Saab investe mais ainda no Brasil
Saab começa o desenvolvimento do novo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro
O Poder Aéreo esteve em São Bernardo do Campo nos dias 1 e 2 de dezembro de 2010 para acompanhar o workshop que deu início aos trabalhos do desenvolvimento do novo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro.
Os principais focos do centro serão: as áreas aeroespacial, de Defesa e inovação urbana (segurança civil). O centro terá sede em São Bernardo do Campo (SP), em estreita cooperação com a indústria e universidades locais, como a UFABC (Universidade Federal do ABC) e da FEI (Centro Universitário da FEI).
O presidente da empresa sueca Saab, Hakan Buskhe, e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) anunciaram, na quarta-feira (01/12), os primeiros projetos que serão conduzidos pelo centro.
O primeiro será um radar costeiro e de proteção de fronteira, desenvolvido juntamente com a empresa brasileira Atmos. O segundo projeto anunciado será de comunicação de informações para segurança e sistemas de vigilância.
Luiz Marinho fala sobre o F-X2
O prefeito de São Bernardo respondeu à perguntas de vários repórteres e disse que sabe que o Gripen é o preferido da FAB, pois conversou com brigadeiros e muita gente da Força Aérea. E ainda brincou: “Eu entendo de avião tanto quanto o Nelson Jobim”.
Segundo o prefeito e o presidente da Saab, o investimento no centro de tecnologia nada tem a ver com o processo de licitação e vai acontecer independentemente do resultado final do F-X2.
Marinho disse também que torce pelo Gripen, mas, ao mesmo tempo, apoia toda a empresa interessada em investir em São Bernardo.
Esperamos que essa maquina venha para a FAB.
Pode até não dar Gripen, mas que esse aviãozinho na foto ficou lindo d+, ficou rsrsrs..to até pensando em começar a montar aviões de combate daqueles famososssssssssssssss kits rsrsrs
Eu acho que com isso o gripen ta ganhando mais pontos aqui pra FX-2
Estão dando empregos, tecnologia e um caça com partes Brasileiras a SAAb esta de parabens foi a unica que mesmo sem ganhar a incomenda ja abriu um centro de tecnologia aqui no Brasil e pelo visto se eles ganharem vamso ser parceiros por bom tempo…..
Talvez a Saab, ensine a Dassault, como se faz Parceiros de Verdade e não o “Me Engana Que Eu Gosto.”
SAAB nao só promete, FAZ.
Enquanto outros nem na proposta coloca direito….
A lógica é dar Gripen NG… torço pelo GRIPEN NG
mas tb a gente tem q ver oq os franceses ofereceram
ouvi dizer q os franceses aceitaram abrir os codigos fonte do Rafale
se isso for verdade, acho q vale apena a FAB gastar um pouco mais e fazer um mix de Rafale e GRIPEN
em tempo: alguem tambem ouviu falar nessa historia de os franceses abrirem o código fonte do Rafale ???
Interessante notar que o “aeronave” da foto já está “armada” com mísseis A-Darter nas pontas das asas, dá pra ver que a propaganda da SAAB é bem inteligente em já colocar armamentos nacionais, mesmo que seja num modelo em escala.
Patriota disse:
2 de dezembro de 2010 às 19:42
Eu tinha um modelo de P-38 Lightning, veiaco, pintado a mão ainda (projeto em conjunto com meu primo…kkkkk), dá trabalho mas é bonito de ver e divertido fazer
CRUSEX de 2020.
Gripen derrubando jaca nos céus brasileiros…………..
Tomara que venha ……… dedos cruzados….
Falar o quê !
[ ]s
Pessoal critica a Dessault, mas vamos ter calma
a situação economica da Dessualt não está facil pra sair por aew montando centros de tecnologia nos paises
vamos com calma
a situação deles é complicada… eles não podem investir tanto dinheiro sem ter a certeza de q vão ganhar
pra Saab fica mais facil, pois creio q esse centro ja tenha sido planejado, alem disso, a Saab tem outros interesses alem da aviação de caça
Junior (SC) disse:
2 de dezembro de 2010 às 19:56
“SAAB nao só promete, FAZ.
Enquanto outros nem na proposta coloca direito….”
Na 1ª proposta da Dassault para o F-X2, eles prometeram começar a transferir tecnologia a partir do 37º Rafale.
Depois da pressão do MD, pois só íamos comprar 36 vetores, só então eles melhoraram um pouco a proposta !
