tornado-f-3-foto-raf

Belos “wallpapers” mostrando um Tornado F3 de Defesa Aérea da RAF, com as asas de geometria variável em configuração para altas velocidades, e um elemento de Eurofighter Typhoons, da mesma Força, “pendurados” sobre as turbinas Eurojet EJ200, de 20.000 libras de empuxo cada. 

Após a dissolução do 25º esquadrão, que operava a partir da base de Leeming, a derradeira unidade da RAF a operar a versão F3 do Tornado é o 111º Esquadrão, baseado em Leuchars. Os Typhoons estão sendo entregues ao 3º, 17º, 29º e 11º esquadrões, todos da base de Coningsby.

typhoon-foto-raf

FOTOS: RAF

Subscribe
Notify of
guest

106 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Acho o tornado um avião lindo!!!

Um clássico!!!

Alguém conhece um pouco mais sobre esse avião?

Histórico, Performance, Combates, etc…

madvad

O que será feito dos F3? Visto que são aviões relativamente novos..

RFO

Vamos ver quanto tempo vai demorar para alguem falar “vamos comprar e colocar na FAB”. hahaha…

Tadeu

Belas imagens!

Lobo

Alguém já viu um Rafale “pendurado”?

kaleu

Já … a Dassault tava distribuindo “chaveiros” na LAAD/09 … rsrsrs

Mauricio R.

Bbbbbbuuuuuuuuáááááááááááá, não tá no FX-2!!!! Declassifica o “Rafale” e coloca esse aí no lugar!!!!

Mas gostei dos ASRAAM/AIM-132, nas asas do Tornado.
Infelizmente o ADV era um ac tdo errado, p/ a época errada.

Mauricio R.

Bom, então até aparecer alguma foto, que não pareça uma montagem mto mal feita de Photoshop, será c/ certeza o unico lugar em que se verá essa eca francesa “pendurada”, na pta da correntinha de um chaveiro.
E não no céu azul, por obra e graça de suas turbinas M-88-2, de duvidosa serventia.

kaleu

A Foto do Panavia Tornado é simplesmente LINDONA !!!

Fil

Olhem só para o Tyffi, o que eu não dava para tê-los na nossa FAP, apesar do MLU aos F-16.

Baschera

Magníficas fotos Nunão.
O EF-2000 era meu candidato ao FX-2. Pena…..

Sds.

Lucio

Rafale “pendurado”
comment image

Lucas Calabrio

Belo avião (tornado), mas com rcs de 8m2, semelhante ao f-14, tem geometria variavel
sds

Hornet

Pra quem quiser ver o futuro caça da FAB “pendurado” em suas turbinas, basta clicar aqui:

http://www.gettyimages.com/detail/88576232/AFP

e de quebra, tem mais umas fotos dele manobrando aqui:

http://www.gettyimages.com/detail/88531936/AFP

http://www.gettyimages.com/detail/88513364/AFP

http://www.gettyimages.com/detail/88513360/AFP

http://www.gettyimages.com/detail/88513381/AFP

Mas bem legais as fotos do Typhoon e do Tornardo. Sempre gostei do Tornardo, gosto dos caças de geometria variável…especialmente o Tomcat.

abraços a todos

Hornet

e aqui temos mais algumas fotos do futuro caça da FAB (hehe) “pendurado”, só que desta vez equipado e não “vazio” como os Typhoons da foto do post:

comment image

agora vou fazer uma provocação (saudável, é claro…por favor, levem na brincadeira) aos amigos.

Achem alguma foto do Gripen (ou do Typhoon) fazendo isso aqui:

http://www.defencetalk.com/pictures/showfull.php?photo=5776

http://www.naval-technology.com/projects/gaulle/gaulle5.html

abraços a todos

Lucio

Acabei de achar a revista Força Aérea de junho/julho de 2008 e ela tem
duas fotos do Rafale voando num angulo quase idêntico aos desses Typhoons, só que carregando 4 Micas, seis bombas e trés tanques de combustivel.
fraquinho né?

