Além do F-35B, fuzileiros americanos terão F-35C
O USMC (US Marine Corps) confirmou que vai adquirir a versão embarcada F-35C da US Navy, a variante CTOL (conventional take-off and landing), bem como a versão F-35B STOVL (short take-off and vertical landing) do Joint Strike Fighter.
O Secretário da Marinha dos EUA, o Comandante de Operações Navais e o Comandante do USMC assinaram um memorando de entendimento (MoU) para a integração tática da aeronave, que terá cinco esquadrões de F-35C do USMC nas Carrier Air Wings dos porta-aviões americanos. O USMC vai encomendar um total de 80 F-35C, além dos 340 jatos F-35B Lightning II.
A decisão de compra do F-35C foi influenciada pelos atrasos no desenvolvimento do F-35B, que está na lanterna do cronograma do Programa JSF. O USMC sempre disse que a IOC (initial operating capability) do JSF aconteceria em 2012 e a opção pelo F-35C seria a única forma da Força conseguir algo perto desta data.
LEIA TAMBÉM:
- Pentágono reduz drasticamente as compras de F-35 no período de 2012-2016
- F-35B: Reino Unido vai gastar, mas não vai precisar
- Comparação entre o F-35 e o F-22 – parte 2
- Comparação entre o F-35 e o F-22
- Missões típicas do F-35 e suas configurações
- O desempenho do F-35 no combate aéreo
- O F-35 e suas variantes
- O F-35 mostra suas armas
- Inventando o Joint Strike Fighter
- Um pouco sobre Seção Reta Radar (RCS) e tecnologia “Stealth”
BATE-PAPO ONLINE: Converse sobre o F-35 com outros leitores no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.
Falaram tanto do SH, agora ia pegar mal comprar alguns.
O F-35C carrega armamento externo também?
Fiquei confuso agora.
Essa disposição de carga nos compartimentos internos é só especulativo e não é oficial. A princípio a configuração de carga na função ar-ar no modo stealth é de 4 Amraams, ficando 2 em cada compartimento. Tudo indica que os modelos de produção (que já estão sendo montados) podem ter a capacidade de carregar 6 Amraams (3 em cada), mas ainda não há nada confirmado oficialmente. Apenas os F-35 do Reino Unido virão com capacidade de levar SRAAM (ASRAAM) nas baias internas. As configurações de mísseis ar-ar combinadas com armas ar-sup também são fantasiosas e não há nada que indique serem… Read more »
Tplayer,
Carrega sim!
As estações próximas às pontas das asas levam mísseis ar-ar (AIM-9X ou Amraam) e as 4 outras, mais internas levam mísseis ar-ar, armas ar-sup ou tanques.
Claro que carregar armas externas degrada a furtividade, mas seria usado no chamado “segundo dia de guerra”, onde a defesa antiaérrea já teria sido eliminada o reduzida.
Especulativo na ilustração são as estações nas pontas das asas. Essas parece não serão usadas.
Galante, Nao e so por causa do atraso na versao B, essa compra de 80 F-35C tambem tem por tras o desejo da USN para que o USMC contribua mais com suas Carrier Air Wings. Hoje o USMC prove 3 esquadroes para as CAW mas a USN quer que o USMC no futuro participe com 5. Ha muitos que veem isso mais uma vez como um favoritismo da USN pelos Super Carriers que nunca gostou do fato que LHA/LHDs possam competir com verbas dos Nimitz. O Dept. da Marinha ira adquirir 680 F-35, sendo metade deles (340) na versao B.… Read more »
Esqueci de falar que os esquadroes de F-35 terao 10 avioes cada e os de F-18 SH, 12 cada.
Galante, segue a fonte da noticia:
http://www.marinecorpstimes.com/news/2011/03/navy-more-marines-to-fly-f35c-031411w/
Correcao:
10 Carrier Air Wings ao inves de 11,
261 F-18C/D no USMC hoje ao inves de 245,
Total de 40 esquadroes nas 10 CAWs (35 USN e 5 USMC) ao inves de 44.
Hoje o USMC conta com 7 esquadroes de Harriers ao inves de 9.
Fiquei surpreso com essa configuração de mísseis ar-ar. Mesmo com bombas, ele ainda poderia carregar 4 AIM-9X+4 AIM120D. É muita coisa.
Para aqueles que criticam a falta de persistência em combate, essa configuração é uma boa resposta.
[]’s
Teoricamente é possível levar mais 1 Amraam na face superior da baia interna tendo em vista que podem ser levados 4 bombas SDB alinhadas 2 e 2 nesta face e ainda sobra espaço para 1 Amraam. A dimensão de duas SDBs alinhadas corresponde a de um Amraam. Amraam= 178 mm x 3,66m SDB=180mm x 1,8m Claro que as aletas do Amraam não são dobráveis como as da SDB, mas não creio que seja problema já que o comprimento da baia interna do F-35 permite um pequeno desalinhamento de modo a que os mísseis possam encaixar suas aletas e nem sei… Read more »
Me assustei com a possibilidade do F-35 levar 12 mísseis ar-ar internamente, mas o post do Bosco esclareceu. O F-35 tá pensando que é Flanker? Rsrsrsrsrs
Será que cabe dois mísseis WVR no trapézio interno do Bomb Bay?
Também gostei dos mísseis nas portas, mas acho que não dá: o bomb bay real é bem mais apertado.
Esqueci de falar que no site sistemas de armas (nas notícias de março) tem uma ilustração da Raytheon de um Amraam ramjet .
O míssil possui uma única entrada de ar (maior que cada uma das do Meteor) e apenas aletas traseiras.
Groo,
Salvo engano o Meteor de produção também terá apenas aletas na traseira.
O cara que imaginou as possíveis modificações dos bomb bay do F-35 tava achando que ele era um RAH-66 Comanche e naõ um Su-35. rssssss
Viu só no que deu, não fizeram um outro “Top Gun”, estrelado pelo SH desta vez, e agora precisam dos Marines prá complementar o pessoal que está faltando.
Então US Navy, que tal providenciar uma nova versão do filme???
Mas c/ Katie Holmes, como coadjuvante.
Acreditem se quiser; ainda tem gente que pensa que o F-35 nao existe.
Rsrsrsrsrsrs.
Grandes surpresas para os russos e chineses, que ainda estao anos luz de criar um caca que possa competir tecnologicamente com os F-35.