IRST da Selex Galileo para o Gripen NG
A SELEX Galileo anunciou que a Saab escolheu seu sistema IRST de busca e rastreio por infravermelho Skyward-G, para equipar o Gripen NG.
Como os sistemas similares, o Skyward-G fornece uma funcionalidade semelhante a um radar, sem emitir radiação eletromagnética e pode, portanto, fornecer uma ampla funcionalidade de busca e rastreio, com alta discrição.
Na ilustração acima, o Sea Gripen proposto pela Saab para o Brasil e a Índia, já aparece com o IRST à frente do cockpit. Na ilustração abaixo, de material de divulgação da proposta da Saab para concorrência da Força Aérea da Índia, o IRST também aparece.
SAIBA MAIS:
lol uma vez perguntei se o gripen ng iria ter um IRST externo, ou se já tinha internamente, pois desconhecia totalmente se havia…
agora tive a resposta.
abraço
Como assim, o Gripen NG não era aquele caça que não tinha radar AESA já montado e sendo testado?
Como assim, o Gripen NG não era aquele caça que não tinha IRST?
[]s
Como assim Gripen NG naval? A Suécia tem Navio Aeródromo?
Tem coisas que é difícil acreditar.
caro ronaldo
A SAAB está respondeu à solicitação da Marinha Indiana por informações (RFI) sobre a futura capacidade dos caças propostos de operar em porta-aviões, oferecendo o novo desdobramento do Gripen NG, denominado Gripen Naval.
tambem acho que seria oferecido ao Brasil .mas e so um projeto
e não a suecia não tem nae .
O Sea Gripen foi apresentado à Marinha do Brasil também, como opção para substituir os AF-1 Falcão.
É, pois é, pois é… Mas o Gripen NG não teria nem Radar AESA nem IRST…
Caro Ronaldo: o projeto de um Gripen NG Naval teria sido cogitado a pedido de um país que utiliza NAe (provavelmente Índia ou Brasil). Mas é só uma cogitação em princípio, embora eu não tenha a menor dúvida da capacidade da SAAB de projetar uma versão navalizada, se quiser.
Sds.
O que seria otimo !!!
perfeitamente operados no nae são paulo
heheheh… para a discussão não degringolar para o NG Naval (há matéria específica lá no Naval, de semanas atrás) incluímos outra ilustração, relativa à proposta da Saab para a concorrência da Força Aérea Indiana. Nela também aparece uma possível instalação de IRST.
Senhores Editores,
sem querer abusar, mas gostaria de saber o por que de não haver mais o sistema de votação dos comentários???
Agradeço a atenção.
latino em 18 fev, 2010 às 14:32
O consorcio Eurofighter também se propôs a fazer uma versão STVOL para a marinha da Índia, você acredita nisso?
Sim…o FABuloso Gripen NG e suas incontáveis qualidades, uma verdadeira maravilha da indústria aeronáutica mundial.
Treeeemei F-22,
Treeeemei T-50.rsrsrsrsrs
Melk,
Welcome back.
Ivan.
Caros colegas, acho que o vazamento do relatório da FAB sobre o FX-2 tem haver com pagamento de proprina da Saab, isso já aconteceu na Coréia do Sul ano passado com relação ao programa de renovação de caças sul-coreanos KF-X, e sem sombra de duvida este vazamento na força aérea brasileira também deve ter um dedo da Saab, ou melhor uma mão inteira: O jornal Financial Times publicou nesta terça, 6, que a companhia de aviação sueca Saab está sendo investigada pelo Ministério da Defesa da Coreia do Sul por um suposto envolvimento em vazamento de informação secreta. O jornal… Read more »
IRST virou ítem obrigatório em qualquer aeronave de combate moderna, seja de Geração 4,5 ou 5ª Geração, assim como integração (fusão é preferível) de dados.
Até mesmo o todo poderoso F-22 Raptor que se dava ao luxo de não ter ainda instalado um IRST (apesar de ter previsto no projeto), vai ter que passar por um MLU ótico, se quiser ver o Sukhoi PAK-FA (Su-50 ???) no futuro próximo.
Abç,
Ivan.
O gripen é o caça que tem tudo, mas não mostra nada. Ainda bem que temos mais duas opções no FX-2.
Comentário importante do site defesa Br: Porque Rússia e Israel Dominam Feira Indiana de Defesa “”Vejam como Rússia e Israel estão cada vez mais se enfronhando com os indianos em diversos desenvolvimentos, como no caso do míssil de cruzeiro supersônico Brahmos (Rússia) e o sistema de mísseis Barak (Israel). A recente Defexpo India 2010 é uma vitrine disso. A Índia é uma potência nuclear francamente reconhecida pelos EUA, sem jamais ter aderido ao TNP. A Índia é independente de embargos americanos, não costuma e não pretende ser cliente deles em Defesa. Ela faz o que faz sem medos e foi… Read more »
A SAAB vai lançar mais um produto: AirPhotoshop, em conjunto com a ADOBE! rrssrsr
Radar AESA onde?? cadê?? recem escolheram o projeto e já está pronto? agora é só “escolher” e tudo já está integrado, testado e aprovado!??? tem cada uma viu…
O próprio caça não existe e já tem tudo certo nele…. vai entender algumas cabeças! rsrsrsrsrs
Ah desculpe, não perguntei se posso falar de NG…. posso? 🙂
Sds!