Hornet

Lucio,

dá uma olhada no link que postei acima…acho que é exatamente esta foto que vc se refere.

abraços

Lucio

Hornet,
você postou uma das fotos a que eu me referia:
comment image
Meu browser não esta atualizando corretamente e eu nem vi seu post antes de fazer meu comentário.
Grato pelos links
Sds

Bruno Rocha

comment image

Lndo. Lindo e maravilhoso. Vendo esses caças grandes com motores com entradas de ar grandes, me recordo de filmes como “Aguia de Prata” e outros grandes sucessos do cinema americano. Tambem tem o “Cavaleiros do Céu”.

Nossa. Me animo muito vendo esses filmes.

Alguem ai concorda comigo?

Bosco

Sem querer tirar o doce da boca de ninguém, seja fã do SH, do Gripen ou do Rafale, mas fotos não provam que uma aeronave possa ficar ‘pendurada’ pelo empuxo dos motores já que são estáticas e podem muito bem mostrar uma fase de um ‘looping’ ou de uma ‘hammerhead’.
Se tivermos uns links para vermos uns filminhos dos referidos caças ‘pairando’ rsrs….ou em ascensão vertical aí sim. rsrsr….
Um abraço a todos.

Hornet

Amigo Bosco,

vou mais além…

estaremos encomendando algum caça pra fazer acrobacias ou coisa do tipo? Será que o FX2 é pra isso?…hehehe

mas enfim, segue o bonde…digo, a carroça…

abração

Lucio

Bosco, Pela extrema nitidez de algumas das fotos, os aviões se mantiveram firmes em formação com o avião do fotografo por algum tempo , não sei se alguem poderia tirar fotos de tal qualidade durante um looping (se bem que eu não sou fotografo ). Eu vejo vídeos de dentro de cabines de caças durante manobras não muito bruscas em que parece que jogaram a câmera dentro de um misturador de cimento . Procure no Google por “vertical climb” tem vários vídeos e pra facilitar é só colocar o nome do seu caça preferido fora das aspas. Espero que aprecie… Read more »

alves pereira

valeu a nostalgia, gostaria de ver um especial sobre o saudoso tomcat, hoje só se fala de f22 e f35, ainda aprecio os bons dogfight.

abçs.

Lucio

Alves, Eu nunca vou entender porque deixaram de fabricar o F-14. O f-18 que seria uma alternativa mais econômica acabou saindo tão caro quanto. Com turbinas novas e um radar Aesa este ainda seria um dos melhores caças do mundo mesmo com um desenho vindo dos anos 70. Eu li em algum lugar que os Russos desmontaram F-14 Iranianos e que usando engenharia reversa desenvolveram até mesmo um radar baseado no AN/AWG-9. Eu até consigo ver alguma semelhança entre as entradas de ar dos Mig/Sukhoi e as do f-14 . Até mesmo a posição dos motores separados me parecem familiar.… Read more »

Bosco

Lúcio,
eu também acho. Só quis apimentar a discussão.

Hornte,
mas bem que a capacidade de ascender verticalmente demonstra um excesso de potência bem maior que de 1:1 o que é muito bom na hora do ‘vamo vê’. Com carga então…

Um abraço a todos.

Jonas Rafael

Deixaram de fabricar o F-14 porque as asas de geometria variável são um pesadelo de manutenção. Todo mundo está retirando aviões com essas características de circulação. Os modernos compostos e novos desenhos de asas não ficam nada a dever e são bem mais práticos.

Marcelo Tadeu

Já vi que independente de quem ganhar o F-X2, a porrada vai comer aqui no blog!!!! Torço pelo RAFALE ,mas, vai dar GRIPEN, podem apostar, é o mais barato e fácil de manter!!!

