Malásia adia retirada de serviço dos MiG-29N
O governo da Malásia decidiu postergar a saída de serviço dos MiG-29N da Royal Malaysian Air Force (RMAF), programada para esse ano.
A retirada dos 18 aviões adquiridos em 1993 economizaria US$ 76 milhões anualmente, o que permitiria à RMAF pagar pela manutenção de outras aeronaves e sistemas. A RMAF pretende operar 10 MiG-29N por mais 5 anos, substituindo-os por outros 18 Sukhoi Su-30MKM.
A Aviação de Caça da Malásia opera além dos MiG-29N, 18 Sukhoi Su-30MKM, 8 Boeing F/A-18D Hornet, cerca de 9 F-5E remanescentes e 18 BAE Systems Hawk Mk.208.
Dos caças de origem soviética, vários são lindos! Particularmente, eu acho o Su-32 lindíssimo, mas as linhas do MiG-29 são muito tri…
q mistureba de aviões a malásia tem…
ta certo o brasil escolher um ou dois e padronizar isso.
deve ser um pesadelo de logística ter isso.
Simplismente Lindo!
Uma obra de Arte!
..ahahah ia falar isso robert.
Só faltou uns mirage, ai viraria uma salada de fruta completa!
Fiz uma conta rápida e cheguei ao assombroso valor de 4 milhões de dólares por ano por aeronave. Fala-se em 4 bilhões de dólares para manter os 36 Rafales na FAB por 30 anos, dando um valor unitario de 3,7 milhões por aeronave por ano. Sei que é um numero aproximado, porque nos 4 bilhões estão incluidos os armamentos e talvez o tempo não seja de 30 anos para todas as aeronaves. Mesmo assim, dá para entender porque o modelos russos foram eliminados do FX2. São muito caros para se manter.
comprinha de oportunidade pra argentina, ai elevam pra SMT e adquirem mais alguns pra brincar de tomar malvinas de novo
“Fala-se em 4 bilhões de dólares para manter os 36 Rafales na FAB por 30 anos, dando um valor unitario de 3,7 milhões por aeronave por ano. Sei que é um numero aproximado, porque nos 4 bilhões estão incluidos os armamentos ”
Não, não estão incluídos os armamentos.
Linda aeronave. Mikhoian Gurevich nunca fez caças de acrobacia.
nada no ocidente se compara as maravilhas de mikoyan gurevich e de pavel sukhoi, claro que por que tem um um dedinho de kurt tank e willy messershmit por tras, nao diretamente mas nao origem de td
MIG-29 e SU-27 (familia), a melhor maneira de que aviao bonito voa bem
*melhor maneira de dizer…
Senhor Galante e demais donos do Blog
Gostaria que vocês (se for possível) postassem esse vídeo de um Su-33 russo se matando para pousar num aeródromo. Ele utiliza do Empuxo vetorado para não bater na pista.
É sem sobre de duvidas, que o uso do Empuxo Vetorado não é nada ruim, não??
http://www.youtube.com/watch?v=UE6fJMSSl7U&feature=player_embedded
Esse vídeo Srs Administradores, rsrsr, é para matar qualquer outro caça de inveja.
E ai, foi ou não foi proposital???
Amigos… qual a versão mais atual da familia MIG? Porque este caça não foi oferecido no FX2?
Nem é bom citar esses F-5.. a FAB sempre se interessa!
É vero, equanto isso operamos umas perebas F5!!!!
What is in this number?
Sempre quando vejo um mig 29 fico pensando, o mig 35 deveria estar no fx-2.
Olá Grifo,
Mesmo considerando os 4 bilhões cheios, e um período mais curto, chegamos a valores de manutenção inferiores para o Rafale do que que o Mig29. Realmente, manter um aparelho desses é muito caro. Continua sendo lindo..
um grande abraço
Мне кажется очень полезная штука.
Здравствуй! Спасибо за подаренные хорошие эмоции…
Bruno Luiz, não sei se ajuda ou até se posso responder pelo Galante ou outros adms do Blog, mas este vídeo já esta no Blog do Poder Naval (dentro do Trilogia) dá uma passada lá e checa… Varios coments tbm… Incluindo um hilário dizendo que com este empuxo o SU poderia levantar o Aerodromo do mar… PARABENS ao Blog!
Abs
Админ я не могу зарегестрироваться может я просто не то делаю ?
