O F-16 e a Defesa Aérea da Itália, até 2012
Os Falcons italianos, que no início do contrato de leasing eram destinados a 45 mil horas de voo, atingiram 40 mil em janeiro deste ano
Com o final da vida útil operacional de seus F-104 ASA-M a partir dos anos 1990, a Força Aérea Italiana (Aeronautica Militare) necessitava cobrir um “gap” até o recebimento de caças Eurofighter Typhoon em quantidade suficiente para seus esquadrões de Defesa Aérea. A primeira solução foi operar, por meio de leasing de 10 anos junto à Força Aérea Real (RAF), o Tornado ADV (cuja operação na Aeronautica Militare deu-se a partir de 1995, sendo recebidas 24 unidades até 1997). Novos atrasos no programa Eurofighter 2000 levaram a uma decisão entre prosseguir no leasing dos Tornado ou operar, pelo mesmo sistema, outra aeronave. Assim, a Aeronautica Militare acabou devolvendo os Tornado ADV e firmou um contrato de “leasing chiavi in mano” de 34 caças F-16 provenientes da USAF. O contrato previa 45.000 horas de voo, com pagamento ligado ao número de horas voadas, entre 2003 e 2010. A primeira aeronave pousou na Itália em 28 de junho de 2003.
Esse acordo foi estendido, recentemente, para a operação de 14 caças até o final do primeiro semestre de 2012, num total programado de 47.000 horas de voo. Vale lembrar que são aeronaves F-16A Block 15, mas que foram capacitadas para emprego de mísseis AIM-120 AMRAAM, de disparo além do alcance visual (BVR – Beyond Visual Range).
Também recentemente, em 14 de janeiro, o F-16 atingiu uma marca importante em sua operação na Força Aérea Italiana: 40.000 horas de voo.
Assim, tudo caminha para que chegue realmente ao final esse programa de operação das aeronaves, denominado “Peace Cesar”. A comemoração foi marcada pela pintura de uma aeronave do 37° Stormo, emTrapani, que divide com o 5º Stormo (de Cervia, também equipado com os F-16) e os Typhoon do 36º Stormo (Gioia del Colle) e do 4º Stormo (Grosseto) a responsabilidade de defender o espaço aéreo italiano, tanto no âmbito nacional como no da OTAN. A aeronave pode ser vista liderando, na foto de abertura da matéria e na foto logo abaixo, uma formação de quatro aviões também portando pinturas especiais.
Em 11 de fevereiro deste ano, menos de um mês depois da comemoração das 40.000 horas de voo dos F-16 italianos, um dos caças caiu durante missão de treinamento. A aeronave era pertencente ao 5° Stormo e estava sendo pilotada pelo Major Luca Crovatti, que ejetou e foi resgatado do mar por uma embarcação civil, estando em boas condições de saúde. Não resultaram danos materiais ou a outras pessoas, além da perda do avião, estando em investigação as causas (uma primeira análise indica que o acidente foi causado por avaria na aeronave).
FONTE / FOTOS: Força Aérea Italiana (Aeronautica Militare)
VEJA TAMBÉM:
O F16 é muito bonito.
Comprem logo o F16 Block 60, façam um pedido firme para os F35.
Cancelem logo esse FX2.
[]
Fã da aviação de caça
RH-MG meu filho .
ninguem compra avião por ser bonito .
O Brasil quer transferençia de tecnologia do ganhador do fx-2 .
As cinco áreas prioritárias de avaliação são:
Transferência de tecnologia;
Domínio do sistema de armas pelo Brasil;
Acordos de compensação e participação da indústria nacional (offset);
Técnico-operacional; e
Comercial.
Exigir transferência de tecnologia é mole, eu quero ver colocar a mão no bolso e liberar verba para desenvolver a “nossa tecnologia” para não ficar mendingando dos outros.
1 – Cancele-se logo esse FX2, até porque não haverá ToT, a menos que o GF radicalize e escolha o Gripen (a Embraer não quer o francês e a Boeing não transfere toda a tecnologia); 2 – Faça-se uma encomenda à Lockheed-Martin de um esquadrão de F-16 Block 60 + AESA apenas para equipar o GDA, para entrega até o final do ano (deixa eles se virarem pra entregar); 3 – Mesmo ato, já se acerte com a mesma LM a compra de 5 esquadrões de F-35A, a US$ 100 milhões cada um, com entrega a partir de 2020, e… Read more »
Ah, e mais: os 12 F-16 Block 60 + AESA pro GDA poderão vir também em regime de Leasing: assim, com a chegada dos F-35 a FAB poderá optar por devolvê-los ou mantê-los no arsenal.
É fácil. Mas não, se a gente pode complicar, pra que facilitar? 🙂
Sds.
Quê isso cumpanhêro Filipi. E o jaba, cumé que fica?
ToT é eleitoreiro, só “noob” acredita
pra que ToT se não tem mão de obra, material e infra estrutura aqui.
pra que ToT se a FAB vai compra 30 aeronaves em 60 anos
pra que ToT se a AL não tem grana pra comprar
o argumento de Felipe tem fundamento total, ninguém vai Transferir tecnologia total, o mesmo que daqui a 15 anos as eronves do FX2 jah terão tecnologia ultrapassada, e com os f35 a historia muda.
