Alenia Aermacchi M-346 recebe certificado do Ministério da Defesa italiano
A Alenia Aermacchi, uma empresa do setor aeronáutico Finmeccanica liderada por Alenia Aeronautica, recebeu o certificado de tipo militar para a sua nova geração de aeronaves de treinamento M-346.
Esta certificação é um requisito fundamental para todas as aeronaves a serem operadas em um ambiente militar. A Direção-Geral de Armamento Aeronáutico do Ministério da Defesa emitiu o certificado para a Alenia Aermacchi, em Roma, em 20 de junho de 2011.
O processo de certificação e aeronavegabilidade permanente foi realizado pela DGAA, em conformidade com os privilégios concedidos à Alenia Aermacchi com a certificação DOMA (Design Organization Military Approval), emitida em abril de 2009.
Para completar o processo de certificação do programa M-346, foram feitos 180 voos nos últimos cinco meses, com uma duração total de 200 horas, durante as quais mais de 3.300 pontos de teste foram concluídos. A Força Aérea Italiana começará nas próximas semanas o processo de aceitação para as primeiras duas aeronaves de série, que designou T-346A.
Este projeto Italiano (M-346), seu irmão russo (Yak-130), o projeto chinese (L-15) além do sul coreano (KAI T-50) ditam uma tendência de aeronaves de grande desempenho para treinamento avançado de pilotos. Se somarmos aos T-38 Talon na USAF que não são aviões novos, mas que tem um grande desempenho (para um treinador), fica a nítida visão de que algumas forças aéreas não estão convencidas de que a transição de um turbohelice ou avião a jato de menor desempenho para um caça de ultima geração, seja a melhor coisa a ser feita. Não existe uma formula única para treinamento de pilotos… Read more »
Sempre achei interessante a idéia de treinadores avançados com capacidade de combate uma boa coisa para qualquer força aérea.
Interessante a enorme cabine desses aviões, deve ser uma visibilidade e tanto.
Sobre estes treinadores avançados, tem um vídeo de um rasante feito por um FMA IA 63 Pampa que é impressionante:
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/o-voo-rasante-mais-louco-que-ja-vi/
A única coisa que falta ao avião dos “hermanos” é capacidade supersônica. Senão, ia ser um concorrente para estes treinadores avançados comentados aqui.
Ou não?
Não vejo a possibilidade destes treinadores pintarem por aqui no Brasil, espero estar errado, mas os T27 vão continuar por muitos anos. Seria uma pena não termos esses treinadores avançados.
Abs.
Darkman,
A eventual função de treinadores a jato M-346 seria bem diferente da desempenhada pelos T-27.
Na verdade, seriam para uma fase de treinamento entre a que é executada pelo A-29 (o qual já vem depois do T-27) e a chegada do piloto a um esquadrão de jatos de primeira linha.
Digitando M-346 no campo busca, você vai encontrar diversas matérias anteriores sobre o jato, com centenas de comentários tratando sobre suas possibilidades, ou não, de emprego na FAB (além de outros modelos).
Saudações!
Valeu Nunão !!!
Abs.