[ ]s
ZE disse:
2 de dezembro de 2010 às 20:04
Caro Colega, acredito que o Brasil vai levar uma “fumada” se vier o Rafale, nada de ToT, muito $$ para o cofre da Dassault, M. Sarko feliz e salvamos os franceses.
“Sempre tem algum país salvando eles”. Interessante…
Daqui a pouco vai chegar a tropa que diz que o Poder Aéreo é um blog vendido, que só faz “propaganda” da SAAB !
Para tirar qualquer dúvida é simples: basta a Dassault se coçar e abrir um centro como esse.
Dinheiro eles têm.
Eles só têm que economizar nos castelos e nos jantares com vinhos.
O Ministro da Defesa fica sem vinho, mas nós (povo brasileiro) ficamos com um centro desse naipe.
[ ]s
É um Off Topic, mas é uma beleza de noticia: Avião projetado na UFMG bate quatro recordes mundiais Um avião construído por alunos e professores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) quebrou quatro recordes mundiais, ontem e hoje, na categoria C1A0, que engloba modelos com motor a pistão, hélice e peso total de decolagem de até 300 quilos. “Nunca na história da aviação brasileira houve sequer a tentativa de quebrar recordes mundiais com aeronave motorizada”, disse, orgulhoso, o professor de Engenharia Aeronáutica da UFMG e coordenador do projeto, Paulo Iscold. http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/12/02/aviao-projetado-na-ufmg-bate-quatro-recordes-mundiais.jhtm Temos competência para fazer as coisas, basta apoio… Read more »
rodrigo ds disse:
2 de dezembro de 2010 às 20:19
Eita brasilzão, parabens a equipe da UFMG pelo trabalho. Meu caro tem a foto desse passáro?
Os principais focos do centro serão: as áreas aeroespacial, de Defesa e inovação urbana (segurança civil).
Muito bem pensado.
Eles vão aproveitar o gancho da Copa do Mundo e das Olimpíadas, assim como o das ameaças terroristas.
Ótimo nicho a ser explorado.
Basta ver os primeiros produtos do centro: radar costeiro e de proteção de fronteira, comunicação de informações para segurança e sistemas de vigilância.
A Polícia Federal, Marinha, Exército, Aeronáutica, juntos irão melhorar a segurança interna do nosso país, visto que o contrabando e o descaminho correm soltos.
[ ]s
Parabéns à SAAB, por essa iniciativa.
Já com dois projetos engatilhados, mas o mais importante é a experiência deles em integrar Universidades e Indústria, algo que falta aqui.
[]’s
Pó que miniatura linda !!
Junior (SC) disse:
2 de dezembro de 2010 às 20:25
Esse é o avião:
è bem bonito por sinal… :]
Junior (SC) disse:
2 de dezembro de 2010 às 20:25
Abaixo link do G1 tem a foto do avião, noticias assim que nos dá orgulho de ser brasileiro!!!
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2010/12/aviao-projetado-na-ufmg-bate-quarto-recorde-em-mundial-em-24h.html
Desculpem o off topic:
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2010/12/aviao-projetado-na-ufmg-bate-quarto-recorde-em-mundial-em-24h.html
Opa…valeu amigo…
Muito obrigado Crusader, rodrigo ds e Phacsantos pela resposta.
O bicho é bonito mesmo, tem belas linhas aerodinamicas e ainda por cima quebra recordes.
Galante, esses rapazes da UFMG merecem um post próprio, uma sugestão.
Valeu galera
Caramba, como faco pra adquirir um modelo em escala como o que esta na mesa do Marinho ? Sou fan do Rafale, mas essa miniatura do Gripren tem lugar garantido na minha estante !! Esse povo sueco SAAB tudo de negocio e parceria !!
Rsrs…Cada um fala o que convem!!! 🙂 🙂 🙂
Eu vou alem ZE. Se eles investissem tudo o que gastam com propinas, pratica ate pouco tempo legal e ainda utilizada pelos franceses em todo tipo de concorrencia, em pesquisa e desenvolvimento e/ou pesquisa de mercado, nao estariam amargando tantas derrotas…
Almeida disse: 2 de dezembro de 2010 às 21:32 E tem gente que acha a coisa mais normal do mundo um Ministro da Defesa, de forma escondida, ir ao Castelo de um dos concorrentes e tomar vinhos caros. Sem falar no Presidente da República anunciando o vencedor, ANTES DO TÉRMINO DA ANÁLISE DA COPAC, ou seja, antes do término do processo. Se a COPAC serve para analisar a melhor proposta, e o Governo anuncia o vencedor antes do término da referida análise, então o Governo deve ter jogado na porrinha para escolher o melhor vetor ! Como lembrar é viver,… Read more »
ZE disse:
2 de dezembro de 2010 às 21:48
Como diz o manézinho aqui de Florianópolis “mininu tu déssis um banho o istepô”, falasse a mais pura verdade.
