‘Flexibilidade é a chave para o poder aéreo’: T-38 completa 50 anos de serviço

4

Nesta última quinta-feira, 17 de março, a Força Aérea dos EUA (USAF) comemorou os 50 anos de serviço do jato supersônico de treinamento T-38 Talon, em cerimônia realizada na Base Aérea de Randolph, no Texas.

A entrada em serviço do jato foi em março de 1961. Em abril de 2009, já haviam sido comemorados os 50 anos do primeiro voo de um Talon (veja primeiro link da lista ao final da matéria).

Após cinco décadas de serviço, o modelo ainda está em plena operação na USAF, preparando pilotos para voar aviões de caça e bombardeiros, como o F-15, o F-16 e o B-1. Segundo o coronel Richard Murphy, comandante da 12ª Ala de Treinamento de Voo, “a aeronave obviamente tem sido um trabalhador incansável. E continuará servindo dessa forma pelo até o futuro previsível.”

Segundo o comandante do Comando de Educação e Treinamento Aéreo, general Edward A. Rice Jr., “a complexidade tanto do moderno campo de batalha aéreo quanto de nosso inventário de aeronaves têm crescido dramaticamente, e o T-38 tem evoluído para atender a essas demandas extremamente elevadas. Desde o ‘glass cockpit’e o visor ao nível dos olhos, até as numerosas atualizações estruturais, o Talon tem encarnado a frase ‘flexibilidade é a chave para o poder aéreo'”.

O general também falou sobre uma curiosidade da data do primeiro voo do Talon: “O que talvez vocês não saibam sobre o T-38 é que seu primeiro voo foi em 10 de abril de 1959, o dia em que a NASA realizou sua primeira coletiva de imprensa com os astronautas da Mercury que subiram ao espaço. Enquanto os olhos da nação se fixavam nos voos espaciais e depois na viagem à Lua, o pessoal do T-38 estava discretamente construindo uma base de excelência sobre a qual a Força Aérea iria construir sua força de pilotos, com décadas e décadas pela frente.” 

Para a comemoração dos 50 anos de serviço do jato, foi convidado o tenente coronel da reserva Donald Wheeler, um dos primeiros pilotos formados no programa de treinamento do  T-38. Ele chegou à cerimônia no assento traseiro de um Talon pintado com um padrão comemorativo, que o deixou com uma aparência similar à dos T-38 de 1961.

Perguntado se ele sentia a aeronave de forma diferente agora, em relação ao que lhe parecia em seus primeiros voos, ele disse simplesmente: “Sim, eu estou mais velho agora”.

FONTE / FOTOS: USAF

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
tplayer

Só faltou falar que ele serviu de base para o desenvolvimento do F-5. As semelhanças dos design são impressionantes.

Antonio M

“Sim, eu estou mais velho agora”.

Muito boa essa para “encher a bola” do Talon, que merece !

Deveriam convidá-lo para voar no F5M …..

Vader

É por essas e outras que acho que, aparelhada a FAB com uma nova aeronave (FX), os F-5 deveriam ficar para treinadores avançados.