Felipe Cps

Falam muito mau do Tornado, mas ele foi o verdadeiro carregador de piano na Desert Storm…

Storm

Bom eu também sou apaixonado pelo Tomcat, é só dar uma olhada no meu blog: http://natempestadevoemaisalto.blogspot.com; Mas sinceramente Jonas Rafael nunca ouvi falar que foram retirados de serviço devido suas asas de geometria variáveis, Foram retirados porque a manutenção em geral era mais cara e mais difícil de fazer do que a do Hornet, e tinha o problema da assinatura radar muito grande, Este problema seria resolvido com o novo “TOMCAT-21”, projeto de atualização do F-14 com materiais de absorção das ondas de radar e entradas de ar menores, mas não foi levado pra frente teoricamente pelo seu preço, mas… Read more »

Jonas Rafael

Ah é, falam muito dos americanos, do F-117 das bombas guiadas, etc.: mas foram os Tornados que executaram as primeiras e mais perigosas missões no Golfo, destruindo os aeródromos iraquianos. Também tiveram um alto número de baixas justamente devido a isso. Se a guerra foi um passeio foi em grande parte graças a eles…

Esdras

O custo de manter o Tornado é alto, devido as asas de geometria variável.
Como quase todos estão saindo de operação, tanto na Inglaterra, Alemanha e Italia não duvido que o avião já tenha siso oferecido a nações amigas, mas recusado por todos.
Não duvido que alguma nação da AL daqui a algum tempo aceite-o mesmo que seja somente para falar que tem Tornado.

Jonas Rafael

Storm, pelo que sei, a manutenção era difícil justamente pela configuração variável

Jonas Rafael

..continua, que era muito complexo de manter. Não consigo achar onde li isso, mas o maior problema nem era tanto o custo de manutenção e sim o tempo que o avião permanecia indisponível.

Mauricio R.

“Como quase todos estão saindo de operação, tanto na Inglaterra, Alemanha e Italia não duvido que o avião já tenha siso oferecido a nações amigas,…”

-Saindo de operação somente os ADV da RAF e da RSAF, as outras 2 versões, IDS e ECR permanacem em serviço.
-Na Itália e na UK somente sairão de serviço, qndo as entregas de F-35 se iniciarem.

Nunão

Só para contribuir com a discussão: Notem que a foto refere-se à versão de Defesa Aérea dos Tornados da RAF. A versão de ataque terrestre, GR4, é outra, e será substituída na força conforme as novas “Tranche” do Typhoon (e atualizações das anteriores) entrem em serviço e, mais pra frente, os F-35, que também substituirão os Harrier. Assim, a RAF estará equipada com dois tipos de aeronave multifuncionais, embora o Typhoon obviamente tenha mais destaque na defesa / superioridade aérea e os F-35 no ataque. Na Itália, o caminho deverá ser o mesmo, acrescentando-se o AMX aos modelos a serem… Read more »

Leonardo

Dois magníficos vetores, o 1° por mais virtudes que tenha, e mesmo tendo pego os maiores rabos de foguete no ínicio da 1° guerra do Golfo, foi nesta guerra ficou comprovado que seu motor não era muito eficiente a médias e grandes altitudes, funcionavam muito bem em baixa altitude penetrando nas defesas, mas já no golfo este tipo de tática de combate entrava em desuso devido aos sistemas anti-aéreos, e agora os europeus não querem cometer o mesmo erro de falta de potência, e desenvolveram o Eurojet que no Eurofighter tem razão empuxo peso superior a 1:1 e provavelmente estão… Read more »

Marcelo Tadeu

Na Desert Storm os Tornados da RAF sofreram um pouco no início, pois quem colecionou “Aviões de Guerra” da editora Nova Cultural em meados dos anos 80, em seu fascículo n. 2, sabe que ele foi concebido para atacar forças do Pacto de Varsóvia na Europa, aproveitando o relevo como esconderijo e aparecer sobre o objetivo em cima da hora. No deserto, com relevo plano, o bichinho sofreu com as armas anti aéreas de curto alcance dos iraquianos, tanto que 3 pilotos, 2 ingleses e 1 italiano foram exibidos como troféus na TV. Dai em diante a RAF e a… Read more »

Marcelo Tadeu

Alias, “AVIÕES DE GUERRA” foi uma das melhores publicações sobre aviação militar do Brasil, outra muito boa, que fiz junto com esta foi “Guerra nos Céus”da antiga RGE, que juntava história de combates aéreos com alguma aeronave famosa.

