Fotos das revisões dos F-5 no PAMA-SP
No próximo domingo, 19 de outubro, quem estiver na cidade de São Paulo terá um ótimo programa para passar o dia: o Domingo Aéreo no Campo de Marte, com apresentação da Esquadrilha da Fumaça entre muitas outras exibições. Mas, para os fãs dos F-5, pode haver uma atração à parte: o trabalho de “desmontagem e remontagem” realizado em um dos hangares do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo – PAMA-SP, organização da FAB que apóia a aeronave. Desde o ano 2000, quando o Domingo Aéreo voltou a ser realizado no Campo de Marte, entusiastas e o público em geral puderam conferir essas etapas das revisões dos F-5. A exceção foi o ano passado, o que era de se esperar: com o esforço para entregar os últimos caças para modernização à EMBRAER, no ano anterior restavam poucos F-5 E sendo remontados e nenhum sendo desmontado, e o PAMA liberou todo o espaço do hangar para o público (embora pudessem ser vistos ao menos dois F-5 E num hangar mais afastado).
Mas, como já mostramos neste Blog, a chegada dos F-5 E/Fcomprados da Jordânia voltou a encher o hangar de aeronaves para inspeção. Quem sabe este ano poderemos voltar a ver em detalhes o trabalho realizado pelo PAMA-SP. A conferir!
Fotos: aeronaves F-5 E em vários estágios de desmontagem, inspeção e remontagem no PAMA-SP, fotografados em 2004 e 2006 por Nunão. Na segunda imagem de cima para baixo, pode-se ver uma célula com praticamente todos os sistemas retirados e a pintura removida. Nas demais, os diversos estágios de remontagem, após as revisões e trocas de equipamentos e peças e aplicação do primer nas células.
Para mais informações sobre a programação do Domingo Aéreo 2008 em São Paulo, clique aqui.
PARABÉNS AO PAMA PELO MAGNÍFICO TRABALHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
As implicações em se ter tal capacidade técnica são claras e representam a potencialidade da FAB em integrar um complexo industrial-militar brasileiro capaz de reunir todos os processos de manutenção, upgrade e revitalização de seu material.
Novamente parabéns por um serviço bem feito!!!!
Alguém aqui vai?
Eu estarei lá!!!
Abração
Eu iria se morasse por lá…
E o amx?? cm anda o processo d modernização?? Será q ningm pod me resp?? ja perg várias vezes isso!! Do f5 ja ta xeio d imagens.
Uma pergunta: Todos os F-5E foram modernizados?
Até hoje, confirmado 26 aeronaves!!
[]s
Belas fotos! Parabens!
Humm… Vai demoráááááá….Risss…
PJMS, valeu.
Um abraço.
Porque o trilho externo esta ocupado?Algo funcional?
Cinquini.
Eu estarei lá com certeza.
Aproveito para parabenizar o pessoal do PAMA.
Se tivessemos pessoas competentes assim na esfera do governo, certamente teriamos um país muito mais capacitado.
Vejam que belo trabalho. O 24 da foto, que aparece no osso, foi para a Red Flag. Ele está no 1GAvCa na BASC.
Se morasse em São Paulo, certamente estaria por lá. Parabéns ao PAMA e a FAB. O Brasileiro nutre uma admiração pela aviação que não é novidade pra ninguém, poderíamos ter alguma feira aérea internacional no país.
Paulo Costa, vc se refere à última foto?
No caso é só um velho AIM-9B, para efeito de expor ao público em geral (assim como a pequena amostra de armamento no chão). Deve ficar estocado no PAMA pra isso mesmo, além de talvez servir pra testar as conexões etc.
Ok,obrigado…
ki belo lugar pra se fazer um Museu de aeronautica…..
Aqueles aviões que estão apodrecendo em Bebedouro e os que se perderam por relaxo da Fundação Santos Dumont…ficariam bem instalados lá no PAMA-SP
Acho que o aviões “AMX A1” e os caças “F1” da Marinha, também deve ser modernizados igual aos “F5”.
