2.000 libras sobre a Líbia: RAF vai empregar a Enhanced Paveway III

14

Após empregar  bombas Enhanced Paveway de 1.000 libras em alvos sobre a Líbia (veja matéria anterior a esta), a RAF deverá utilizar as Enhanced Paveway III de 2,000 libras (907 kg), conhecidas como “destruidoras de bunkers”. O objetivo, segundo reportagem do jornal britânico Daily Mail, é destruir os principais centros de comando do Coronel Gaddafi.

As bombas, guiadas a laser, têm a capacidade de atravessar concreto reforçado, e deverão ser empregadas nos próximos dias pelos jatos Typhoon e Tornado da RAF (Força Aérea Real Britânica) que decolam a partir da base da OTAN em Gioia del Colle, na Itália.

Ainda segundo o jornal, bombas dessa família foram utilizadas na invasão do Iraque, em 2003, e têm precisão suficiente para serem apontadas para entradas de ventilação, em prédios que estejam a distâncias de dez milhas.

FONTE: Daily Mail (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

NOTA DO EDITOR: para ver uma breve apresentação da fabricante Raytheon sobre esse armamento, em inglês, clique aqui para acessar arquivo em pdf.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

Sem querer ser chato e preciosista, mas a última foto é de uma GBU-28 de 5000 libras, só transportável pelo F-15E e por bombardeiros.

joseboscojr

Nunão,
Juro que não havia visto o link e nem prestei atenção quando e se passei o mouse sobre a foto.
Acho que além de chato e preciosista fui redundante. rsrss
Um abraço.

Clésio Luiz

Como será que o Typhoon vai levar essa bomba de 907 kilos? Os únicos suportes apropriados são aqueles onde são transportados os tanques de combustível. E o pod designador só foi visto sendo transportado pelo cabide central, onde normalmente vai um tanque de combustível.

joseboscojr

Clésão,
comment image

joseboscojr

Vermelho é o canhão e cinza na linha central é o pod designador.
Com certeza, pelo menos dois pylones por asa teriam capacidade de 2000 libras +, ficando 1 para tanque de combustível e outro para uma bomba de 2000 lb.
O pylone mais externo para arma ar-solo, mais próximo da ponta da asa, deve ser somente para 1000 lb.
Claro, não me refiro ao pylone do ASRAAM.

Clésio Luiz

Com certeza, quer dizer que você não tem certeza, não é 🙂 É que eu não consigo achar um gráfico com informações sobre a carga que pode ser transportada nesses suportes. Eu tenho duas imagens de raio-x do Typhoon e em nenhuma delas consta os valores. E também nunca vi bombas ou qualquer outra carga maior que 1000 lbs sendo transportadas nos pilones que não sejam os de tanque de combustível.

joseboscojr

“Com certeza” quer dizer que tenho certeza sim.
Há várias fotos de um tanque e um míssil Storm Shadow em cada asa.
Cada Storm Shadow pesa quase 3000 lb e cada tanque pesa 2000 lb pelo menos.
Teoricamente ele pode levar até 5 Storm Shadon.
Eu não tinha certeza era sobre a capacidade dos pilones mais externos para armas ar-sup.
http://typhoon.starstreak.net/Eurofighter/weapons.html

Clésio Luiz

O site que vc linkou não está abrindo aqui, e no cache do Google só o texto abre. Mas sobre o Storm Shadow, eu vi foto, como essa aqui:
comment image
nos pilones dos tanques. Se for no pilone interno, colidiria com o trem de pouso.

Veja que eu não estou duvidando por pirraça, mas é que até agora não vi foto mostrando essas cargas pesadas em pilones que não sejam os “molhados”. E olha que faz mais de hora que eu estou procurando no Google.

Clésio Luiz

Aproveitando o momento, como são ruins os sites dos fabricantes. Não tem nada lá que não sejam informações básicas.

Clésio Luiz

Agora abriu o site, mas não é oficial e só tem desenhos 🙂

joseboscojr

Clésio,
Também não encontrei. Jurava já ter visto o Typhoon com 2 Storm Shadow e 2 tanques.
Vou continuar procurando quando tiver mais tempo e caso ache eu coloco aqui.

Clésio Luiz

Eu acredito que se for para transportar o SS, seria nos suportes mais externos ao tanques de asa. Além de comprido (5,1m), ele é muito pesado, com 1.230kg. Isso dá 2.460kg à frente do centro de gravidade (e do trem de pouso) da aeronave. Seria difícil ele sair do chão desse jeito. Nem o Phantom, que tem suportes em posição semelhante, leva tanto peso nesses suportes.