MiG, MIG ou Mig?
A palavra “mig” em russo representa um adjetivo que pode ser traduzido para o português como um período de tempo muito curto, um momento ou um instante. É exatamente isso que vem à cabeça de um cidadão russo quando a palavra é pronunciada.
Mas para os ocidentais a palavra “mig” sempre esteve relacionada a aviões de caça. Agilidade, velocidade e capacidade extraordinária. Um verdadeiro mito que nasceu na II Guerra Mundial e ganhou fama durante a Guerra da Coreia (1950-1953).
MiG (esta é a forma correta) na verdade é um acrônimo formado pelo nome de dois indivíduos: Mikoyan e Gurevich. Anushavan Ivanovich Mikoyan nasceu na Armênia, próximo à fronteira com a Turquia, em 1905. Em Moscou, Mikoyan ganhou o apelido Artyom dos seus colegas e acabou incorporando-o oficialmente em substituição ao seu primeiro nome, que posteriormente sumiu nos registros oficiais soviéticos
Depois de graduar-se pela Academia de Zhukovsky como engenheiro mecânico em 1937, Mikoyan foi trabalhar em um dos dois escritórios de projetos aeronáuticos da URSS, a Polikarpov OKB. Foi naquele escritório que Mikoyan conheceu Mikhail Iosifovich Gurevich, engenheiro encarregado do grupo de estudos preliminares e formado na Academie de l’Aeroanutique de Montpellier, França.
Em 1939 o comitê central do partido comunista resolveu criar outros escritórios de projetos aeronáuticos além dos únicos dois existentes até aquele momento (Polikarpov e Tupolev). Decidiu-se então retirar alguns engenheiros talentosos destes dois escritórios e dar a eles oportunidades para que formassem seus próprios “bureaus.” Desta forma nasceram os escritórios (OKB) de Aleksandr Yakolev, de Syemyen Lavochkin (juntamente vom M. Gudkov e V. Gorbunov) e de Artyom Mikoyan e Mikhail Gurevich (MiG). Posteriormente, em 1940, outros dois escritórios se formaram (Sergei Ilyushin e Pavel Sukhoi).
Com a reestruturação da URSS no final da década de 1980 o nome da OKB MiG foi modificado para MIG (todas as letras maiúsculas) no verão russo de 1990. Não são conhecidos os motivos desta mudança, mas ela durou pouco e hoje a companhia é conhecida como RAC (Russian Aircraft Corporation) MiG. A RAC MiG é uma empresa pública e pertence à Federação Russa. Todo o seu capital foi transferido para a UAC (United Aircraft Corporation), criada em 2006 para agregar as grandes empresas do setor aeronáutico russo.
FOTO: RAC MiG
Rapaz, que coisa linda essa primeira foto, aliás, vai fazer aeronave bonita assim lá longe…
Sds.
Interessante falar que Artyon Mikoyan era filho de Anastas Mikoyan um dos dos membros do Politburo da URSS e dos mais importantes ‘ministros’ do staff de Josef Stálin.
Mas, diga-se, Artion era engenheiro muito talentoso e não precisou da influência do pai.
Engraçado, eu estava pensando em fazer uma matéria bem completa sobre o MiG-25 para enviar pro blog, aí eles publicam essa do nome MiG. É uma coisa puxando outra.
Mikhail Iosifovich Gurevich, engenheiro encarregado do grupo de estudos preliminares e formado na Academie de l’Aeroanutique de Montpellier, França.
Lá como cá, um pé na Escola Francesa de Aeronáutica.
ABS
Boeing, Looked Martin, Northrop Grumman, Sukhoi, MIG, Yakovlev, Tupolev e Dassault, estas empresas entraram para a historia da aviação para nunca mais sair…
Um grande abraço a todos…
Agora que tal uma sobre Igor Ivanovich Sikorsky.
RatusNatus escreveu:
“Agora que tal uma sobre Igor Ivanovich Sikorsky.”
Bem lembrado! Boa dica para a próxima