Também to interessando nesse modelo em escala do Gripen NG. Na verdade eu queria dos três.
Tiraram o IRST da maquete??
O que me deixa com uma pulga atrás da orelha é o fato de que esses homens são empresários, ou seja, eles vivem para fazer a empresa ganhar dinheiro, cada centavo que sai tem que garantir o retorno de dez.
Então POR QUÊ meu Deus, POR QUÊ, eles fizeram esses investimentos sem nenhuma venda concretizada? Sinto que tem algo acontecendo que não está sendo dito… e esse algo é a compra dos Gripens…
ZÉ
pela milesima vez
essa compra de caças não é uma licitação
é compra de material estrategico
quem decide é o presidente
Srs como ja foi dito e esclarecido pela turma que possui mais conhecimento sobre aeronaves,o gripen H1N1 leva vantagens em termos economicos,ele possui caracteriticas que o coloca como um caça pratico e avançado,ou seja um f16 viking,em epocas de vacas magras ele sera disparado prevalecendo a logica, o caça com melhores condicoes para ser adquirido,levando em conta:preço de aquiziçao e manutençao,logistica e a capacidade de utilizar pistas curtas e semipreparadas,essa capacidade facilita planejamento de operaçao ,sendo possivel utilizar um trecho devidamente escolhido desses milhares de km das rodovias federais e estaduais.Esse conceito de se utilizar estas pistas e doutrina primaria… Read more »
Quanto os caras da SAAB querem na maquete da foto? Quero de presente de natal Papai Noel kkkkkkkkkkkkkk
Aviao com tecnologia de ponta se combate primeiramente tirando a pista de rolamento.Agora se a guerra for contra um bolivariano ,as coisas ficam mais tranquilas.Comprar rafales pra interceptar teco-teco fora de rota e melhor dividir a grana com os cuecoes do congresso.
Otima observacao e pergunta Gbeck, cade o IRST na maquete?!
Ola,
Nada denovo, quando proximo do inevitavel anuncio a SAAB volta com seus coelhos na cartola.
Vamos ver se os caridosos Suecos, ainda vao investir tanto sem ser com o dinnheiro do FX……
Abracos,
Eu considero o NG a melhor soluçao para o Brasil, mas quanto as noticias que andaram saindo de que os americanos estavam criticando as nossas compras de material bélico, com por exemplo a de que estavamos comprando elefantes brancos que não poderiamos manter.
Acho que isso deve ser pensado e até mesmo falado aqui no blog, utilizando como tema estas noticias, a final é de se pensar, pois se adquirmos o NG ou o SH, até que ponto estaremos seguros?
Talvez se o avião ainda não está pronto não seria melhor mudarmos peças e equipamentos estratégicos como turbinas por exemplo?
Político é igual a PU.A, tem o macho predileto, mas adora aqueles que querem pagar para Me.er com ela, o importante é ter quem pague, não importa de onde venham, rsrsrs
Rafael disse:
2 de dezembro de 2010 às 22:22
Rafael, na minha perspectiva é.
Aliás, no começo do F-X2, todos o tratavam como uma LICITAÇÃO.
Depois que o Lula deu com a lingua nos dentes, é que o Jobim veio com esse papo que não era.
Atente que eu falei que NÃO INTERESSA SE É OU NÃO UMA LICITAÇÃO !
Rafael, isso NÃO importa !
Os PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS E LEGAIS FORAM PARA O LIXO !
Assim sendo, o MP terá uma ou duas palavrinhas a dar.
