LN-260 e agora estão estudando uma modernização que poderá dar ao F-5N capacidade BVR, um novo radar, novo RWR, capacete JHMCS e o míssil AIM-9X com capacidade “off-boresight”. Mas essas modernizações vão depender de dinheiro disponível. Os F-5N devem ser mantidos em operação até 2020/25.
“…destaca a simplicidade de manutenção do F-5, alta disponibilidade e alta manobrabilidade.”
[sarcasm on]Parece a descrição de um avião comunista. Não é a toa que a Northrop nunca mais ganhou uma concorrência de caças para a USAF. Eles que vendam seu lixo comunista para outros países. Esses defeitos não tem lugar na USAF[sarcasm off]
Na modernização só faltava mesmo uma remotorização/requalificação de turbinas ….
“Os F-5N devem ser mantidos em operação até 2020/25.” Que o diga a FAB…
Clésio Luiz disse:
13 de novembro de 2011 às 16:43
Errrr… Clésio, na hora do “pega-pra-capar” simplicidade de manutenção, alta disponibilidade e alta manobrabilidade são importantes. Ter apenas isso pode não ser o suficiente, mas estão longe de ser características apenas de aviões “comunistas”…
E sempre é bom lembrar que a Northrop , após o F-5, “só” construiu o B-2 Spirit, o avião mais caro de toda a história (e que provavelmente continuará a deter tal marca por muito tempo)…
Sds.
ÔÔÔÔÔba!!!!!!! Em 2026 a FAB terá mais 17 caças novos……os F-5N…
@Vader
Com certeza, existem muitos aspectos importantes que fazem diferença, como eletrônica e alcance/carga paga.
A USAF está acostumada a pagar o que é necessário para obter a capacidades que ela deseja. Poder de fogo, desempenho, agilidade eletrônica sofisticada, tudo isso operando a longas distâncias da base só é possível as custas de muito dinheiro. Mas parece que eles estão tentando a algum tempo por um freio no aumento de custos de ter essas capacidades. Desde o projeto do F-15 custos e manutenção são coisas que eles tentam manter baixos.
Para os mais aficcionados e que não têm tempo, ou competência artesanal (não tenho ambos) para reproduzí-lo em papel ou outro material manualmente modelável, há no mercado uma réplica em escala 1:72 do F5-N que figura neste post, nas lendárias cores do sol raiado na deriva, típico do não menos lendário esquadrão de caça da USN “Sundowners, antes VF 111, outrora equipado com Phantoms e Tomcats, hoje VFC 111, este idêntico apenas na insígnia e chamada rádio pois é outro esquadrão, não segue a linhagem de seu antecessor visual, ao menos é assim que a USN (não) o reconhece… Dados… Read more »