Até agora o Rafale, só tá levando bomba na cabeça na enquete.
Engraçado, a quantidade de votos em qualquer opção é maior que a do Rafale.
Se o governo der como vencedor o Rafale, vou querer ver ele explicar o motivo. Essa eu quero ver, será que eles são tão cara de pau assim, provavelmente se dar Rafale terá uma CPI. Aí vão jogar M no ventilador, que vai se espalhar e vai cair bem em cima dos SUBS.
Vai ser uma lambança só.
Tecnocop
Visitante
14 anos atrás
Esse jammer pod vai servir pra multiplas funções? tipo desvio de misseis contra o próprio caça?
Robson Br
Visitante
14 anos atrás
Sarkozy mostra-se confiante em venda de Rafale ao Brasil SÃO PAULO, 13 de abril de 2010 – O presidente francês Nicolas Sarkozy se disse “confiante” nesta terça-feira com a possibilidade de o Brasil escolher o avião de combate Rafale para sua Força Aérea. “As coisas avançam”, afirmou durante entrevista à imprensa no encerramento da cúpula de Washington sobre a segurança nuclear. Sarkozy e o presidente Luiz Inacio Lula da Silva mantiveram um encontro pela manhã em Washingon. O Rafale, do fabricante francês Dassault, que até agora nunca foi vendido ao exterior, disputa com o F/A-18 Super Hornet do americano Boeing… Read more »
Helder
Visitante
14 anos atrás
Sei que o melhor negócio quando não se gosta da programação é mudar de canal, mas, PUTZ, ninguém tá de saco cheio de ficar roendo este osso por mais de ano?
Robson Br
Visitante
14 anos atrás
Galante, você prometeu não falar mais nada do FX-2….rsrsrsrsr
So gripen, mais gripen não dá.
Podia colocar a origem de cada componente, para so assim termos a realidade do caça.
poderia tambem colocar as suites do rafale e F-18. a origem de cada componente. Só assim teremos a verdade.
Só a favor do gripen não dá.
Artur
Visitante
14 anos atrás
Alguma boa alma me explica para que serve cada objeto daquela suíte.
Obrigado, Artur.
Robson Br
Visitante
14 anos atrás
Bastou uma notícia que não tem nada a ver e a turma assanhou toda.
Desde o início já se falava do super tucano pa USN. Até o Jobim já tinha falado disso no ano passado e estava precionando o Itamaraty para correr com o acordo com os estados unidos. Provavelmente a venda dos ST sera casada com outra coisa.
A coisa já esta decidida e essa que um prefere uma coisa é conto da carochinha. Se fosse verdade a turma do pijama da FAB já tinha se manifestado.
Robson Br
Visitante
14 anos atrás
Que ironia esta enquete. Não tiveram coragem de colocar o autoCAD gripen NG (não gerara) sozinho para disputar com o outro que em todas as enquetes saiu vencedor….assim chega.
Duvido que a Suécia e SAAB terao tanta tecnologia para colocar neste aviao como estao prometendo,com certeza nao será fácil superar o Rafale e o Sukhoi 35-BM,aí vao para os fonecedores internacional o que já é uma bomba,exemplo é o motor americano,isso impedi a transferencia de tecnologia,tenho certeza que a melhor opçao seria o Brasil comprar o Sukhoi-35,afinal eles produzem seus caças com tecnologia 100% russa e a transferencia de tecnologia eles mostraram muito bem com a CHINA o SUKHOI-27 e a ÍNDIA O SUKHOI-30,isto sim é transferencia de tecnologia que esperamos e que o Brasil perceba este exemplos claros… Read more »
Marcos
Visitante
14 anos atrás
O que de melhor pode acontecer ao Fx2 é ser encerrado. Ao menos esta é minha esperança (praticamente não existe), para fugir dos rafalecos, se é que tem como.
