O projeto continua marcando presença no site da EADS, mas a página do MAKO revela que a última atualização foi feita em julho do ano passado. Assim, parece cada vez menos provável que o Mako HEAT (Hight Energy Advanced Trainer – treinador avançado de alta energia) um dia deixe de ser apenas um mock-up frio, ou melhor, um mock-up “bacaninha”.

Uma pena, pois além de stealth (furtivo), o design é bonito e moderno, com características muito interessantes, como capacidade supersônica, performance adequada para simular perfis de vôo dos caças de última geração e modularidade, que se percebe pela grande similaridade entre a seção anterior da fuselagem nas versões monoposto e biposto, numa bela solução de design, como pode ser comprovado nas ilustrações abaixo.

 

Em contraste, o desenvolvimento do italiano Alenia Aermacchi M-346, que oferece várias capacidades similares às do Mako (embora seja de “aparência” menos stealth) prossegue, sendo atualmente o único treinador avançado / Lift de nova geração disponível na europa, nas palavras da empresa italiana. 

Foto e ilustração: airforce-technology

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