Voou o primeiro P-8A Poseidon
A Boeing confirmou que o primeiro protótipo do P-8A Poseidon (chamado de T-1) da US Navy voou pela primeira vez no Sábado passado, a partir das instalações de Renton, estado de Washington. O voo do “Papa Eight Experimental” durou três horas e 31 minutos.
O P-8A é a versão militar do 737-800 com várias modificações. As asas são baseadas na versão 737-900 e incorporam pontos para a instalação de mísseis. A US Navy espera contar com 108 P-8A a partir do ano fiscal de 2013. Eles substituirão os 220 P-3C Orion atualmente em serviço. O sistema de vigilância marítima será complementado com 68 UAVs do tipo RQ-4N.
Em janeiro deste ano a Índia escolheu o P-8 para substituir sua frota de Tu-142, tornando-se o primeiro cliente externo da aeronave.
FONTE/FOTO do alto: Boeing
NOTA DO BLOG: A Boeing tem dois protótipos do P-8A. O outro que ainda não voou, já está pintado com as cores da US Navy e pode ser visto na foto abaixo.
“…sua frota de Tu-146,…”
Não seria, Tu-142???
E a Austrália tb está interessada nesse MPA.
Maurício, grato pelo aviso. O erro de digitação já foi corrigido.
Este também deverá ser um dos projetos que deverão sofrer atasos pelo governo Obama.
Os indianos devem cancelar o contrato dos p-8 deles, por causa da negação dos eua em vender a turbina náutica lm 2500.
Belo projeto. Isto me faz pensar se não seria interessante uma versão da Embraer baseada no EMB 195 ou no futuro EMB 390. Teríamos um ótimo mercado a explorar, levando-se em conta a inexistência de um substituto para os P-3. Mas para isto só falta mesmo o Brasil fechar de fato algum contrato com a Embraer para viabilizar qualquer um desses projetos.
Rodrigo,
li semana passada que as turbinas já foram liberadas, houve alguma mudança, pois nao fiquei sabendo de mais nada depois disso.
abraços
que pobreza 108 só??? 😉
É fogo … os caras vão ter 4 vezes mais P-8 do que nós teremos “caças” no FX-2 para “defender” do Brasil …
Bonita a cor do avião, hein, Fernandinho?!!! E os detalhes em amarelo nas asas, então? Show!!!
Este é outro que não faria feio na Marques de Sapucaí!
Será que o Joãozinho Trinta, depois que se aposentou do Carnaval do Rio, arrumou uns “bicos” na aviação militar mundial? Tô achando que sim…vai saber, né?…hehehe
abraços a todos
Em tempo: mas com o cinza médio da USAF (na segunda foto) já fica outra coisa…
E os P-99 da embraer? Pelo o que diz o site da empresa, é um excelente avião!!
Zorann,
eu tambem sou muito a favor de um patrulha baseado no emb-195. Seria um filao.
O que joga contra o p-99 e a baixa autonomia.
“…não seria interessante uma versão da Embraer baseada no EMB 195 ou no futuro EMB 390. Teríamos um ótimo mercado a explorar, levando-se em conta a inexistência de um substituto para os P-3.” Possíveis projetos de substitutos p/ o P-3 Orion/: Projeto europeu baseado nos Airbus A-319/20/21, chegou a ser oferecido ao Canadá, que preferiu reformar seus CP-140 Aurora. Há ou havia tb um projeto local canadense, baseado no Challenger CL-601. Tem o projeto japones, talvez o + radical de tdos pois implicou no desenvolvímento de um design especifico e que deverá inclusive fazer o caminho inverso ao do P-3;… Read more »
É…
Vai sobrar P-3’s para muitas Forças Aéres…
Olá senhores! Eu também sou um defensor do desenvolvimento do E-195 na versão de patrulha, esclarecimento, ataque de superfície e ataque submarino! Sinceramente se realmente adotarmos a vigilância anti-submarino por satélite o P-99 estaria de ótimo tamanho como complemento! Gostaria de alertar aos senhores que se entusiasmaram com os P-3 que serão retirados! Realmente esses P-3 da US Navy possuem uma avançada aviônica, mas estão com a fuselagem comprometida. Inclusive o programa P-8 foi acelerado para sanar esse grave problema que está deixando os Orions indisponíveis!
Se eu fosse vocês não subestimaria a “panela velha” do P3AM.Tem tanta “comida boa” dentro quanto o Poseidon!
Zorann, li tb que a Embraer vai preparar uma versão patrulha do ERJ-195, talves com maior autonomia e capacidade REVO, ou do C-390 para substituir os P-3AM lá na frente.