Top Gun
Visitante
14 anos atrás
Pra falar a verdade é difícil encontrar informações precisas sobre o que é e como funciona o SPECTRA do Rafale.
Galante, esse link que vc postou falam de vários sensores, menos do SPECTRA.
vlw
Robson Br
Visitante
14 anos atrás
Boa noite…..
dormiremos na frente de novo, mesmo sendo colocado sozinho para levar cacetada…
rsrsrsrsrsrs
Sirkis
Visitante
14 anos atrás
Saudações!
Sem falar que o fly-by-wire do Rafale é americano…
O sistema de gerenciamento de navegação do Rafale é americano…
Medidor e gerenciador de pressão de óleo dos motores do Rafale são americanos…
Metade dos composites no Ralale é americana…
Boa Noite!
Asimov
Visitante
14 anos atrás
Aqui detalhes do Spectra:
Nick
Visitante
14 anos atrás
Interessante esse Spectra genérico do Gripen, mas é da versão C ou a proposta para o NG?? Teria um texto descritivo das capacidades dessa suíte de guerra eletrônica?? O que mais chamou a atenção foi o Towed Decoy embutido nas asas, uma solução interessante.
Caro Robson BR, se eu fosse o Sarkô, ficaria esperto….apesar que ele tem uma tropa de choque bem postada no GF, Lula vai medir vários parâmetros antes de tomar uma decisão.
[]’s
Sirkis
Visitante
14 anos atrás
Saudações Top Gun!
O SPECTRA nada mais é do que os sistemas e sensores que o Rafale tem. O mesmo acontece no Gripen NG. Supr Hornet, F-22, F-16, etc.
Enquanto esses sistemas são aprovados e funcionam no Super Hornet e no JAS-39C/D, no Rafale ainda encontram problemas. Alguém já parou para pensar um dos motivos que fez o Rafale ficar no último lugar do short list?
Boa Noite!
Nick (In) Fury
Visitante
14 anos atrás
Tecnicamente o Gripen tem um amplo e bem estruturado sistema de sensores, dispistadores, RWR, de medidas e contramedidas, dentre outros. Boa parte destes sistemas podem ser construídos no Brasil pela Elbit via Aeroeletrônica. Muitos destes podem ser desenvolvidos por indústrias do parque tecnológico aeroespacial do interior de São Paulo. O SPECTRA ainda é uma grande incógnita, a falta de indústrias de computadores e semicondutores de grande porte, como a Intel, AMD e IBM, tem feito a França adotar tecnologias caras, de confiabilidade questionável e que consomem muita energia, gerando problemas de instabilidade elétrica e de superaquecimento dos processadores Power PC… Read more »
Galileu
Visitante
14 anos atrás
Nick, ia falar do Towed Decoy nas asas……..tambem te chamou atenção né
Matheusts
Visitante
14 anos atrás
que continua acreditando na ToT Fracesa
que continua negando que o Gripen é o melhor para aprendermos
que continua falando mal do Hornet porque não vai dar codigos de fonte
que continua a berrar por algo que talves veja em apenas fotos
parem para pensar qual seria o melhor para o nosso pais
luis alberto
Visitante
14 anos atrás
Com relação ao tema Transferência de Tecnologia, a Saab Gripen ofertou e garantiu ao governo brasileiro, em sua proposta à Força Aérea Brasileira (FAB), a transferência total e irrestrita da tecnologia do caça Gripen NG. Em sua proposta, a Saab Gripen entregou à FAB todas as autorizações e liberações das licenças necessárias, de todos os parceiros e fornecedores da Saab, independentemente do país de origem, para a total transferência de tecnologia para o Brasil. A Saab Gripen ofereceu, conforme solicitado, preços garantidos para o caça Gripen NG, incluindo toda a Transferência de Tecnologia, sem qualquer forma de reajuste ou de… Read more »
Darkman
Visitante
14 anos atrás
Seria interessante se o ganhar esse FX2 e deois ele ficar parado no Hangar servindo de poleiro de pombo, que os amantes desse vetor pagassem do seu bolso todo o custo de manutenção e custeio do mesmo. Com todo o gasto previsível na sua manutenção e manuseio tem alguns que defendem o Rafale. A FAB vive numa penúria enorme nem os MIrage 2000 surados conseguem voar como deviam, imagina os Rafalecos. Muitos não sabem ou não querem enxergar que não temos orçamento para manter o “fedido” em condições normais de uso. O orçamento deste ano já foi cortado pelo GF… Read more »
Darkman
Visitante
14 anos atrás
Completando sobre TT, o próprio Presidente da Embraer, falou abertamente que essa Transferência de Tecnologia é utopia e que nunca um País que a domina vai passar a outro somente por venda.
