Quem foi ao Campo de Marte neste Domingo Aéreo 2008, em São Paulo, pode não ter visto os F-5 “Mike”  fazendo suas ruidosas e eletrizantes passagens em alta velocidade – desta vez o tempo fechado não permitiu esta exibição, e mesmo a Esquadrilha da Fumaça (EDA – Esquadrão de Demonstração Aérea) precisou fazer uma apresentação bastante reduzida. Mas muita gente que entrou no hangar de onde são feitas as grandes revisões dos F-5 pôde ver quatro “Mikes” em diferentes etapas do processo.

Dois aviões estavam iniciando suas revisões, um recém-chegado (4860), ainda por desmontar, e outro no fundo do hangar, já desmontado. Outros dois (4861 e 4826) já estavam terminando a montagem, com previsão de entrega aos esquadrões até o final do ano. Em média, todo o processo leva 11 meses.

No fundo do hangar, foi possível ver alguns dos F-5 E/F comprados da Jordânia. Segundo conversas informais com o pessoal do PAMA-SP, os três exemplares que já chegaram têm relativamente poucas horas de vôo e  seus motores, durante os testes realizados nas últimas semanas, mostraram estar em boas condições. Mais exemplares do mesmo lote devem chegar até o final do ano.

Outra presença a destacar no Domingo Aéreo deste ano foi um C-105 Amazonas, em exposição estática. Quanto ao seu antecessor, o C-115 Búfalo, vários estavam estocados aguardando seus destinos e dois foram abertos à visitação, com grande procura por parte do público. Vale lembrar que o PAMA-SP é a organização da FAB responsável pelo apoio aos C-115, o que inclui todos os processos relativos à sua desativação.

Fotos: Nunão

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments