PAK FA, J-20 e F-22: qualquer semelhança não é mera coincidência
Do alto para baixo, PAK FA russo, J-20 chinês e o F-22 Raptor, precursor dos caças de quinta geração.
BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.
Quem diria que o caça russo ia parecer mais “mal acabado” que o caça chinês?
O caça russo tem a vantagem de seus sistemas já estarem voando no Su-35BM enquanto que quanto ao caça chinês nós só podemos especular. O que não significa nada para os chineses.
Achava que o caça chinês seria algo como um “Silent Flanker”, com entradas de ar furtivas, derivas inclinadas, bomb bay entre os motores, bordas serrilhadas nas partes móveis, canopy integral e um nariz chines – facetado é a tradução correta para nariz chines?
” A Força Aérea tem, aparentemente, superado um dos maiores tabus: conversando internamente sobre a possibilidade de comprar mais F-22s. ”
http://www.airforce-magazine.com/Features/modernization/Pages/box111610raptor.aspx
Belas fotos ;Pra mim esses vetrores valem cada centavo investido .
Já na republicas das bananas vamos comprar rafale downgrade .
sds
O bico de um…fucinho de outro…..por isto já escrevi que o pai é o mesmo ..rsssss.
Mas por que os chineses colocaram os canards ??
Também nada se sabe sobre o uso de materiais ram no J-20.
Sds.
Vejo muito mais diferenças do que semelhanças entre o J-20 e o PAK-FA, as semelhanças devem-se muito mais às restrições de projeto ou pouca “margem para criatividade”, quando se busca um desenho o mais furtivo possível. Então, problemas semelhantes, soluções semelhantes… Latino: Por favor informe-se melhor e deixe de lado o complexo de vira-latas que os brasileiros adoram exacerbar. Se o Rafale for confirmado como o nosso F-X2, será na verdade melhor do que os que atualmente equipam o Armée De L’Air. Serão Rafale F-3, que a França sequer começou a receber ainda. Então, serão idênticos aos franceses, a não… Read more »
Nautilus,
Voce esta querendo dizer que o Rafale F-3 nao existe???
Assim como o Gripen NG tambem nao existe???
Quer dizer que o unico caca do programa FX-2 que existe, que voa e que impoem respeito e o F/A 18 E/F.
Quem pode, pode. A Boeing e a unica que pode fornecer algo de concreto ao Brasil; o resto e projeto e/ou upgrade.
sds.
È, a supremacia americana vai sendo cada vez mais compartilhada…
vejam as previsoes do Cel. Gelio Fregapani: http://www.defesanet.com.br/04_09/gf_09jan11.htm… e,
dados comprovados de americano nato:http://www1.folha.uol.com.br/mercado/856480-paul-krugman-o-augurio-do-texas.shtml…
entao, em termos de tecnologia, qualquer pais pode, de uma hora para outra, ser pioneiro em determinada área.
Charleston, Permita-me discordar de voce meu caro . A coisa na e bem assim. Tecnologia se origina na Ciencia. Copiar avioes (J-20 por exemplo) e uma coisa (uma copia sem conteudo). Se voce rouba segredos industriais e militares, voce esta tomando um atalho para obter vantagens. Mas se voce nao tem uma base cientifica, voce nunca ira criar nada, somente ira copiar e/ou modificar. A supremacia militar americana nao se origina na tecnologia, mas na ciencia pura e aplicada. A tecnologia e um fim e nao um meio. A Tecnologia garante a supremacia militar americana, porque essa mesma Ciencia que… Read more »
Tadeu Mendes disse: 12 de janeiro de 2011 às 20:39 Voce esta querendo dizer que o Rafale F-3 nao existe??? Assim como o Gripen NG tambem nao existe??? Não disse isso, Tadeu. Eu explicava ao Latino, que disse que o Brasil receberia uma versão downgraded do Rafale, que na verdade, se o Rafale for conformado como vencedor do F-X2, recebería-mos a versão F3, que será idêntica à que a França receberá e superior à versão atualmente em uso no Armée De L’Air e na Marine Nationale. Só vão difereir naquilo que a FAB especificar de forma diferente, como no sistema… Read more »
Nautilus Bom podemos até receber a versão F-3 ,mas com o andar da carruagem não acredito que vão anunciar o final do fx-2 Tanto pelo fator economico ;Na visão da Standard & Poors, primeira agência de classificação de risco a conceder o grau de investimento ao Brasil, em 2008, a partir de janeiro todas as atenções estarão voltadas para as decisões econômicas da equipe da presidente eleita, O Brasil tem também que ficar atento à inflação,e vai ter que cortar gastos ;isso significa que o fx-2 esta muito arriscado de infelismente não sair . Quanto o ao rafale f-3 não… Read more »
Em matéria de avanço tecnológico não há como discutir a vantagem americana, oriunda de sua ampla indústria bélica e dos altos investimentos no setor. Mas um problema percebido nos EUA, é que o setor militar se tornou um dos pilares da economia, gerando a necessidade de sempre estar se movimentando para não estagnar, sem a percepção de sua real necessidade. Ocorre que isto gera muitos equipamentos demonstradores de tecnologia, mas de implementação prática duvidosa. Não acredito que o caça chinês esteja no mesmo nível, ou mesmo perto dos demais. Apostaria sim na eficiência russa, que mesmo com recursos contingênciados, sempre… Read more »
Tadeu Mendes disse:
12 de janeiro de 2011 às 22:41
De fato. Copiar é um atalho para chegarmos a algum lugar, mas não se tem noção exata dos detalhes do caminho. Os chineses, aparentemente, podem não ser capazes, hoje, criar uma tal aeronave completamente operacional e eficaz. Mas deverão ser um dia.