Darkman,
” Não suporta o rafale e sua turma também !!!! ”
Abs.
drcoakroach
Visitante
14 anos atrás
Gripen FPU e RAU:
Trambolhao do Rafale:
Gripen with Meteor:
Rafale with Meteor:
… ??? eles ainda chegam lah!
[]s!
drcoakroach
Visitante
14 anos atrás
Mais:
Gripen refueling probe:
Rafale: tsc, tsc, tsc, non retractable 8)
[]s!
Lanterna Verde
Visitante
14 anos atrás
Aho que já foi devidamente provado em vários exercícios internacionais, que o Spectra do Rafale é comparável a poucos sistemas de defesa de míssies com grande eficiência, além de ter toda a tecnologia empregada de procedência francesa, já esta suíte do Gripen fica meio complicado, pois o avião ainda nem saio do papel, torna-se bastante difícil a comparação entre um que existe e outro que esta no papel, e cá entre nós amigos, na maioria dos textos que foram publicados na internet o Gripen visto por muitos como um grande salto para a indústria brasileira promete que contruiremos uma boa… Read more »
Nick (In) Fury
Visitante
14 anos atrás
Lanterna Verde a suite Spectra ainda não demonstrou a que veio. Tem vários problemas de instabilidade elétrica derivado de semicondutores caros e de baixa tecnologia. E ele nunca foi realmente exigido num ambiente de guerra jamming e multi-imagem. O pessoal do UAE não acredita que ele faça metade do que diz, eu também tenho duvidas. Para um pouco mais de conhecimento leia abaixo: “what Spectra offers are relatively simplistic signals generated by its prominent but inflexible and simplistic transmitters.(Based on narrow-band, inefficient MMICs, a constraint imposed by the lack of a domestic supplier for more modern MMICs, the same issue… Read more »
Top Gun
Visitante
14 anos atrás
>>Asimov disse: 13 de abril de 2010 às 22:16 Aqui detalhes do Spectra: – ahh vlw asimov! Brigadão pela informação. >>Sirkis disse: 13 de abril de 2010 às 22:19 Saudações Top Gun! O SPECTRA nada mais é do que os sistemas e sensores que o Rafale tem. O mesmo acontece no Gripen NG. Supr Hornet, F-22, F-16, etc. Enquanto esses sistemas são aprovados e funcionam no Super Hornet e no JAS-39C/D, no Rafale ainda encontram problemas. Alguém já parou para pensar um dos motivos que fez o Rafale ficar no último lugar do short list? Boa Noite! – Olá Sirkis,… Read more »
Alex Nogueira
Visitante
14 anos atrás
Olá, se alguém tiver informações detalhadas sobre o uso de cabides duplos de mísseis ar-ar para uso no Gripen, por favor postem aqui. Acho interessante o uso do mesmo nos SH, e queria saber o quanto o Gripen pode ser afetado usando o mesmo sistema.
Vader
Visitante
14 anos atrás
Alex Nogueira, até onde sei o Gripen utiliza-se de cabides duplos também.
