NPO Saturn revela causa do ‘flame-out’ no motor do PAK-FA
Segundo o fabricante russo da turbina do caça PAK FA, uma avaria no sistema automático de controle de vôo foi a causa do “flame-out” do motor direito do caça durante o MAKS Air Show.
Em declarações à imprensa russa dois dias após o incidente, o diretor-geral da NPO Saturn Ilya Fedorov reconheceu que o motor direito “sofreu um surto”.
A longa chama brilhante foi vista na saída do motor quando o caça estava no meio da sua corrida de decolagem no aeródromo Ramenskoye, em 21 de agosto. De acordo com Fedorov, isso ocorreu devido a um sensor com defeito que começou a alimentar com “dados errados” o sistema de controle do avião.
Ele agradeceu ao piloto de testes da Sukhoi, Sergei Bogdan, por sua pronta reação ao mau funcionamento do motor. “Foi um teste para a nova máquina. Durante os ensaios de voo em qualquer aeronave nova – e este avião está passando por testes de voo – disfunções como esta não são apenas possíveis, mas mesmo obrigatórias” disse Fedorov.
“O motor não falhou – na verdade, a entrada de dados errados causou o surto. Esta não foi uma falha de motor, mas a entrada de dados errados causada por um mau funcionamento do sensor de alimentação de dados para o sistema de controle de voo. Depois do que aconteceu, o motor foi verificado e o sensor com defeito foi substituído por um bom. Hoje, não há nenhum problema com este motor.”
FONTE: Flight International/Vladimir Karnozov
Só a título de curiosidade: Um amigo vai começar a voar Kamov para uma empresa particular na Amazônia. Ele disse que depois de 2.800h eles JOGAM O MOTOR NO LIXO e mandam vir outro da Rússia. Segundo o mecânico ucrâniano responsável pela manutenção “é assim que se faz na Rússia”.
Já não é a primeira vez que ouço falar nisso, mas não sei se é lenda urbana ou verdade.
Os modelos antigos de aeronaves soviéticas tinham essa característica de manutenção. Dizem que é para manter as fábricas prontas para funcionar ao máximo em caso de guerra. Como a economia da URSS não era capitalista, funcionou por um tempo, até eles quebrarem no final dos anos 80.
Hummmm… sei…
Se fosse um F-35 seria tratado de lixo pra baixo…
Como é russo…
Caro Clésio,
Obrigado pela informação. Ainda que eu ache uma “idéia de girico” dos camaradas de Moscou, essa é uma boa explicação. Enfim, nunca precisei voar em nada Made in URSS e portanto pra mim tanto faz.