“Realmente esses P-3 da US Navy possuem uma avançada aviônica, mas estão com a fuselagem comprometida.”
Há em curso vários programas de recuperação de células de P-3, nos EUS, Canadá, Noruega e Espanha, c/ peças da cauda e asas novas.
Não foi esse projeto aí que enterrou as pretensões da EMBRAER em entrar no mercado de patrulhas para os EUA?
De qualquer modo… 108!!!!
Outro aspecto interessante: O P3 ainda em operação, uma aeronave com quase 50 anos de carreira!
“…sua frota de Tu-146,…”
Não seria, Tu-142???
E a Austrália tb está interessada nesse MPA.
Maurício, grato pelo aviso. O erro de digitação já foi corrigido.
Este também deverá ser um dos projetos que deverão sofrer atasos pelo governo Obama.
Os indianos devem cancelar o contrato dos p-8 deles, por causa da negação dos eua em vender a turbina náutica lm 2500.
Belo projeto. Isto me faz pensar se não seria interessante uma versão da Embraer baseada no EMB 195 ou no futuro EMB 390. Teríamos um ótimo mercado a explorar, levando-se em conta a inexistência de um substituto para os P-3. Mas para isto só falta mesmo o Brasil fechar de fato algum contrato com a Embraer para viabilizar qualquer um desses projetos.
Rodrigo,
li semana passada que as turbinas já foram liberadas, houve alguma mudança, pois nao fiquei sabendo de mais nada depois disso.
abraços
que pobreza 108 só??? 😉
É fogo … os caras vão ter 4 vezes mais P-8 do que nós teremos “caças” no FX-2 para “defender” do Brasil …
Bonita a cor do avião, hein, Fernandinho?!!! E os detalhes em amarelo nas asas, então? Show!!!
Este é outro que não faria feio na Marques de Sapucaí!
Será que o Joãozinho Trinta, depois que se aposentou do Carnaval do Rio, arrumou uns “bicos” na aviação militar mundial? Tô achando que sim…vai saber, né?…hehehe
abraços a todos
Em tempo: mas com o cinza médio da USAF (na segunda foto) já fica outra coisa…
E os P-99 da embraer? Pelo o que diz o site da empresa, é um excelente avião!!
Zorann,
eu tambem sou muito a favor de um patrulha baseado no emb-195. Seria um filao.
O que joga contra o p-99 e a baixa autonomia.
“…não seria interessante uma versão da Embraer baseada no EMB 195 ou no futuro EMB 390. Teríamos um ótimo mercado a explorar, levando-se em conta a inexistência de um substituto para os P-3.” Possíveis projetos de substitutos p/ o P-3 Orion/: Projeto europeu baseado nos Airbus A-319/20/21, chegou a ser oferecido ao Canadá, que preferiu reformar seus CP-140 Aurora. Há ou havia tb um projeto local canadense, baseado no Challenger CL-601. Tem o projeto japones, talvez o + radical de tdos pois implicou no desenvolvímento de um design especifico e que deverá inclusive fazer o caminho inverso ao do P-3;… Read more »
É…
Vai sobrar P-3’s para muitas Forças Aéres…
Olá senhores! Eu também sou um defensor do desenvolvimento do E-195 na versão de patrulha, esclarecimento, ataque de superfície e ataque submarino! Sinceramente se realmente adotarmos a vigilância anti-submarino por satélite o P-99 estaria de ótimo tamanho como complemento! Gostaria de alertar aos senhores que se entusiasmaram com os P-3 que serão retirados! Realmente esses P-3 da US Navy possuem uma avançada aviônica, mas estão com a fuselagem comprometida. Inclusive o programa P-8 foi acelerado para sanar esse grave problema que está deixando os Orions indisponíveis!
Se eu fosse vocês não subestimaria a “panela velha” do P3AM.Tem tanta “comida boa” dentro quanto o Poseidon!
Zorann, li tb que a Embraer vai preparar uma versão patrulha do ERJ-195, talves com maior autonomia e capacidade REVO, ou do C-390 para substituir os P-3AM lá na frente.
“Realmente esses P-3 da US Navy possuem uma avançada aviônica, mas estão com a fuselagem comprometida.”
Há em curso vários programas de recuperação de células de P-3, nos EUS, Canadá, Noruega e Espanha, c/ peças da cauda e asas novas.
Não foi esse projeto aí que enterrou as pretensões da EMBRAER em entrar no mercado de patrulhas para os EUA?
De qualquer modo… 108!!!!
Outro aspecto interessante: O P3 ainda em operação, uma aeronave com quase 50 anos de carreira!