E interessantíssimo o Chamariz Rebocado do Gripen que, pelo visto, integra-se com as demais contramedidas, como o do SH. A pergunta a ser feita é: será que é da Raytheon também ou o suecos desenvolveram localmente.
Isso porque até onde sei a Raytheon seria a única no mundo a produzir de forma seriada algo assim.
Pergunto aos expertos (kd o Bosco?): há como o chamariz rebocado ser recuperado de alguma maneira ou ele é necessariamente expendable durante o vôo, ainda que não chegue a ser utilizado?
Abs.
Top Gun
Visitante
14 anos atrás
Veider (hehe), o towed decoy é recolhido pela aeronave se não utilizado.
vlw
Alex Nogueira
Visitante
14 anos atrás
Pelo que eu li em uma edição da Revista Força Aerea, o Gripen iria fazer uso de uma versão com decoys descartáveis. Acredito que caso não seja utilizado pode ser simplesmente descartado ou recolhido.
Miguel
Visitante
14 anos atrás
Fiz dois comentários e até agora eles não apareceram.
Será que é pq ele contém críticas ao Gambiarra ?!
Lembro que os comentários de alguns aqui do blog, que estão recheados de críticas ao Rafale, são publicados.
Pode cíticar de um e do outro não ???
NOTA DOS EDITORES: PREZADO MIGUEL, POR ALGUM MOTIVO O SEU COMENTÁRIO FICOU PRESO NA CAIXA DE SPAM. TENHA PACIÊNCIA E SEMPRE QUE POSSÍVEL OS MODERADORES ESTARÃO LIBERANDO ESTES COMENTÁRIOS PRESOS.
but France does not currently have the resources or certain key technologies to contemplate designing or building a system that would approach the power and flexibility of something like the F-35s EW system with its unparalled stealthy low power jamming modes.
Mas comparar c/ o F-35 é totalmente sem sentido, pois o ac americano é de uma geração á frente.
Por outro lado a capacidade da tecnologia sueca, pode ser mesurada pelo mto bom desempenho do Erijammer.
Até agora o Rafale, só tá levando bomba na cabeça na enquete.
Engraçado, a quantidade de votos em qualquer opção é maior que a do Rafale.
Se o governo der como vencedor o Rafale, vou querer ver ele explicar o motivo. Essa eu quero ver, será que eles são tão cara de pau assim, provavelmente se dar Rafale terá uma CPI. Aí vão jogar M no ventilador, que vai se espalhar e vai cair bem em cima dos SUBS.
Vai ser uma lambança só.
Esse jammer pod vai servir pra multiplas funções? tipo desvio de misseis contra o próprio caça?
Sarkozy mostra-se confiante em venda de Rafale ao Brasil SÃO PAULO, 13 de abril de 2010 – O presidente francês Nicolas Sarkozy se disse “confiante” nesta terça-feira com a possibilidade de o Brasil escolher o avião de combate Rafale para sua Força Aérea. “As coisas avançam”, afirmou durante entrevista à imprensa no encerramento da cúpula de Washington sobre a segurança nuclear. Sarkozy e o presidente Luiz Inacio Lula da Silva mantiveram um encontro pela manhã em Washingon. O Rafale, do fabricante francês Dassault, que até agora nunca foi vendido ao exterior, disputa com o F/A-18 Super Hornet do americano Boeing… Read more »
Sei que o melhor negócio quando não se gosta da programação é mudar de canal, mas, PUTZ, ninguém tá de saco cheio de ficar roendo este osso por mais de ano?
Galante, você prometeu não falar mais nada do FX-2….rsrsrsrsr
So gripen, mais gripen não dá.
Podia colocar a origem de cada componente, para so assim termos a realidade do caça.
poderia tambem colocar as suites do rafale e F-18. a origem de cada componente. Só assim teremos a verdade.
Só a favor do gripen não dá.
Alguma boa alma me explica para que serve cada objeto daquela suíte.
Obrigado, Artur.
