RAF no Afeganistão: trocam-se os esquadrões, ficam os aviões
No dia 19 de outubro de 2009, o 12º Esquadrão da RAF (Real Força Aérea) deu adeus a Kandahar para voltar à sua base em Losssimouth na Escócia , mas os seus Tornados GR4 ficaram. Eles serão operados pelos integrantes do 31º esquadrão, provenientes da base da RAF de Marham, substituindo o pessoal de Losssimouth. Na foto menor, o comandante do 12º esquadrão, Wing Commander (Comandante de Ala) James Linter é rendido no serviço pelo comandante do 31º esquadrão, Wing Commander Ian Gale (à direita), no último dia 15 de outubro, em Kandahar.
Os pilotos e pessoal de apoio do 12º esquadrão permaneceram em Kandahar por 4 meses, tendo substituído em junho a Joint Harrier Force. No total, foram voadas mais de 600 surtidas, incluindo 40 de alerta de apoio aéreo aproximado, respondendo a pedidos urgentes de forças terrestres sob fogo. Os Tornados do esquadrão foram os primeiros a utilizar a nova bomba guiada Paveway IV (que permite ataques a qualquer hora e em quaisquer condições de tempo)em alvos reais.
Além das missões de apoio aéreo, os Tornados GR4 também cumpriram missões de reconhecimento (mais de 100, no total), utilizando o pod RAPTOR, específico da aeronave (Reconnaissance Airborne Pod for Tornado).
Segundo o Líder de Esquadrão (Sqd Leader) Richard Osselton, boa parte do pessoal do 12º está na unidade há mais de oito anos, tendo bastante experiência no Tornado. A operação da aeronave não teria sido por demais complicada no TO Afegão, segundo Osselton, pelo Tornado sofrer menos com a poeira fina, já que se trata de um avião “totalmente elétrico”, beneficiando-se das condições locais de baixa humidade, mesmo a altas temperaturas (acima de 45°C). Em média, o esquadrão cumpriu seis surtidas diárias, com duração entre 3 e 4 horas cada.
Os 148 militares baseados em Lossiemouth (12 pilotos, 12 operadores de sistemas de armas / navegadores e 124 da equipe de terra), além de integrantes do 617º e 14º esquadrões já retornaram à Escócia.
FONTE E FOTOS: RAF
SAIBA MAIS:
Qual a razão de traduzirem à letra as patentes da RAF? Já que este é um blog brasileiro, fazia mais sentido indicarem as patentes correspondentes da FAB.
Wing Commander – Tenente Coronel
Squadron Leader – Major
Ramillies,
Na minha opinião, essas correspondências são quase sempre muito relativas, não só em relação à RAF, mas também em relação a diversas outras forças, tanto no que se refere a hierarquia quanto abrangência do comando.
Assim, acho mais coerente fazer a tradução e mostrar a patente também no seu original.
Saudações!
Nossa, linda foto de uma das mais maravilhosas aeronaves de todos os tempos, essa virou wallpaper, parabéns ao Aéreo.
Sds.
Gente, tem um site que ta falando que é amanha que o Brasil vai escolher o RAFALE. Segundo a imprensa Francesa, o anuncio seria amanha. Mas lembremos que o ministerio da defesa falou que so seria em novembro.
Eu duvido que vai ser amanhã, mas …
O link abaixo mostra a nota desta informação
Um abraço
http://www.claudiohumberto.com.br/principal/index.php
Pergunta off tópico
Como se usa imagem no avatar?
falcon…..
Pelo que fiquei sabendo Junite Saito disse que é amanhã que a fab diz a sua escolha, mas seria só a escolha da fab!
BUEMBA ! BUEMBA ! Como diria José Simão.
Fontes de Água de Lindóia me revelaram o argumento definitivo que os EUA colocaram em sua proposta p/ vencer o FX-2 :
O Super Hornet é único dos 3 ( ainda que na versão primitiva ‘só’ Hornet ) que possui experiência em combate contra … NAVES ESPACIAIS – lembram-se do Independence Day ??? Filme ‘hestórico’ baseado em ‘fatos venérios’ da invasão da Terra por ETs em que de forma inédita, os americanos salvam a Terra dos invasores, uma pérola de Roliudi !!!
Pra mim, essa eles já levaram.
Nunão,
Compreendo o teu racicionio. No entanto, se a noticia fosse sobre a USAF, por exemplo, era inevitavel que “Lieutenant Colonel” correspondesse a “Tenente Coronel” (até pela semelhança da grafia), quaisquer que sejam as diferenças de hierarquia ou abrangência de comando.
A NATO tem um sistema de correspondência entre as patentes dos vários países membros (STANAG 2116), na qual Lieutenant Colonel e Wing Commander têm o código OF-5, logo equiparáveis.
Peço desculpa pelo pedantismo, mas não consigo evitar. 😉
Saudações.
Bom exemplo, Ramillies, e pode continuar com o “pedantismo” que é assim que cada leitor aprende mais por aqui, os editores incluídos.
Mas justamente para evitar confusões, é que eu coloco o posto “traduzido” e em versão original e não adaptado – e quem quiser pesquisar mais em busca de mais detalhes, pode sempre ficar à vontade. Porque não é só patente, pois patentes parecidas muitas vezes têm poderes e comandos diferentes em países diferentes, mesmo com toda a padronização da OTAN.
Saudações!
souza,
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Nunão,
Tens toda a razão. A minha tendência é fazer a correpondência com o esquema de patentes com o qual o meu interlocutor está mais familiarizado, nem que o encaixe às vezes tenha de ser a martelo.
Saudaçoes.
Hehe, tem razão, Ramillies.
Com certeza deve-se levar em conta o interlocutor. E aqui no Blog, eles são das mais diversas procedências e conhecimentos, inclusive no que se refere a patentes (o conhecimento das mesmas e o uso também…)
Saudações!
Na Foto…Panavia Tornado…Eu adoro!!!!!!!!!!
meu Avatar funciona… não é lindo demais????
Obrigado ramillies !!!
Opa, avatar repetido… e tem um aí em riba que deveria ser proibido, tanto quanto a suástica… Aliás, sob este signo matou-se muito mais do que os nazistas…