Viva Las Vegas…
–
…e viva ‘Las Nieves’
–
Com décadas de serviço, eles já perderam há tempos a capacidade de surpreender pelo design “futurista” como faziam em sua juventude. Esse posto agora é ocupado pelos “Raptors” da matéria acima. Mas os F-16 ainda ficam bem na foto, seja na Base de Nellis (Nevada) e tendo como fundo as luzes de Las Vegas, seja em meio à neve da Base de Eielson, no Alasca. Reparar na pintura “aggressor” dos caças. Os da foto de baixo voltavam aos EUA após participarem de exercícios conjuntos com os japoneses, em Guam.
FOTOS: USAF (Força Aérea dos EUA)
Realmente, ainda ficam (muito) bem na foto e na prateleira… Onde tenho modelos de ambos os mencionados, em escala 1:72, Falcon (modelo c, da Witty Sky Guardians (Series 2), USAF 188th FW AR ANG, Ebbing ANGB, AR, 2006, sem aqueles tanques conformais, que, esteticamente falando, deformaram suas versões atuais) e o Raptor, entre alguns outros. E francamente, para o meu gosto, o FALCON é disparado mais atraente… A carlinga em bolha e a entrada de ar inferior dos motores ainda impactam pela beleza na forma que compõem com a fuselagem, sem mencionar as bem comentadas características aerodinâmicas e capacidades de… Read more »
Ozawa,
Também acho esses dois detalhes (carlinga em bolha e entrada de ar inferior), somados à beleza da junção fuselagem / asa o que realmente diferenciou o modelo de seus contenporâneos (por dentro, em “cutaways”, a diferenciação é ainda maior, com soluções muito inovadoras de design).
Tenho aqui um F-16C em escala 1:48 que deixei apenas montado e pintado no padrão de dois tons de cinza, desde a época do “F-X1”, sem nenhum cocar, marcações etc. Ainda está assim. Afinal, nunca se sabe…