RAAF: o ‘porco’ mostra sua força…
…e a ‘vespa’ mostra seus ferrões.
Para os fãs dessas aeronaves nas cores da RAAF – Royal Australian Air Force (Real Força Aérea Australiana), o site daquela força disponibiliza belos “papéis de parede”, alguns dos quais podem ser vistos nas fotos desta matéria.
Para os que estranharam os nomes, o F-111 tem o afetuoso apelido de “porco” devido à sua capacidade de “caçar à noite fuçando rente ao mato”, graças ao acompanhamento do terreno pelo radar. Já o nome do F/A 18 “Hornet” pode ser traduzido como vespa, ou vespão, embora o aumentativo seja mais apropriado hoje a seu sucessor, o Super Hornet.
E falando em sucessor, mas prosseguindo nos apelidos, as fotos de cima já estão virando história e as de baixo também deverão começar a virar, com os planos em andamento da RAAF de substituir o “porco” pelo “vespão” e, iniciando na próxima década, a “vespa” por um tal de “relâmpago 2”, que apesar do fulminante apelido está um tanto atrasado. E, conforme a intensidade desse relâmpago se comprovar e os recursos da RAAF aguentarem seu considerável choque, ele também deverá queimar a “super vespa”, numa futura descarga.
FOTOS: RAAF
Bem lembrado o radar de seguimento do terreno do F-111 que ficava abaixo do radar de ataque. A semelhança do Tornado IDS vale lembrar. Coisa do passado já que agora, com os radares de varredura eletrônica, não é mais necessária a separação física dos radares para fazer o serviço. Se bem que existem outros métodos mais eficientes de permanecer colado ao solo do que os que usam um radar e a bem da verdade, a tática de usar o mascaramento do terreno já não é mais eficaz na maioria dos cenários, principalmente tendo em vista os caças e os aviões… Read more »
Estes porcos na verdade são selvagens e muito ariscos.
Os que soltaram no Vietnan estão esperando voltarem até agora…
Voar colado ao chão é um fio de navalha.
Interessante o armamento do F-18 da terceira foto. 6 ASRAAMs e 6 AMRAAMs.
Bosco, ajudae: contei 4 AIM-120 AMRAAMs nos cabides duplos interiores, 4 ASRAAMs nos cabides duplos exteriores, mas o míssel da ponta das asas não me parece nem um nem outro (não parece ASRAAM pois tem uma só faixa cinza e tb parece menor).
Confere ou falei bobagem? 🙂
Abs.
Que coisa linda esse F-111. Parece um “Tornadão”… 🙂 E o “vespinha” não deixa de ter seu charme tb. Feliz a Austrália…
Sds.
Oi Felipe…
enquanto o Bosco não volta…acho que posso ajuda-lo. Vc não contou com os 2 que estáo sendo levados ventralmente, um de cada lado.
quanto aos asraam, são identicos, apenas as tais faixas cinzas perderam a tinta.
sds
Felipe,
pra mim é o ASRAAM nas pontas das asas.
Você esqueceu de contar com os dois AMRAAMs sob a fuselagem ao lado do tanque ventral.
“Perderam a tinta foi boa”.rsr…
Um abraço aos dois.
Felipe, Como o Bosco não está logado nesse momento, e também pra ele também não ficar “se achando” (rsrsrs), aproveito a deixa para me intrometer e responder: Nas pontas das asas são ASRAAMs, é o formato típico dele, independentemente das faixas azuis ou cinzas ou amarelas etc que ajudam a identificar versões de treinamento, operacionais, inertes etc. Há imagens com faixas para todos os gostos: Quanto aos AMRAAM, não sei se vc percebeu que há um visível no recesso da lateral da fuselagem, bem atrás da entrada de ar. Apesar de não estar visível na foto, subentende-se que há mais… Read more »
Ôpa, enquanto eu escrevia, não só o Bosco voltou como o Dalton ajudou. É por isso que eu gosto desse blog, hehe.
(além do fato de ser editor do mesmo, é claro…)
Para ver um pouco mais ampliada a foto do Hornet com os mísseis, há uma versão de resolução um pouco maior no site da RAAF: Apesar de um pouco esmaecida a cor, aparentemente há uma faixa amarela nos ASRAAM das pontas das asas. Pelo que sei, a cor amarela indica que há uma cabeça de busca / aviônicos ativos instalados. Mas como a cor está meio ruim de ver, poderia ser marrom, indicando que há uma ogiva ativa, mas isso não faria sentido com a faixa atrás, azul, indicar que não há propelente ativo no míssil. Enfim, creio que o… Read more »
Boa Nunão.
Nunca tinha me atentado ao fato relativo as faixas.
Valeu Dalton, Bosco e Nunão, é verdade, não tinha observado o AMRAAM no ventre. E realmente acontece de munição perder a cor indicativa (aqui no Brasil acontece muito, porque munição da DO dura 20 anos, rsrsrs).
E Nunão: essa da cor azul eu já sabia, rsrsr, cansei de atirar granada de bocal azul no EB… E aqui no Aéreo cansei de ver nossos F-5, AMX, etc, “armado” com “mísseis” inteirinhos azuis… 🙂
Abs.
Eu queria saber o pq dos F-111 sempre aparecerem soltando “fogo pelas ventas”…
Alfredo: na 2a imagem, salvo melhor juízo é “resto” de combustível que vazou do pós-combustor, em alguma retomada ou freada. Na 1a imagem é o pós-combustor acionado, apenas (esta aeronave, por ser mais antiga, não tinha a redução de assinatura IR que o F-22, por exemplo, tem).
Me corrijam se disse bobagem, pls.
Sds.
Felipão,
Isso é uma fanfarronice que o F-111 permite fazer: “dump and burn fuel”. Como o duto de alijamento de combustível fica entre os bocais, se o piloto “abrir a torneira” e ligar o afterburner, esse é o resultado!
Até agora, só vi essa manobra no ar. Não há registros de churrascos feitos desta forma! 🙂
Abraços