Bastou uma notícia que não tem nada a ver e a turma assanhou toda.
Desde o início já se falava do super tucano pa USN. Até o Jobim já tinha falado disso no ano passado e estava precionando o Itamaraty para correr com o acordo com os estados unidos. Provavelmente a venda dos ST sera casada com outra coisa.
A coisa já esta decidida e essa que um prefere uma coisa é conto da carochinha. Se fosse verdade a turma do pijama da FAB já tinha se manifestado.
Que ironia esta enquete. Não tiveram coragem de colocar o autoCAD gripen NG (não gerara) sozinho para disputar com o outro que em todas as enquetes saiu vencedor….assim chega.
Está deixando de ser sério…..
Robson, quando publicamos o artigo do Merialdo sobre o Rafale, publicamos uma ilustração da suíte eletrônica do Rafale, com sua famosa SPECTRA.
A suíte do Gripen ainda é desconhecida da maioria dos leitores e é bom assunto para discussão.
No dia 5 de abril publicamos notícia do novo sensor DDM NG (Détecteur De Missile de Nouvelle Génération) do Rafale.
Interessante, não sabia que também utilizava o towed decoy. Sabia que o SH usava, mas não o Gripen.
Queria informações sobre o RWR do Gripen se possível.
vlw
Duvido que a Suécia e SAAB terao tanta tecnologia para colocar neste aviao como estao prometendo,com certeza nao será fácil superar o Rafale e o Sukhoi 35-BM,aí vao para os fonecedores internacional o que já é uma bomba,exemplo é o motor americano,isso impedi a transferencia de tecnologia,tenho certeza que a melhor opçao seria o Brasil comprar o Sukhoi-35,afinal eles produzem seus caças com tecnologia 100% russa e a transferencia de tecnologia eles mostraram muito bem com a CHINA o SUKHOI-27 e a ÍNDIA O SUKHOI-30,isto sim é transferencia de tecnologia que esperamos e que o Brasil perceba este exemplos claros… Read more »
O que de melhor pode acontecer ao Fx2 é ser encerrado. Ao menos esta é minha esperança (praticamente não existe), para fugir dos rafalecos, se é que tem como.
Pra falar a verdade é difícil encontrar informações precisas sobre o que é e como funciona o SPECTRA do Rafale.
Galante, esse link que vc postou falam de vários sensores, menos do SPECTRA.
vlw
Boa noite…..
dormiremos na frente de novo, mesmo sendo colocado sozinho para levar cacetada…
rsrsrsrsrsrs
Saudações!
Sem falar que o fly-by-wire do Rafale é americano…
O sistema de gerenciamento de navegação do Rafale é americano…
Medidor e gerenciador de pressão de óleo dos motores do Rafale são americanos…
Metade dos composites no Ralale é americana…
Boa Noite!
Aqui detalhes do Spectra:
Interessante esse Spectra genérico do Gripen, mas é da versão C ou a proposta para o NG?? Teria um texto descritivo das capacidades dessa suíte de guerra eletrônica?? O que mais chamou a atenção foi o Towed Decoy embutido nas asas, uma solução interessante.
Caro Robson BR, se eu fosse o Sarkô, ficaria esperto….apesar que ele tem uma tropa de choque bem postada no GF, Lula vai medir vários parâmetros antes de tomar uma decisão.
[]’s
Saudações Top Gun!
O SPECTRA nada mais é do que os sistemas e sensores que o Rafale tem. O mesmo acontece no Gripen NG. Supr Hornet, F-22, F-16, etc.
Enquanto esses sistemas são aprovados e funcionam no Super Hornet e no JAS-39C/D, no Rafale ainda encontram problemas. Alguém já parou para pensar um dos motivos que fez o Rafale ficar no último lugar do short list?
Boa Noite!