Sem contar que tem o NG naval tb! vcs não estão vendo?! o mais importante está definido: desenho de Photoshop e escolha de quem vai fabricar os componentes… fabricar o avião é só um detalhe… ora bolas! eu me divirto!
“Francisco AMX em 18 fev, 2010 às 23:14 editar Ah desculpe, não perguntei se posso falar de NG…. posso? 🙂 ” Francisco, Pode sim! Só não lhe dou permissão, nos comentários dessa matéria, para meter o pau no pronunciamento do Ministro da Defesa do Chile sobre as novas aquisições da FACH ou na operação dos Mirage 2000 do Armée de l´air no Báltico, porque seria forçar a barra criticar esses assuntos em comentários dessa matéria, cujo tema é o Gripen NG. hahahahahahahahaha!!! Brincadeiras à parte, reafirmo que o debate só tende a crescer, melhorar e se aprofundar quando é focado… Read more »
O desenvolvimento do Gripen NG vai avançando a cada dia a olhos vistos, e o melhor de tudo, com a participação de empresas brasileiras (“Lideradas pela Akaer, as empresas Friuli, Winnstal, Minoica e Imbra Aerospace enviaram para a Suécia uma equipe de 20 engenheiros e técnicos brasileiros para começar a trabalhar no projeto do novo caça sueco Gripen NG, produzido pela Saab Aerosystems” no final do ano passado, e a ATMOS Sistemas Ltda foi escolhida pela Selex Galileu para auxiliar o aperfeiçoamento do Radar AESA a ser utilizado no NG). Se o governo decidir pelo caça sueco a Embraer e… Read more »
Em meio a polêmica lançada na mídia sobre os elevados custos do programa FX-2, muita confusão e cifras foram lançadas no ar. Muitos leitores tem perguntado sobre os reais valores dos caças individualmente, manutenção, aquisição e por ai afora… Diante disto, o Plano Brasil resolveu apurar estes valores e entrou em contato com o Jornalista e professor Pedro Paulo Rezende, criador e editor do Blog Panorama Global (do qual dias atrás publicamos uma matéria de sua autoria.“Opinião:Quem está certo?”) A razão pela qual o contatamos se deve ao fato de que os números apresentados pelo renomado Jornalista diferem substancialmente dos… Read more »
Vou repetir mais uma vez: Desde Outubro o preço é o mesmo pago pela República Francesa: 64 milhões de euros (US$86.4 milhões (euro =US$ 1.35 ). O Gripen fica por US$ 50 milhões, cinco a menos que o F/A-18E/F (US$ 55 milhões). Com pacote de manutenção, treinamento, integração de armas (ele não tem pacote incluído de armamentos) o cacinha sueco sai por US$ 90 milhões! Os outros aviões possuem pacotes de armas, o que explica o custo aparentemente maior. Com manutenção, o F/A-18E/F sai por US$ 110 milhas. O pacote de armas acrescenta mais US$ 40 milhas. O Rafale fica,… Read more »
O Gripen NG não incluiu armas em sua proposta… A FAB pretendia operá-lo com mísseis A-Darter, Derby (uma droga limitada de míssil de embargo) e AIM-9M. Ou seja. O avião é mais caro, mas trata-se de algo concreto, que transfere tecnologia (não no mesmo nível que a Rússia transferiria) e tem armas, que inclusive poderão ser fabricadas parcialmente no Brasil. Em termos estruturais, o pacote sueco é muito abrangente.
Meu Deus do céu, alguém ainda dá cartaz a este sujeito… Ainda ontem ele estava dizendo que o Super Hornet tinha sido o preferido da FAB e falando em relatório com bolas coloridas.
O A Derby não é uma porcaria, muito pelo ao contrário, é um BVR que tem o mesmo desempenho do MICA. A SAAB não fez pacote de armas por que vai homologar todas as que a FAB desejar, não importa a origem (Brasil, EUA, Franca, Israel, Rússia, ou qualquer outro fornecedor). Atualmente a SAAB está homologando as armas que a África do Sul deseja, inclusive o Derby. De forma completamente oposta ao fabricante do Gripen, a Dassault Aviation já avisou (em entrevista do próprio Serge Dassaullt) que armas não francesas dificilmente poderão homologadas para funcionamento no Rafale, citando explicitamente a… Read more »
amigão sei que o A-Darter, e outra coisa fui a Israel para sua informação
Por favor senhores, quando citarem um outro site colocar em aspas e detalhar a fonte da informação. De todos prefiro os Pythons 5. A tecnologia eletrônica israelense é muito melhor do que a francesa.
Existe muita informação na internet sobre a parceria Brasil (Metron) e África do Sul (Dannel) para o desenvolvimento do míssil A-Darter de 5 geração, não acredito que seja necessário qualquer indicação de site.
Para mais informações sobre o desepenho do A-Darter ver: http://www.deneldynamics.co.za/brochures/Broc0264_A-Darter%20External.pdf
Para a integração A-Darter e Gripen ver em portugues e inglês
Infelizmente nunca fui a Israel, somente a Europa, EUA alguns países da A.L. Mas certamente é um dos países mais interessantes para se conhecer, a única democracia do Oriente Médio.
Corrigindo o comentário anterior sobre a integração A-Darter e Gripen.
Em inglês site: http://www.defenceweb.co.za/index.php?option=com_content&task=view&id=4375&Itemid=350
Em português site: http://www.defesanet.com.br/09_10/091001_008.htm
Desculpem meu engano.
Desculpas mais do que aceitas, errar é humano, jogar culpa nos outros é coisa de político.