Bote uma coisa na sua cabeça: NÃO IMPORTA
A Índia está lançando o AMCA , um caça médio de 5ª geração. Se situará entre LCA Tejas e o SU-30 /FGFA. Esta ainda nos estágios iniciais, mas já está recebendo fundos para 2 demonstradores e 7 protótipos, sendo que o 1º demonstrador deverá voar em 2017. O que isso tem a ver com o tópico? Índia já iniciou conversações para uma possivel participação da SAAB, seja através da forma de consultoria técnica, ou mesmo parceria no desenvolvimento do caça. O que isso tem a ver conosco? Quem sabe uma parceria Brasil-Índia-Suécia em um caça de 5ª geração? É um… Read more »
Bote uma coisa na sua cabeça: NÃO IMPORTA ! Discutir se É OU NÃO UMA LICITAÇÃO É DISCUTIR o se-xo dos an-jos, ou seja, é uma discussão estéril ! O que importa é a Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Equidade… É por isso que o MP, TCU, os particulares poderão dar uma ou duas palavrinhas. Fora os dossiês que poderão aparecer na mídia. Vide o WikiLeaks ! E os meios de comunicação martelando durante um ano (prazo para se concretizar o acordo de compra e venda dos Rafale). Tudo isso sem contar com o fato de que se o mundo entrar em… Read more »
Talves disse:
2 de dezembro de 2010 às 22:27
“Srs como ja foi dito e esclarecido pela turma que possui mais conhecimento sobre aeronaves,o gripen H1N1”.
Tavares, você cometeu um erro CRASSO !
O Gripen NUNCA poderia ser o H1N1 !
Certamente o Porquinho Baby poderia !
O Gripen sendo alado, a analogia se faria com o H5N1, e este, ao contrário daquele é MUITO mortal.
Estima-se em 40% a sua mortalidade.
[ ]s
Nosso vizinho com su-30 e o Brasil comprando NG?
Esta é sem duvida a melhor escolha para o brasil. Tem que levar em conta que o brasil é um país pacifico, e que não tem a pretensão de médio prazo a algum conflito, tem que avaliar no geral provaveis adversarios com quem o brasil vai entrar em rota de colizão no futuro, seja no ambito dos negócios, e etc. Para o teatro operacional sulamericano, o Brasil passaria de novo a controlar os ceus, e com mais avião tambem, ja que o gripen é o mais barato que os concorrentes, e logo poderia ter em maiores quantidades. Para o teatro… Read more »
(PARTE UM) RAFALE, TÃO BOM QUANTO A SUA IMPRENSA? Jon Lake e Marcus Messalla Para muitos observadores, a estrela do show aéreo de Dubai foi a cobertura do Dassault Rafale, que dominou vários jornais diários do show aéreo. Na sequência do anúncio feito em Junho de 2008, de que o governo dos Emirados Árabes Unidos (EAU) estavam em tratativas para comprar o Rafale, muitos esperavam um contrato a ser assinado em 2009. Possivelmente durante o show aéreo. Mas, enquanto as empresas que compõem o Consórcio Rafale assinaram uma infinidade de contratos com as organizações locais e entidades que pareciam ser… Read more »
(PARTE 2) O PILOTO DE TESTE: “Apesar do piloto de teste ser um distinto ex piloto de caça e de teste, ele tem pouca experiência recente, relevante, que poderia fornecer-lhe uma base real para comparação com o Rafale”. O piloto Peter Collins voou no velho Harrier GR.Mk 3, e também voou nas Malvinas no Sea Harrier FRS Mk 1. Como líder de esquadrilha, ele voou no Red Arrows, mas deixou a equipe após um acidente de avião. Ele treinou para ser um piloto de testes em 1989, mas, em seguida, serviu no RAE (mais tarde DRA) Bedford em pesquisa de… Read more »
to vendo que a saab não para no ponto, se não é avião (pelo jeito a decisão política que vai mandar, ou não… quem sabe!? :D) que seja um radar… se não radar, sistema de comunicação! ou outra coisa, eles querem é vender!!!
Eu ia até falar dela colocar uma fábrica de carros aqui no país, mas a saab automobile foi passada pra GM, que passou pra spyker… em fim, é outra história 😛
A reportagem publicada acima em 2 partes, foi uma crítica a matéria publicada em alguns veículos de comunicação.
Recentemente, o Blog Poder Aéreo, publicou a matéria alvo das críticas, com o título:
“Dassault Rafale: um abatedor selvagem na arena de combate”
http://www.aereo.jor.br/2010/11/26/dassault-rafale-um-abatedor-selvagem-na-arena-de-combate/#comments
[ ]s
Se a SAAB está montando esse centro de pesquisas mesmo sem ter nenhuma garantia de que o Gripen será escolhido, é porque esperam obter algum retorno com ele (o centro), independentemente do resultado do Fx2. A SAAB tem consiência de que existem empresas e universidades com gente talentosa na região do ABC, portanto, o centro pode beneficiar os dois países. Aliás, na minha opinião, o fato de haver interesse de ambas as partes é a maior garantia de que haverá realmente a tão falada transferência de tecnologia. Já os outros dois concorrentes, sempre poderão fazer corpo mole na hora de… Read more »