Tecnicamente o Gripen tem um amplo e bem estruturado sistema de sensores, dispistadores, RWR, de medidas e contramedidas, dentre outros. Boa parte destes sistemas podem ser construídos no Brasil pela Elbit via Aeroeletrônica. Muitos destes podem ser desenvolvidos por indústrias do parque tecnológico aeroespacial do interior de São Paulo. O SPECTRA ainda é uma grande incógnita, a falta de indústrias de computadores e semicondutores de grande porte, como a Intel, AMD e IBM, tem feito a França adotar tecnologias caras, de confiabilidade questionável e que consomem muita energia, gerando problemas de instabilidade elétrica e de superaquecimento dos processadores Power PC… Read more »
Nick, ia falar do Towed Decoy nas asas……..tambem te chamou atenção né
que continua acreditando na ToT Fracesa
que continua negando que o Gripen é o melhor para aprendermos
que continua falando mal do Hornet porque não vai dar codigos de fonte
que continua a berrar por algo que talves veja em apenas fotos
parem para pensar qual seria o melhor para o nosso pais
Com relação ao tema Transferência de Tecnologia, a Saab Gripen ofertou e garantiu ao governo brasileiro, em sua proposta à Força Aérea Brasileira (FAB), a transferência total e irrestrita da tecnologia do caça Gripen NG. Em sua proposta, a Saab Gripen entregou à FAB todas as autorizações e liberações das licenças necessárias, de todos os parceiros e fornecedores da Saab, independentemente do país de origem, para a total transferência de tecnologia para o Brasil. A Saab Gripen ofereceu, conforme solicitado, preços garantidos para o caça Gripen NG, incluindo toda a Transferência de Tecnologia, sem qualquer forma de reajuste ou de… Read more »
Seria interessante se o ganhar esse FX2 e deois ele ficar parado no Hangar servindo de poleiro de pombo, que os amantes desse vetor pagassem do seu bolso todo o custo de manutenção e custeio do mesmo. Com todo o gasto previsível na sua manutenção e manuseio tem alguns que defendem o Rafale. A FAB vive numa penúria enorme nem os MIrage 2000 surados conseguem voar como deviam, imagina os Rafalecos. Muitos não sabem ou não querem enxergar que não temos orçamento para manter o “fedido” em condições normais de uso. O orçamento deste ano já foi cortado pelo GF… Read more »
Completando sobre TT, o próprio Presidente da Embraer, falou abertamente que essa Transferência de Tecnologia é utopia e que nunca um País que a domina vai passar a outro somente por venda.
Darkman,
” Não suporta o rafale e sua turma também !!!! ”
Abs.
Gripen FPU e RAU:
Trambolhao do Rafale:
Gripen with Meteor:
Rafale with Meteor:
… ??? eles ainda chegam lah!
[]s!
Mais:
Gripen refueling probe:
Rafale:
tsc, tsc, tsc, non retractable 8)
[]s!
Aho que já foi devidamente provado em vários exercícios internacionais, que o Spectra do Rafale é comparável a poucos sistemas de defesa de míssies com grande eficiência, além de ter toda a tecnologia empregada de procedência francesa, já esta suíte do Gripen fica meio complicado, pois o avião ainda nem saio do papel, torna-se bastante difícil a comparação entre um que existe e outro que esta no papel, e cá entre nós amigos, na maioria dos textos que foram publicados na internet o Gripen visto por muitos como um grande salto para a indústria brasileira promete que contruiremos uma boa… Read more »
Lanterna Verde a suite Spectra ainda não demonstrou a que veio. Tem vários problemas de instabilidade elétrica derivado de semicondutores caros e de baixa tecnologia. E ele nunca foi realmente exigido num ambiente de guerra jamming e multi-imagem. O pessoal do UAE não acredita que ele faça metade do que diz, eu também tenho duvidas. Para um pouco mais de conhecimento leia abaixo: “what Spectra offers are relatively simplistic signals generated by its prominent but inflexible and simplistic transmitters.(Based on narrow-band, inefficient MMICs, a constraint imposed by the lack of a domestic supplier for more modern MMICs, the same issue… Read more »
>>Asimov disse: 13 de abril de 2010 às 22:16 Aqui detalhes do Spectra: – ahh vlw asimov! Brigadão pela informação. >>Sirkis disse: 13 de abril de 2010 às 22:19 Saudações Top Gun! O SPECTRA nada mais é do que os sistemas e sensores que o Rafale tem. O mesmo acontece no Gripen NG. Supr Hornet, F-22, F-16, etc. Enquanto esses sistemas são aprovados e funcionam no Super Hornet e no JAS-39C/D, no Rafale ainda encontram problemas. Alguém já parou para pensar um dos motivos que fez o Rafale ficar no último lugar do short list? Boa Noite! – Olá Sirkis,… Read more »
Olá, se alguém tiver informações detalhadas sobre o uso de cabides duplos de mísseis ar-ar para uso no Gripen, por favor postem aqui. Acho interessante o uso do mesmo nos SH, e queria saber o quanto o Gripen pode ser afetado usando o mesmo sistema.