Acho que o aviões “AMX A1” e os caças “F1” da Marinha, também deve ser modernizados igual aos “F5” e porque não modernizar os Mirage F2000.
Alguém poderia me dizer, ou melhor, me esclarecer uma coisa: como so F-5 chegam ao PAMA São Paulo? De carreta, ou a bordo de um C-130 da FAB? Pergunto pelo seguinte. Moro aqui na Casa Verde, em SP. Mais ou menos alinhado com a pista. Até nesse momento mesmo que escrevo, os aviões e helicópteros vêm e vão. Mas avião da FAB, só vi mesmo certa vez um Bufalo, e outro Bandeirante. Helicópteros do Exército, alguns, algumas vezes, como na proteção ao Papa Bento XVI, como Pantera, Cougar. Os Super Puma da FAB também já. Mas a dúvida ainda persiste.… Read more »
Olá Paulo….boa noite…
Os F-5 chegam a PAMA-SP de carreta…..
Eles vêm á bordo de C-130 até Cumbica (Guarulhos)….
O Campo de Marte já teve muito movimento de aviões militares….a hurbanização colocou limitações…
Apesar de td…o Campo de Marte irá longe…irá sobreviver….
abraço amigo
ps………..URBANIZAÇÃO
Paulo, só complementando o que escreveu o Joaquim, pelo que sei eles chegam voando até Cumbica, onde se faz todo o procedimento de recebimento etc. Aí vão de carreta pro PAMA, passam pela grande revisão e tudo o mais e fazem ensaio de pista lá mesmo. Se tudo está ok no ensaio de pista, vão de carreta pra Cumbica totalmente montados, e de lá decolam para os testes de vôo. Enfim, é o que sei a respeito.
P/ joaquim em 18 out, 2008 às 23:06 e Nunão em 19 out, 2008 às 0:39,
Obrigado Nunão. Obrigado Joaquim.
De nada, Paulo. Agora vou lá pro PAMA-SP ver como estão as coisas. Se o tempo chuvoso deixar ver alguma coisa, é claro.
[…] Aérea) precisou fazer uma apresentação bastante reduzida. Mas muita gente que entrou no hangar de onde são feitas as grandes revisões dos F-5 pôde ver quatro “Mikes” em diferentes etapas do […]
Olá Paulo (Taubaté)…olá Nunão…
Talvez eu esteja enganado….mas alguns F-5E chegaram desmomtados em Cumbica á bordo de C-130…
Com relação ao Domingo Aéreo 2008 no PAMA-SP, a meteorologia foi a pior nos ultimos 6 anos, entretanto, o contato humano foi muito bom. Agradeço a Deus por ter condições de ter chegado ás 7:00 da manhã e ter saido ás 19:00 hrs……E espero que a coisa continue assim……
abraços a todos……
Gostaria de saber se tem quadro de pessoas civis que trabalham no PAMA
e como essas pessoas conseguiram esse emprego.
[…] Fotos das revisões dos F-5 no PAMA-SP […]
As fotos comprovam que as forças armadas possuem em seus quadros pessoal altamente qualificado. Como pode ser observado, as aeronaves foram totalmente desmontadas. Observe-se que não existe grande diferença entre os processos de produção e manutenção dos caças. Temos total condição de produzir nossos próprios caças e armamentos utilizando o conhecimento e a disposição de nossos especialistas militares (eu mesmo, um especialista em instrumentação – Mirage) Poderíamos criar duas ou três unidades de produção de armamentos. Uma, certamente, na base aérea de anápolis, outra em São José dos Campos, aproveitando a mão de obra especializada na área. Isto não impede… Read more »
PARABÉNS AO PAMA PELO MAGNÍFICO TRABALHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
As implicações em se ter tal capacidade técnica são claras e representam a potencialidade da FAB em integrar um complexo industrial-militar brasileiro capaz de reunir todos os processos de manutenção, upgrade e revitalização de seu material.