Putz!!! O pessoal deve estar pensando, esse aí é véio, hein!!!

Abraços a todos

Bruno Rocha

Pura nostalgia.
Parece que esse povo não trabalha ou são todos aposentados

hheee

Jorge

Rodrigo, veja esse livro:

http://www.estantevirtual.com.br/livro/10351874/Doug-Richardson-Avioes-de-Combate-Panavia-Tornado

Se você gosta do Tornado esse livro é um “prato cheio”.

Talvez tenha em PDF nos “Emule” da vida.

JC

Marcelo Tadeu, sou dessa epoca tb. Adorava comprar a tenho varios guardados…

Kfonseca

No embalo da nostalgia fora de tópico, tenho as coleções completas:

Guerra nos Céus (todos aqueles livros azuis)
Top Gun (os 3 livros encadernados)
Aviões de Combate (aqueles livrões amarelos, mto pho…)
Guia de Armas de Guerra (pocket book)
Tudo Sobre Avioes de Combate (vinha com fita VHS)
Asas de Guerra (vinha com Revell)
Aviões de Guerra (única incompleta)
Algumas estrangeiras que não lembro o nome
Inúmeros livros avulsos
Toneladas de revistas nacionais.

Foi tudo inventariado e guardado na mamãe, qdo casei… 🙁
Mtas Saudades…

Jonas Rafael

Eu tinha a Tudo Sobre Aviões de Combate. Ainda está lá em Campo Bom na minha casa de “solteiro” Mas faltaram os fascículos de 2 a 5 que não consegui comprar da Editora.

Marcelo Tadeu

Caraca!! Pessoal, eu tenho tb , só que eu casei e foi tudo junto comigo. Eu brinco com a minha esposa que é mais fácil eu largar ela do que as minhas coleções, hahahah!! E a quantidade de Revistas Flap, Aero Magazine, T&D, Segurança e Defesa, Força Aérea, Asas, Avião Revue, Voar (fechou). A coleção de VHS de “Tudo Sobre Aviões de Combate”vou passar para DVD. Ainda não montei os 21 modelos de “”Asas de Guerra” estou sem espaço. rsrsrs

Po pessoal, tinhamos que nos encontrar e matar as saudades deste tempo!!! Vou chorar..bbbbbbuuuuuáaaa!!! rsrsrsrs

Hornet

Bosco em 25 ago, 2009 às 7:28 tens razão meu caro. Mas o que eu disse foi só pra não se reduzir a qualidade de um avião ao fato de poder ou não poder ficar “pendurado”. No início do post, lá em cima (mil comentários acima), parece que a coisa estava indo por esse caminho: fulano se pendura, ciclano não se pendura…coisa de circo, malabarismo!…hehehe Foi por isso que mostrei que todos se penduram hoje em dia, ao menos o rafale se pendura também (já que ele era o “alvo” em questão), e que por aí não será o caminho… Read more »

Nunão

Pois é, Bosco e Hornet, e eu já vi, com esses “zóio que a terra há de comê”, até o venerável Xavante pendurado no seu sonoro Rolls Royce Viper, ao vivo e a cores (e não estou falando daquele que eu fotografei espetado…)

Aliás, até o AT-63 Pampa argentino se “pendura”, ao menos para as fotos… Então tá resolvido: Pampa para F-X2 e não se fala mais nisso, hehe!

http://www.aereo.jor.br/?p=2143

Saudações a todos!

Vinicius Modolo

HHEHEHEHh

Eu tbm tenho esssas coleções ai!!! aahhahaha

Fui comprando tudo em SEBO….

Hornet

Nunão,

por isso que quis relativizar esse negócio todo.

Pampa para o FX2!!! E não se fala mais nisso….kkkkkkk

abração

Caipira

Nego tava colocando até o rafale nessa história e eis que surge um pampa “pendurado”!

hahahahaha

Roberto

http://www.youtube.com/watch?v=OmxeRUCQje4

para quem pediu um video do rafale, eis aí…..