Falcões do Mar 2010
Vídeo inédito do 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) da Marinha do Brasil, que opera os jatos McDonnell Douglas A-4KU Skyhawk II adquiridos em 1997 da Força Aérea do Kuwait.
Os A-4KU Skyhawk II foram redesignados como AF-1 Falcão no Brasil e as primeiras unidades já estão sendo modernizadas pela Embraer com aviônica semelhante à do F-5M da FAB.
No vídeo os Falcões aparecem sendo reabastecidos em voo por C-130 Hercules da FAB e disparando mísseis AIM-9H Sidewinder.
Parabéns à MB e ao Blog pelo vídeo, emocionante!
Video maravilhoso. A MB finalmente recupera suas asas, temos um longo caminho pela frente, mas ja podemos vislumbrar o nosso futuro glorioso.
Parabens a turma do Poder Aéreo
Parabéns ao blog e à MB. É ótimo perceber que a MB está avançando
em seus meios de defesa aérea. Depois que esses Falcões forem modernizados e com a chegada de pelo menos uns 12 oriundos do
FX-2 nossa MB estará alcançando um nível rasoavel na asa fixa.
A Marinha do Brasil esta de parabens. Incrivel o que faz com tao pouco.
Tenho uma duvida, supondo que a MB compre mesmo 12 Rafale ou qualquer outro caça naval mais moderno que os A-4, como fica a questão do sistema de lançamento, já que os A-4 utilizam aquele sistema de se prender na catapulta por um cabo de aço que é lançado no mar e no Rafale, o próprio tem é preso na catapulta, teria como operar os dois sistemas no Nae A-12, assim como faz o Charles de Gaulle (R 91), com Super Etendard e o próprio Rafale?
Uma coisa temos que admitir. O Setor de Comunicação(entre a Força e o Mundo) da MB é muito mais eficiente que o da FAB. É incrível, mas o primeiro vídeo que Eu vejo na vida de um caça, sob a égide verde e amarela, disparando um AAM é da Marinha…e detalhe, não é o AIM-9B, como a FAB adora exibir em “fotos” para ser ridicularizada em sites no exterior… Nem a McDonnell Douglas acreditava tanto na capacidade e simplicidade do “scooter”, um pequeno gigante caça! Parabéns a MB por fazer tanto com tão pouco, mas que isso não sirva de… Read more »
Parabéns a MB, parabéns aos Falcões e parabéns e aos produtores do video é muito bonito e muito emocionante !
O que aconteceu com o Fast Eddie?
Fiqueo curioso alguem sabe dizer o que aconteceu com CT, ele faleceu?
Video lindo demais. Tenho orgulho de ser Brasileiro, pois, muitos não dão valor aos oficiais que se empenham com equipamentos menos sofisticados que as grandes potências e alias são considerados grandes ases em equipamentos inferiores.Imaginem em equipamentos de ponta quando e se forem incorporados as forças.
parabéns à MB, muito legal o vídeo.
O CT Moram faleceu num acidente automobilístico. Era um cara 100%, considerado um dos melhores pilotos do VF-1.
Parabéns ao Blog pela matéria e claro a MB por demostrar na mídia que os aviadores da MB estao sempre em treinamento, melhorando sua doutrina. Concordo com o Giordani RS: a FAB tem que aprender com a MB como se apresentar na mídia, e Que venhao os falcoes modernizados!!!
Abracos
Paulo
lindo o vídeo, mas ele é de 2010 mesmo ???? então o SP já esta operacional novamente ?? uma dúvida maior, todos os A4 estão com tanques extras, por que ?
roberto bozzo disse:
6 de outubro de 2010 às 11:26
Creio que é o CVN-70 Carl Vinson quando a MB fez treinos de aproximação.
Robson, o comentário que anda rolando é que a MB estuda a compra de 24 sea Gripen. Estas serão recebidos a partir de 2020 e substituirão os A/F-1 modernizados, como acontecerá com os F-5M.
Pergunta; Aqueles cabos de lançamento, na qual não me recordo o nome agora, são utilizados apenas uma vez? Vão parar no fundo do Oceano? Quanto custa cada cabo? Se não me engano, o F-4 também usava. *** “zmun disse: 6 de outubro de 2010 às 11:48 Robson, o comentário que anda rolando é que a MB estuda a compra de 24 sea Gripen. Estas serão recebidos a partir de 2020 e substituirão os A/F-1 modernizados, como acontecerá com os F-5M.” Menos…bem menos…se o NG nem existe ainda… Se a MB recebesse F-18 Hornet, não SH, já estaría de bom, mas… Read more »
Giordani
E sempre caimos na velha discução do FX-2…
Vc parece ser gaúcho. Só perdoo essa sua falta de bom senso caso vc for colorado. hehehe bricadeira.
