Mirage III: corrigindo as falhas do projeto
(…) À noite, eu acordava e o via entre os cobertores , submerso nos livros e enchendo cadernos com desenhos e gráficos. Ainda não havia computadores eletrônicos, mas o talento natural de Efraim em matemática era tão grande que, após alguns anos, ele descobriu, de posse apenas de papel e lápis, um erro de cálculo cometido pelos engenheiros franceses que construíram a mira da arma do Mirage e o corrigiu. Esse foi um fato histórico: até então os Mirages – que substituíram os Super Miystères como aviões de caça – não haviam conseguido atingir suas metas. Seus projéties voavam no ar sabe-se lá para onde, e os MiGs voltavam para casa sãos e salvos. Somente depois que foi consertado o erro nos cálculos da mira da arma, o Mirage se tornou assassino. Se Yaque nos ensinou a todos como alcançar a posição de disparo, foi Efraim quem possibilitou que todos os nossos projéteisatingissem a meta. É impossível estimar o valor da contribuição desses dois homens extraordinários com o fato de que a Força Aérea israelense derrubou centenas de MiGs nos vinte anos depois disso.(…)
Iftach Spertor, piloto da Força Aérea Israelense em “Ram u-varur” (Alto e Bom Som).
Esta é mais uma para a galeria do Ser Francês é:
Entregar o produto sem testar direito.
Ser Francês é:
Entregar o produto sem testar direito.
E depois cobrar uma fortuna para consertar. Lá na França.
Ser Francês é:
Entregar o produto sem testar direito
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Rodrigo e Grifo, quanta maldade, rssss.
http://www.youtube.com/watch?v=5Cqix9b9uKc&feature=related
[]s
Amigos,
Acho que a decepção com a indecisão do Governo fez o nível dos comentários despencar.
Uma pena.
Abraços,
Justin
Justin Case disse:
1 de fevereiro de 2011 às 20:54
Então suba o nível por favor.
Estou desesperado para ver algo seu que eleve o nível do nosso tão rasteiro bate-papo.
Amigos, Quando vejo essas fotos dos Mirage da gloriosa Forca Aerea de Israel, me da nostalgia. Aqueles cacas com cockpit analogico e fuselagem de aluminio. Foi realmente uma era romantica na aviacao de caca. Alguem se surpreende que um judeu tenha corrigido um defeito gravissimo e uma aeronave, que para a epoca, estava entre as 3 ou 4 melhores do mundo??? Entao pasmen…porque para aqueles que nao sabem, foram os fisicos judeus que realcularam as cargas das lentes implosivas da bomba atomica francesa. Os franceses ja tinham o dominio de todo o ciclo de enriquecimento do Uranio, mas suas ogivas… Read more »
Iftach Spector foi um az e um heroi da forca aerea israelense. Eu recomendaria a leitura do livro de sua autoria: Loud and Clear.
Para aqueles que amam aaviacao de caca e se deleiltam com as taticas da IAF, esse livro e para estar na cabeceira da cama.
Esse livro e para ser lido nas noites chuvosas do Brasil, ou durante as tempestades de neve por aqui. Rsrsrsrs.
.
Tadeu Mendes disse:
Iftach Spector foi um az e um heroi da forca aerea israelense. Eu recomendaria a leitura do livro de sua autoria: Loud and Clear.
Uma curiosidade que eu encontrei no livro foi que ele era o piloto que atacou o USS Liberty.
O cara tem muita história. Foi ele quem adaptou o AIM-9D nos Mirage III, foi ele uns dos que derrobou pilotos russos de MiG-21, foi ele um dos que atacou o reator nuclear em Bagdá, etc.
Interessante, mas aonde esse cara aí estava qndo trocaram a Atar pela J-79, p/ fazer o Kfir e não perceberam que o cg da aeronave ficou mto atrás???
Mauricio R. disse:
Interessante, mas aonde esse cara aí estava qndo trocaram a Atar pela J-79, p/ fazer o Kfir e não perceberam que o cg da aeronave ficou mto atrás???
Já lhe ocorreu dele ter sido abatido?
Caro Justin Case, desculpe ter ofendido a sensibilidade dos franceses, tanto os de fato quanto os de espírito.
Grifo e Rodrigo,
Desculpem pelo mau jeito no último comentário.
Eu estava de mau humor e identifiquei generalização absurda contra a capacidade da indústria de defesa francesa.
Isso ocorre frequentemente nos comentários gerais, mas não é comum partindo de quem conhece e tem credibilidade.
Os franceses tem a segunda indústria de defesa mais desenvolvida, são potência nuclear e no setor aeroespacial.
Os comentários “entregar sem testar” e “para cobrar o reparo depois” para mim soaram inesperados para o padrão Rodrigo/Grifo.
Desculpem pela crítica que eu não tinha o direito de fazer.
Abraços,
Justin
Caro Justin Case, acho que faltou deixar claro no meu comentário que se tratava de uma piada (ou pelo menos de uma tentativa de), e foi assim que eu vi também o comentário do Rodrigo.
Todo mundo aqui sabe que o Mirage III foi um excelente avião, e dizer o contrário seria passar um atestado de ignorância.
Só o que me faltava agora, sou eu não pode falar o que eu quero, independente de ser piada ou não, para não ofender a sensibilidade afetada de fanboy.
Isto vale para qualquer nacionalidade, porém normalmente os franceses são mais lembrados porque as agadas e furadas vindas da França são mais corriqueiras.
Caro Poggio,
Foi ele memso quem disparou seu canhao 30 mm. contra o USS. Liberty. O cara tem culhao meu amigo.
Mas para ele, naquele exato momento, a seguranca do Estado de Israel estava acima de qualquer Nacao.
Ha quem diga que os disparos feitos contra o USS Liberty, foi uma decisao baseada na possibilidade de que tal navio fosse realmente russo (ainda que ostentando bandeira americana).
[]s
Tadeu Mendes disse:
Foi ele memso quem disparou seu canhao 30 mm. contra o USS. Liberty. O cara tem culhao meu amigo.
Segundo o próprio autor, ele simplesmente não sabia de nada. Tinha permissão para disparar contra qualquer embarcação que não tivesse identificação (leia-se bandeira no mastro). Se existia alguma conspiração, tramóia, mistério, isso passava longe dos pilotos.
Estranho foi o que disseram para ele depois de retornar para a base. Primeiro disseram que o navio era israelense. Depois corrigiram e disseram que era francês. Só na última correção é que disseram que era da USN.
Primeiramente, liberdade de opinião, desde que se respeitem os limites. Piadinhas sem ‘pecados’ como incitação e racismo fazem parte de qualquer blog, e aqui não seria diferente. O avião ser entregue sem que a mira esteja perfeitamente ajustada, realmente, é imperdoável. E foi um grande feito da IAF corrigir o erro, o que se mostrou vital nas guerras contra os árabes. Quando ao J-79 x Atar, foi simples pra IAF decidir. O J-79 desenvolve muito mais empuxo que o Atar, cerca de 1 – 2 toneladas a mais, com dimensões semelhantes, mais o fato que os EUA forneceriam J-79 à… Read more »
“…e acrescentou aletas Canard, então uma novidade, gerando…”
Na verdade a adição dos “canards” foi a gambiarra que corrigiu em parte, o deslocamento do cg p/ trás, devido a instalação da turbina J-79.
Que é mais curta e pesada que a turbina francesa Atar, apesar de mais potente e econômica.
Gambiarra é feio. Melhor dizer “recurso técnico”! ?