A questão é: quando isto ocorrer, em que pé estará os EUA ou o ocidente no desenvolvimento destes equipamentos? E os russos?
Enquanto tdos estão mesmerizados pelo stealth de 3ª, os chineses comemoram algo mto mais importante, p/ eles ao menos.
“Question: Did we miss something? Our folks are telling us aircraft engines are the weak link in Chinese air force development, but the President of China is celebrating major advancements in engine technology with awards. Hmm.”
(http://www.informationdissemination.net/2011/01/interesting-timing.html)
Mauricio R .
Porque essa magoa com os chineses caça stealth de 3 geraçaõ ?
Vc esta mesnoprezando os chineses tudo bem que a tecnologia deles pode não ser igual a estadunidense mas posso te assegurar que os j-20 viram a ser produzidos em larga escala muito mais que meros 187 f-22 .
Sobre a tecnologia dos motores a qual vc mandou o link nada de novo para esse dragão asiatico ..
sds
Mauricio R da uma olhada nessa noticia .. EUA admitem apreensão com caça chinês J-20 Os EUA expressaram ontem séria preocupação com o investimento da China na produção do J-20, supercaça invisível aos radares, e de outros equipamentos militares sofisticados. O chefe das Forças Armadas americanas, almirante Mike Mullen, afirmou ter se surpreendido com as imagens do primeiro teste de voo do J-20, na terça-feira, realizado poucas horas antes do encontro entre o secretário de Defesa, Robert Gates, com o presidente da China, Hu Jintao, em Pequim. “A questão sempre presente é: por quê? Sei que a China tem seus… Read more »
Latino,
O que tem de D+ nesta noticia???
O habitual nada X nada da imprensa nacional.
asbueno, Entendo o seu ponto de vista. So gostaria de acrescentar que os russos e chineses estao olhando para tras (no tempo), porque a Ciencia que permitiu o desenvolvimento da tecnologia Stealth, iniciou suas pesquisas no anos 70, na qual culminou no desenvolvimento dos F-117s. A Russia e a China estao tentando desenvolver algo que ja foi criado ha 30 anos atras. Enquanto que a DARPA sempre esteve olhando o que saira dos laboratorios no proximos 20, 30 ou 40 anos, e buscar uma aplicacao belica para os resultados dessas pesquisas puras. O Global Strike e vetores de 6 geracao… Read more »
Algumas reações mais profissionais, ao troço chinês: “But the chief of Naval intelligence wants everyone to take a deep breath.” “Vice Adm. Jack Dorsett tells reporters it’s “not a surprise” that China’s developed a stealth aircraft,…” “It’s not clear to me when it’s going to become operational.” “Dorsett seemed a bit more concerned about the DF-21D anti-ship ballistic missile, a weapon that recently reached an initial operational capability,…” (http://www.wired.com/dangerroom/2011/01/navy-intel-chief-on-chinas-stealth-jet-zzzzzz/) “Richard Aboulafia, an analyst with the US Teal Group, told the Internet trade publication Defense Tech that a modern fighter requires at least 11 supporting systems to be effective,…” “Of all… Read more »