Acho que a questão de existir ou não já está superada. Já mais do que debatida por aqui.
Olha…sinceramente…vídeo EMOCIONANTE…para todos que acreditam nas nossas FAs…parabéns a Marinha do Brasil…e a o Blog pela divulgação do vídeo!
Moram…grande sujeito! Vá em paz, meu amigo. Voe lá pra cima, encontre o criador que nos deu o prazer de conviver com um cara tão legal e profissional como você. Obrigado por tudo.
Não vejo a hora dos falcões operarem no A-12. Só falta agora o Galante mandar notícias, se possível com fotos do andamento da modernização lá em Gavião Peixoto.
Recado ao pessoal da Marinha e da Embraer libera a entrada do nosso editor.
Muito bom!!
Parabéns grande vídeo.
Meus pêsames a família do CT.
[]’s
Olá, aceito correções,
não é o C. Vilson, é o SP mesmo, aparece na proa a inscrição A12, o elevador também acho que entrega isso, e diga-se, não está soltando aquela famosa fumaça. creio que o vídeo é de 2010, mas não as imagens, ou, tomara que eu esteja errado e as imagens sejam deste ano mesmo.
Caro Roberto Bozzo.
Acabei de ver o A-12 passando aqui na praia de copacabana indo para alto mar!!
Paulo
Caro Giordani RS,
Pode por favor esquecer destes F-18A/B! Eles já voaram tudo que podiam.Estao no osso!Fianl de carreira!
Abracos
Paulo
As imagens da operação com o A-12 seguramente não são de 2010. Atentem para o título da música que acompanha este trecho do vídeo: “It’s been a While” (Já faz um tempo..). O produtor certamente nos incentiva a uma reflexão sobre o longo tempo sem operações no A-12 e a vontade de todos de verem novamente estes meios operando juntos.
Paulo Silva disse:
6 de outubro de 2010 às 12:54
você não tirou umas fotos pra nos,meros mortais que não trabalhamos em frente a praia de Copacabana?
no poder naval apareceram mais fotos.
Tailhooker disse:
6 de outubro de 2010 às 13:07
Mensagem subliminar agora?
[]’s
Show esse video. Espera a modernização dos A4 ai o bicho vai pegar
Vendo esse vídeo tem um ponto que me lembra o gripen. Quando a Suécia colocou o probe de reabastecimento muita gente criticou que estava perto da entrada de ar do gripen, situado acima dela. O engraçado é que o probe do A-4 está na mesma linha da tomada de ar e nunca falaram nada, já que é até mais perigoso em caso de colapso do probe.
Especialistas, qual seria novo componente aéreo do A12?
12 Af1m? qual armamento?
6 traders cod
? turbotrackers aew?
4 seahawk com penguin
? Caracal com exocet am39
Parabens ao VF-1, Hook Down e a Trilogia.
Excelente video, ver o litoral potiguar a partir de um avião é unico!
Fantástico! Simplesmente fantástico! Chega a dar orgulho.
lindo video tava muito feliz vendo essas imagens mas depois que li o comentario que o galante falou da morte do piloto fiquei triste realmente.
Paulo Silva disse:
6 de outubro de 2010 às 12:54
que inveja, com vista a praia de copacabana…. você ta precisando de assistente ??? rsrsrsrsrs
quanto aos F18 A/B por que não ??? se bobear nossos A4 são mais velhos…
alguém sabe se as catapultas foram redimensionadas ou se continuam com a mesmacapacidade ?? e os A4, quando todos os 12 estarão operacionais, os trader/tracker prontos e o A12 operando plenamente (dentro de suas limitações, claro)?
Fico feliz em ver os Falcões operando novamente no A12, da muito orgulho do meu pais, parabéns pelo video
Muito legal memso o vídeo!!
A FAB, em matéria de MKT da froça, está mesmo bem atrás da MB.
caças lançando mísseis, fazendo rolls e etc…
nem em Show Aéreo a FAB anda fazendo rolls com seus caças rs.
O melhor video que ja vi,meus parabens,muito bom!!!
PS:oque ouve com Fast Eddie?
AAAaaaaa e quase esqueci,A12 ta de volta !!!!!! hehehe!!
Eu tenho a absoluta certeza que não existe pessoal + interessado em ver a pista de pouso do opalão lotado, com uma movimentação danada, missões, uma atraz da outra. Aeronaves subindo e descendo… Do que o pessoal da Marinha. Tenho a absoluta certeza, que colocar a Nau capitânea de volta ao mar, deve ser questão de honra. Parabéns pelo vídeo, + um para o meu arquivo, a platéia aplaude. Sds… Van Helsing