Caças Gripen decolaram para sua primeira missão
Aeronaves de caça Gripen da Força Aérea Sueca decolaram da Sicília para sua primeira missão da NATO sobre a Líbia, segundo informações do jornal Skanskan.se.
FOTO DO ALTO: AP
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ATUALIZAÇÃO (7/4/2011-18h30)
Segundo informe divulgado às 21h14 (hora local da Suécia) no site das Forças Armadas Suecas, a primeira missão do Gripen na operação da OTAN na Líbia foi concluída nesta quinta-feira. Segundo o informe, a missão foi realizada de acordo com o planejado, com início às 18h43. Esse primeiro voo, de 30 minutos, foi realizado por duas aeronaves. Espera-se que nesta sexta-feira todo o pessoal e equipamento estejam na base de Sigonella, na Sicília, o que também inclui mobiliário de escritório e equipamentos de cozinha.
Segundo o informe, foram atribuídos aos suecos um espaço de hangar vazio e escritórios também vazios, e tudo teve que partir do zero em Sigonella. A decisão de que essa seria a base para os suecos chegou no sábado, 2 de abril. Enquanto aeronaves, pessoal e equipamentos eram enviados para a Sicília, iniciou-se o reconhecimento do local. Ainda segundo o informe, foi impossível saber o que poderia já estar disponível na base e o que precisaria ser comprado.
FONTE / FOTO DE BAIXO: Forças Armadas da Suécia
NOTA DO EDITOR DA ATUALIZAÇÃO: as duas explicações do site da Forças Armadas da Suécia publicadas aqui, afirmando que não foi possível resolver todos os detalhes a tempo, parece mostrar que o problema divulgado sobre a questão do combustível inadequado gerou considerável repercussão na Suécia.
Acompanhando jornais suecos, pudemos nos informar que foi realizada uma entrevista coletiva, que tratou desse e de outros assuntos, pelo comandante da força sueca. Um dos jornais que noticiou assuntos sobre a coletiva, o Expressen, informou que a força sueca levou bombas de precisão para a Sicília, corrigindo informação anterior de que eles só levariam mísseis ar-ar (clique aqui para ver a notícia, em sueco).
Sobre esse último informe: o tempo curto da missão (30 minutos), conforme divulgado acima, parece indicar apenas um voo de familiarização – o jornal sueco The Local já havia adiantado que os primeiros voos teriam essa função. No link já disponibilizado mais acima, do Expressen, também é dito que aguardava-se a resolução do problema do combustível para que os primeiros voos “de testes” pudessem ser realizados. Aguardava-se também a primeira atribuição de missão pela OTAN. As informações são de que uma missão é atribuída com 24 horas de antecedência, então voos operacionais sobre a Líbia só ocorreriam, provavelmente, no final de semana.
Mas a foto logo acima, que acompanha o informe desta atualização, parece mostrar uma aeronave preparada para um voo de longa duração, com três tanques externos e quatro mísseis ar-ar (e a presença de mísseis nas estações de armas são a principal diferença em relação à foto da AP, no alto, provavelmente tirada na ocasião do voo de traslado da Suécia para a Sicília). Evidentemente, pode-se fazer várias conjecturas sobre a foto e o conteúdo do informe, o que inclui a crítica à talvez pobre tradução feita pelo autor desta atualização (Nunão), pouco habituado ao idioma sueco. Para acessar o informe original das Forças Armadas Suecas (que, não custa reforçar, está em sueco) clique aqui.
Devem ter comprado combustível Jet A1 no cartão de crédito corporativo da Flygvapnet ou da Otan… 🙂
Sds,
Ivan.
Heheh, boa Ivan!
Total dependência logística dos Estados Unidos!!!!!
Anderson, A rigor é uma total dependência logística da Otan. O Gripen Battle Group Nordic, quando em deslocamento internacional para missões previstas pela ONU, fica sujeito às condições de quem o recebe, no caso em tela a Otan. Assim sendo, o erro logístico teria sido da Otan, que designou um esquadrão de caça baseado em terra para uma base aeronaval sem providenciar combustível adequado. Entretanto a responsabilidade do Estado Maior do GBGN sueco não pode ser minimizada, pois, no meu entendimento, deveria ter checado tudo antes da partida, principalmente o combustível. Confiar é bom, conferir é melhor… Como o Gripen… Read more »
Pessoal
Vamos parar com essa confusão.
Todos os aviões a jato de todas as forças aéreas usam o mesmo combustível (salvo raras exceções como o SR-71 o TR-1, etc) e o Gripen não é diferente.
A diferença está nos caças que operam embarcados. E neste caso não escapa ninguém. Nem francês nem americano, nem brasileiro.
É por essas e por outras que eu acredito que tanto os Growler como os Rafales da Aeronavale estão operando com buddy-buddy e os KC-135 servem todos os demais aviões (Tornados, F-15, Rafale, Eurofighter, F-16, etc)
Olá,
Veja o pesado armamento que carregou!!!! ehehehehe…..
Abraços,
Desde que a OTAN assumiu a confusao continua. Novamente acertaram os rebeldes, mas a OTAN nao confirma que foram eles e tb nao pede desculpas pois a “situacao estah dinamica e a missao eh proteger a pop. civil”. As “entre-linhas” da missao sempre foi de atingir as tropas do Kadaffi, mas quando algo sai errado eh p/ proteger os civis, nao um erro… Sugestao: os rebeldes deveriam se movimentar do Leste p/ Oeste mas com todos os veiculos em marcha-reh, assim resolve o problema da OTAN e da confusao no chao 8) Este video mostra um dos ataques aos rebeldes,… Read more »
Sobre o video acima: – A agencia de noticia que postou diz que foi do ataque de ontem. Se realmente foi, ficarah muito constrangedor a “licao de moral” que o Almirante Harding (Britanico?) deu ao afirmar que a OTAN nao toma partido e ataca quem colocar a vida dos civis em risco e , portanto, nao pede desculpas. Os rebeldes, segundo os reporteres, nao avancam sobre Brega (onde tem civis), mas estavam mais proximos de Ajdabiya fazendo a linha de defesa. Se o video se confirmar, eh melhor o comandante da OTAN ser mais moderado nas palavras. Eh a era… Read more »