Este Mig-29N é bonitão hein…
Довольно интересно конечно. Я немогу подписаться под каждым вашим словом, но в общем соглашусь.
У вас RSS в кривой кодировке!
почему так редко блог обновляете
Думается, если долго стараться, даже самую сложную мысль можно так подробно раскрыть.
É galera infelizmente a MAPO esta passando por dificuldades financeiras e muito provavelmente será comprada pela Sukhoi eu sempre gostei do Mig-29 ele é bem melhor que o F-16C,F-18C e Mirage 2000.
Eu gostaria de ver o Mig-35, Su-30MK3, Su-34 e Su-35BM com certeza esse Mix de aviões em grandes quantidades causaria uma tremenda dor de cabeça no Tio Sam pois a supremacia aérea deles no continente seria ameaçada. Mais enquanto o Brasil não parar de ser “prostituta que cobra pouco para rico” nós nunca iremos se tornar uma nação desenvolvida
Ihhhh
Invasão russa ??
Vou ter q falar um pouco de russo tmb…
Wetrobvmanuc apoeujtrçamxcba kieyiogbnagduh sky !!
RAFALE MKI???
volto a repetir.
os caças russos se mostram caros demais para manter.
se a crítica de muitos sobre o Rafale é sua manutenção, imagina o que seria a FAB com um centena desses caças? fácil, seria uma força terrestre.
O Mig29 sempre foi o meu aviao preferido, principalmente pelo medo que gerava nos pilotos americanos durante a guerra fria. Porem tenho que admitir que fiquei muito desapontado pelo desempenho do mig 29 nas guerras do golfo e dos balcans onde varios desses belos caças fora abatidos por f15 americanos com extrema facilidade. O Mig 29 tambem nao conseguiu nenhuma vitoria durante esses conflitos. Assim fico me perguntando. Sera que o temor que o Mig 29 causava nos pilotos ocidentais era injustificado ou a culpa por esse pifio desempenho pode ser atribuida aos pilotos iraquianos (veteranos da guerra com o… Read more »
Fredy,
Em ambos os casos, a superioridade numérica e de domínio das comunicações por parte das coalizões que as Forças operadoras de MiG 29 enfrentavam era avassaladora, dificultando tremendamente qualquer comparação de desempenho “puro” entre os caças, no combate. O que não foi incapacitado ou destruído no solo ou mesmo abatido, em raríssimas situações teve como contar com um controle efetivo a partir de terra, lutando quase sempre em situações muito desfavoráveis.
Nunao, eu nao sei se vc teve a oportunidade de assistir no histori chanel o episodio sobre a guerra do golfo no programa combates aereos (meu programa preferido). em uma das simulacoes mostradas no programa um mig 29 entra em combate aproximado com dois f15. O piloto iraquiano acabou se espatifando no chao do deserto apos tentar executar um split s a baixa altitude. Alem disso fiquei impressionado com a facilidade que um outro mig 29 e tres migs 23 foram derrubados por misseis disparados fora do alcance visual. Os pilotos iraquianos nem tentaram fazer manobras evasivas. ficaram nivelados voando… Read more »
Fredy,
Logicamente esse programa do History Channel só mostra um lado da história, apesar das belas imagens – mas só seleciona esse tipo de vitória para passar a ideia de que foi um passeio (o que acho errado pois desmerece o próprio trabalho de se reunir e coordenar uma força avassaladora que permite esse tipo de “passeio”, fazendo tudo parecer mais fácil do que é). O que quis ressaltar no meu comentário foi o contexto.
Olá pessoal, Os US$ 4 milhões por ano para operação de cada um dos Mig-29N não é anormal. Caças modernos, realmente operando, custam entre US$2 a 6 milhões por ano em operação. O que tem de errado é nossa falta de cultura/conhecimento sobre custos de forças armadas realmente operacionais. Não basta ter caças que voam poucas horas por ano, com vários sistemas de combate modernos faltando (radar, guerra eletrônica, etc), pouco armamento em diversidade e quantidade, etc. Nem quero falar de pilotos de caça da FAB que vão para reserva sem nunca terem disparado um míssil sequer… Na matéria :… Read more »
Eis o link do combate ao qual me refero acima. http://www.youtube.com/watch?v=vr6h07_OCfY
Caros Amigos.:
Respondendo a alguns comentários acima, apesar de eu gostar muito do “Dassault Rafale F-3”, a “FAB” teria é que operar mesmo é os “Saab Gripen NG”, pois, os “Gripens” além de serem mais baratos unitáriamente eles tem a manutenção mais barata também, pois, a verba que a FAB recebe não é lá grande coisa, e por isso acho que o “Gripen NG” seria uma opção correta para o Brasil.