Alex Nogueira, até onde sei o Gripen utiliza-se de cabides duplos também.
E interessantíssimo o Chamariz Rebocado do Gripen que, pelo visto, integra-se com as demais contramedidas, como o do SH. A pergunta a ser feita é: será que é da Raytheon também ou o suecos desenvolveram localmente.
Isso porque até onde sei a Raytheon seria a única no mundo a produzir de forma seriada algo assim.
Pergunto aos expertos (kd o Bosco?): há como o chamariz rebocado ser recuperado de alguma maneira ou ele é necessariamente expendable durante o vôo, ainda que não chegue a ser utilizado?
Abs.
Veider (hehe), o towed decoy é recolhido pela aeronave se não utilizado.
vlw
Pelo que eu li em uma edição da Revista Força Aerea, o Gripen iria fazer uso de uma versão com decoys descartáveis. Acredito que caso não seja utilizado pode ser simplesmente descartado ou recolhido.
Fiz dois comentários e até agora eles não apareceram.
Será que é pq ele contém críticas ao Gambiarra ?!
Lembro que os comentários de alguns aqui do blog, que estão recheados de críticas ao Rafale, são publicados.
Pode cíticar de um e do outro não ???
NOTA DOS EDITORES: PREZADO MIGUEL, POR ALGUM MOTIVO O SEU COMENTÁRIO FICOU PRESO NA CAIXA DE SPAM. TENHA PACIÊNCIA E SEMPRE QUE POSSÍVEL OS MODERADORES ESTARÃO LIBERANDO ESTES COMENTÁRIOS PRESOS.
Valeu pela info Top Gun, não sabia, achei que fosse “descartável”.
Abs.
como montar um aeromodelismo.(GRIPEN)
but France does not currently have the resources or certain key technologies to contemplate designing or building a system that would approach the power and flexibility of something like the F-35s EW system with its unparalled stealthy low power jamming modes.
Mas comparar c/ o F-35 é totalmente sem sentido, pois o ac americano é de uma geração á frente.
Por outro lado a capacidade da tecnologia sueca, pode ser mesurada pelo mto bom desempenho do Erijammer.
“como montar um aeromodelismo.”
Visite a Helibrás, em Itajubá, MG.
“…Isso porque até onde sei a Raytheon seria a única no mundo a produzir de forma seriada algo assim.”
E o outrora tão polêmico DAS, do Typhoon???
Ops…errei!!!
O correto é:
DASS – Defensive Aid Sub System
(http://www.eurofighter.com/et_as_sf_da.asp)
Caro Mauricio R.
Caro amigo Mauricio ” visite a Hellibrás , em Itajubá, MG.
Caro amigo nessa voce judiou nocaute rssrsrsrsrsrsrsrs
Forte abraço Mauricio R.
Valeu, Urutau!!!