Novamente parabéns por um serviço bem feito!!!!
Alguém aqui vai?
Eu estarei lá!!!
Abração
Eu iria se morasse por lá…
E o amx?? cm anda o processo d modernização?? Será q ningm pod me resp?? ja perg várias vezes isso!! Do f5 ja ta xeio d imagens.
Uma pergunta: Todos os F-5E foram modernizados?
Até hoje, confirmado 26 aeronaves!!
[]s
Belas fotos! Parabens!
Humm… Vai demoráááááá….Risss…
PJMS, valeu.
Um abraço.
Porque o trilho externo esta ocupado?Algo funcional?
Cinquini.
Eu estarei lá com certeza.
Aproveito para parabenizar o pessoal do PAMA.
Se tivessemos pessoas competentes assim na esfera do governo, certamente teriamos um país muito mais capacitado.
Vejam que belo trabalho. O 24 da foto, que aparece no osso, foi para a Red Flag. Ele está no 1GAvCa na BASC.
Se morasse em São Paulo, certamente estaria por lá. Parabéns ao PAMA e a FAB. O Brasileiro nutre uma admiração pela aviação que não é novidade pra ninguém, poderíamos ter alguma feira aérea internacional no país.
Paulo Costa, vc se refere à última foto?
No caso é só um velho AIM-9B, para efeito de expor ao público em geral (assim como a pequena amostra de armamento no chão). Deve ficar estocado no PAMA pra isso mesmo, além de talvez servir pra testar as conexões etc.
Ok,obrigado…
ki belo lugar pra se fazer um Museu de aeronautica…..
Aqueles aviões que estão apodrecendo em Bebedouro e os que se perderam por relaxo da Fundação Santos Dumont…ficariam bem instalados lá no PAMA-SP
Acho que o aviões “AMX A1” e os caças “F1” da Marinha, também deve ser modernizados igual aos “F5”.
Acho que o aviões “AMX A1” e os caças “F1” da Marinha, também deve ser modernizados igual aos “F5” e porque não modernizar os Mirage F2000.
Alguém poderia me dizer, ou melhor, me esclarecer uma coisa: como so F-5 chegam ao PAMA São Paulo? De carreta, ou a bordo de um C-130 da FAB? Pergunto pelo seguinte. Moro aqui na Casa Verde, em SP. Mais ou menos alinhado com a pista. Até nesse momento mesmo que escrevo, os aviões e helicópteros vêm e vão. Mas avião da FAB, só vi mesmo certa vez um Bufalo, e outro Bandeirante. Helicópteros do Exército, alguns, algumas vezes, como na proteção ao Papa Bento XVI, como Pantera, Cougar. Os Super Puma da FAB também já. Mas a dúvida ainda persiste.… Read more »
Olá Paulo….boa noite…
Os F-5 chegam a PAMA-SP de carreta…..
Eles vêm á bordo de C-130 até Cumbica (Guarulhos)….
O Campo de Marte já teve muito movimento de aviões militares….a hurbanização colocou limitações…
Apesar de td…o Campo de Marte irá longe…irá sobreviver….
abraço amigo
ps………..URBANIZAÇÃO
Paulo, só complementando o que escreveu o Joaquim, pelo que sei eles chegam voando até Cumbica, onde se faz todo o procedimento de recebimento etc. Aí vão de carreta pro PAMA, passam pela grande revisão e tudo o mais e fazem ensaio de pista lá mesmo. Se tudo está ok no ensaio de pista, vão de carreta pra Cumbica totalmente montados, e de lá decolam para os testes de vôo. Enfim, é o que sei a respeito.
P/ joaquim em 18 out, 2008 às 23:06 e Nunão em 19 out, 2008 às 0:39,
Obrigado Nunão. Obrigado Joaquim.