Além disso o “Saab Gripen NG” pode lançar misseis Iris-T(curto alcance) e mísseis Meteor (Médio alcance) que são mísseis de 5 Geração.
Abraços.
Caros Amigos.:
Além do “Saab Gripen NG” ser mais barato, o Brasil poderia obter este avião em maior quantidade como 120 aéronaves, o que cobreria a grande parte do território nacional.
Abraços.
Esse Sukhoi pousando no NAE foi show!
Dá até arrepio.
Mudando de assunto, já foi cogitada a possibilidade de um PAK-FA T-50 Naval?
Nunao. Concordo contigo quando diz que o programa inaltece a capacidade militar dos EUA, mas nao ha como negar a ineficacia dos iraquianos no conflito. Segundo a narrativa do programa os pilotos americanos temiam enfrentar os experientes pilotos iraquianos, os quais, diferentemente dos ianques, tinham experiencia em combate aereo adquirida na longa guerra iran /iraque. Tambem fala que os americanos eram orientados a evitar combates aproximados com os mig 29, que ha epoca era considerado um caca de primeira linha. Apesar disso os iraquianos nao conseguiram nenhuma vitoria frente aos f15, f16 e demais cacas da coalisao. Os poucos pilotos… Read more »
fredy quanto a vitorias em combate do MIG-29 vc deve dar uma olhada na revista asas nr 37, que relata as vitorias dos pilotos iraquianos na guerra do golfo, como tambem como funcionava todo o sistema de defesa aerea do iraque, que por acaso era muito bem equipado e organizado, sendo um projeto frances/russo, oque ocorre eh que no inicio das hostilidades os franceses botaram a faca e o queijo na mao dos estadunidenses, e os russos entregaram as posições dos postos de comando e controle para os mesmos, que ai passaram a atacar os alvos prioritarios de inteligencia e… Read more »
Airacobra.
Valeu pela informacao. muito embora uma vitoria sobre um ultrapassado caca bombardeio f-111 nao seja la essas coisas eu nao tinha conhecimento desse abate. Mas convenhamos que duas vitorias (apenas uma perpetrada por um fulcrun)em toda a guerra e um desempenho pifio. Acho que ate nossos quase quarentoes f5 teriam dado mais dor de cabeca a forca aerea aliada.
A solução da sonda de reabastecimento não me agradou. Parece um improviso, pois a versão original do MIG29 não foi desenhado para REVO. Um remendo!
fredy quanto a esse caso do F-111, não foi realmente um abate, mas sim uma avaria que resultou em perda total da aeronave no madrugada do dia 16 para 17 de janeiro de 91 a força aerea do iraque era uma força bem organiza, estruturada e altamente treinada, com larga experiencia adquirida ao longo de uma decada de guerra com iran, oque causou essa serie de derrotas e vitorias pifias foi oq citei acima, o fato da frança/russia entregarem informações estrategicas vitais à coalizão, sendo assim oque ocorreu eh que os iraquianos tiveram que combater praticamente cegos em um ambiente… Read more »
sabece ao certo que os caças sovieticos em geral nunca forao vendidos com toda a tecnologia sempre havia um bloqueio , todas as instalaçoes militares de controle de trafego iraquianas forao construidas por engenheiros alemaes orientais e tais plantas forao enviadas aos EUA antes de janeiros de 1991 dando tempo de se estudar como destruilas e acabar com poder de uma força aerea pois sem o controle em terra nao existe força aerea nem os EUA poderiao ter pois os avioes seriao cegos tendo apenas radares de bordo de curto alcance deixando pouco tempo de manobras na maioria das vezes… Read more »
outra questao que intriga muita gente é como a artilharia anti aerea iraquiana que em 91 e 2003 tinhao em bagda a terceira cidade do mundo mais protegida por fogo anti aereo seja por artilharia misseis de medio curto e longo alcance e por foguetes remodelados do sistema astros, bom sabece que os EUA levarao pau da siria no libano na decado de 80 e dentre isto eles aprenderao algumas liçoes minis avioes nao pilotados com radares que detequitavao e enviavao ao catar a informaçao de disparos anti aereos no mesmo instante pois sabece que a defesa anti aerea sao… Read more »