O Tucano foi selecionado em 1985 pela Royal Air Force para substituir os aviões Jet Provost na formação básica de seus pilotos. O Jet Provost tinha entrado em serviço em 1955.
Setenta por cento mais barato de operar do que o Jet Provost, o Tucano utilizado pela RAF difere da versão originalmente desenvolvida pela Embraer, e utilizada por muitas forças aéreas em todo o globo. A principal diferença é o motor – a RAF escolhendo um turboélice Garrett, no lugar do Pratt & Whitney normal. Com o aumento da performance resultante, surgiram alguns problemas que causaram um certo  atraso na entrada em serviço do Tucano. Outras mudanças incluíram uma cabine do piloto com esquema semelhante ao do treinador à jato Hawk e o reforço da célula.
Assim que os problemas iniciais foram resolvidos, o Tucano entrou em serviço em 1989.
A introdução do Tucano permitiu à RAF racionalizar seu currículo de formação básica, voando aeronaves com duas vezes o alcance do Jet Provost, permitindo que duas saídas possam ser feitas antes que se necessite de reabastecimento. Outra vantagem do Tucano é a sua capacidade de subir a 15.000 pés em apenas 6 minutos, bem mais rápido que os 15 minutos do Jet Provost.
O Tucano britânico foi produzido sob licença no Reino Unido pela Short Brothers e chegou a ser exportado para o Quênia e o Kuwait.

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