Galileu: pra que ToT? então kde o argumento do FX2 que não é comprar aviões de pratileira? se não precisar, entao pode cancelar os 3 pois os Su-35 são melhores e foram cancelados pelo fato da ToT não estar clara.
Senhores,
O discurso deste governo é que não existirá mais compras de plateleira, que existe a necessidade de TT, depois veio esta história de parceiria estratégica etc etc.
Então F-16 + f-35 no way
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E aí, gente, só F-X2 por aqui? Ninguém quer colocar um pouco mais de Itália, da Aeronautica Militare no meio do assunto não? Horas de voo anuais, sistemas de armas, quantidade de esquadrões de defesa aérea, assunto não falta, mesmo que seja para comparar com FAB e F-X2.
E olha que até me deu apetite depois de escrever essa matéria, e fui comer um gnocchi no restaurante aqui perto…
Me nego a falar sobre FX2. Uma coisa que me encanta são as pinturas comemorativas… uma das mais bonitas que já vi foi a do MirageIII do GDA comemorando 30 anos de F103. Que tal um post sobre os trinta anos do Mirage em Anápolis? É uma historia batida, mas a foto do caça comemorativa é linda… e se lembram? da seleção campeâ do mundo sendo recepcionada por ele? Por outro lado, dias desses reclamei da escolha de siglas pela FAB para seus aviões.. até agora não entendi porque o CASA 295 ficou C105, o Mirage2000 ficou F2000, e outros… Read more »
Particularmente fiquei impressionado com o número de 40.000 horas nos sete anos de uso do caça, alguém tem ideia de quantas horas voamos por caça?
Fiz os calculos e deu em torno de 178 horas por ano nos F-16 Italianos..
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Esses comentários estão um saco, quem realmente entende algo já se cansou e não postam mais, agora ficam só as viúvas a falarem sempre a mesma coisa. Senhores tenho a solução para todos os problemas, demitimos todos da FAB e colocamos o Cps com sua bola de cristal para resolver todos os problemas.
Que saco isso, Bosco, Hornet, salvem-nos!!!!
Muito interessante a solução italiana para prover temporariamente alguma capacidade de defesa para o país. Porque nós não tentamos uma solução semelhante quando o Mirage III foi desativado? Acabamos comprando o Mirage 2000 quase no bagaço, com poucas horas de vôo sobrando. Sou capaz de apostar que, na ponta do lápis, a solução italiana deve ter sido, proporcionalmente ao número de aeronaves, mais barata do que a nossa e, em termos de defes aérea, mais eficaz, pois o conjunto F-16 com AIM-120 é superior ao par Mirage 2000 com o Super 530-D. Também dá para ver que os EUA não… Read more »
latino em 02 mar, 2010 às 13:52
Prezado Latino,
não disse que se compra avião pq ele é bonito.
E concordo com O Felipe CPS em gênero, número e grau.
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Fã da aviação de caça
Se não me engano a Saab, em parceria com o governo da Suécia, o ofereceram opção semelhante ao Brasil qdo o mesmo comprou os Mirage 2000… ofereceram alguns Gripen’s da Força Aérea Sueca em contrato de leasing, até que saísse o novo caça pra FAB. Acho q a Sukhoi tb fez o mesmo, oferecendo alguns SU-27 da Força Aérea Russa até o Brasil decidir qual caça comprar. E os preços eram bem melhores do que a compra dos F-2000 com vida limitada… Estranho como o Brasil gosta de pagar mais pela pior solução… e pelo que estou vendo isso se… Read more »
Realmente, a Itália fez uma ótima escolha de caça tampão. São esses exemplos que temos que copiar, e não deixar político se meter em assunto que não entendem.
Srs,
o problema do Brasil são os políticos, seja de qual partido for.
Leiam a ISTOÉ desta semana.
Será que dessa vez ele está sabendo??????
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Fã da aviação de caça
Disse tudo Pancho,
Sempre pagamos mais caro pela pior solução…
Tae um solução interessante para a FAB, um leasing com Rafale e F-18 e enquanto esperamos o Gripen NG!…. hahahahaha 😀 Claro poderemos esperar tb um F-35 ou PAKFA…. mas ae é sonhar demais .
[]’s
Caro Felipe CPS, este valor do F-35A está muito barato. Se o SH, o preço com a manutenção de 30 anos foi para mais ou menos $100.000, emagine um caça stealfh. Pode botar aí mais uns $70.000 mais o pacote de armas. Além que a hora de voo dele também é muito alta.
Abraços
Paulo
Um fato é certo: o F-16 é uma das melhores opções para caça “tampão”.
Paulo Silva em 02 mar, 2010 às 19:43:
Paulo, o preço do SH a US$ 100 milhões é com ToT. Sem ToT, de prateleira, o custo dele cai pra US$ 55 milhões.
Sds.