Os F-5N Tiger II do VFC-111 ‘Sundowners’

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Alexandre Galante

A revista Air Forces Monthly de outubro de 2011 trouxe uma matéria muito interessante sobre o esquadrão adversário da US Navy VFC-111 “Sundowners”, responsável por treinar os aviadores navais americanos nas táticas de combate aéreo.

O VFC-111 é equipado com 17 jatos F-5N e um F-5F, que simulam ameaças, táticas e sistemas de armas inimigos. Esses F-5N (N de Naval) são F-5Es que foram comprados usados da Suíça, em ótimas condições de voo.

A matéria destaca as qualidades do F-5 como adversário, entre as quais a pequena seção reta radar (RCS) e pequeno tamanho, que tornam o avião difícil de detectar no radar e no visual. Por causa da camuflagem, o F-5 funde-se com a paisagem e os pilotos adversários tem que ter atenção redobrada para não se chocarem no ar durantes os “merges”.

Os F-5N enfrentam os F/A-18C/D Hornet e F/A-18E/F Super Hornet normalmente com vantagem numérica, para dar muito trabalho aos novos pilotos navais. E na maioria das vezes, eles vencem.

Os combates começam com 1×1, depois 2×1 (dois Hornets contra um F-5N), 2×6 e finalmente um grupo de 4 Hornets contra o máximo de F-5N que conseguem colocar no ar de uma só vez.

O comandante Joe “Monty” McMonigle, imediato do VFC-111, com mais de 3.000h de voo, destaca a simplicidade de manutenção do F-5, alta disponibilidade e alta manobrabilidade. Mas também reclama da falta de uma razão empuxo/peso decente.

Os pilotos navais aprendem a lutar contra o F-5, pois ele é um caça muito usado ainda por vários países.

Os F-5N receberam um sistema de navegação inercial Litton LN-260 e agora estão estudando uma modernização que poderá dar ao F-5N capacidade BVR, um novo radar, novo RWR, capacete JHMCS e o míssil AIM-9X com capacidade “off-boresight”. Mas essas modernizações vão depender de dinheiro disponível. Os F-5N devem ser mantidos em operação até 2020/25.

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