Salitre II na segunda quinzena de outubro
O Exercício Salitre II, manobra de responsabilidade do Comando de Combate da Força Aérea do Chile (FACh), concebida para treinar o planejamento e a execução de operações aéreas multinacionais, que simula uma força de coalizão para expulsar países vizinhos de uma área invadida, acontecerá entre os dias 19 e 30 de outubro na cidade de Antofagasta, no norte daquele país. Os países realizarão o treinamento com base em procedimentos do padrão adotado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Em setembro de 2004, a Força Aérea Brasileira (FAB) participou da primeira edição do Exercício Salitre II, na Base Aérea de Los Condores, em Iquique – Chile, juntamente com as Forças Aéreas da Argentina (FAA) e dos Estados Unidos da América (USAF).
Este ano, além da aeronáutica chilena, a manobra contará com as forças aéreas da Argentina (FAA), da USAF e da Força Aérea da França (FAF). A FAB participará do exercício militar com seis aeronaves A-1 da Base Aérea de Cerro Moreno. Para tanto, o Comando Geral de Operações Aéreas constituiu a Força Aérea Numerada 103 (FAE 103), sob o comando do Brigadeiro-do-Ar Antônio Carlos Egito do Amaral, comandante da Terceira Força Aérea.
FONTE: Correio do Brasil
“Base Aérea de Cerro Moreno”? Gente, estive desacordado nestes últimos anos? Onde fica esta Base da FAB? Não seria Base Aérea de Santa Maria e os A-1 são do 3º/10º.
A FAB aprendeu uma lição: Os F-5EM estavam derrubando muitos Mirage 2000 dos Franceses, além de saírem muito bem na última Red Flag, agora ela resolver esconder mais o jogo e participar com aviões de ataque.
Sds,
Gostaria de ver o A-1 já modernizado nesse exercicío.
Esse f-16 é o super-viperou não ,e de que país é este da foto.sou fá dele.
Este é o F-16 Block Fighter, o irmão menor do F-16 Falcon Fighter, a diferença esta somente na tecnologia de navegação e na configuração de armas o do chile tem uma gama menor de armas que pode usar.
Sds.
Marcelo Tadeu, acho que os AMX vão operar a partir da Base Aérea de Cerro Moreno. E olha que não temho diploma universitário, já posso ser jornalista rsrsrs
Pena que o Brasil ainda não tem caça de superioridade aérea.