Silent Eagle: o F-15 stealth
Para quem achava que o F-15 Eagle estava com os dias contados, a Boeing lançou ontem o F-15 Silent Eagle (F-15SE). O Silent Eagle foi projetado especialmente para preencher os requisitos de clientes internacionais. O avião apresenta características stealth, com revestimentos e tratamentos específicos, como novos tanques conformais (CFTs), que permitem o transporte interno de armamento.
Dependendo da missão e o grau de ameaça, o cliente pode usar os CFTs para levar armamento ou combustível. O Silent Eagle poderá levar internamente mísseis AIM-9 e AIM-120, bem como bombas JDAM e SDB.
A nova versão tem as caudas inclinadas para fora, aumentando a eficiência aerodinâmica e sustentação, com menor peso. Um novo sistema de controle de vôo digital foi instalado para melhorar a confiabilidade da aeronave e reduzir o peso da célula.
A melhora na sobrevivência da aeronave é garantida pelo sistema BAES Digital Electronic Warfare System (DEWS), que trabalha em conjunto com o radar AESA Raytheon Advanced Electronic Scanning Array.
A Boeing completou um protótipo conceitual do tanque CFT/carregador interno e planeja o voo de teste no primeiro trimestre de 2010, incluindo um disparo de míssil.
O projeto, desenvolvimento e teste do sistema de transporte interno de armamento estão disponíveis como projeto colaborativo com um sócio internacional.
FONTE e FOTOS: The Boeing Company
Pois é, tá em tempo ainda…a Boeing não quer trocar o F-18 Super Hornet por esse aí da foto, para concorrer no nosso FX2. Já que ele foi “projetado especialmente para preencher os requisitos de clientes internacionais”…É bem o nosso caso. Somos clientes internacionais. E mais que isso, o FX2 almeja um projeto futuro a ser desenvolvido em parceria, não é? “O projeto, desenvolvimento e teste do sistema de transporte interno de armamento estão disponíveis como projeto colaborativo com um sócio internacional.” Tem a nossa cara este F-15 SE. Foi feito sob medida pra FAB… Muito melhor que o Super… Read more »
Apesar de ser um fã de carteirinha do F-15 tenh que admitir que apesar dos mísseis serem carregados internamente essa história de “silent” é mais propaganda: -Apenas 4 AIM-120 podem ser carregados desse jeito. -A Assinatura apesar de ser reduzida não vai fazer do F-15 stealth -O design do F-15 com suas imensas entradas de ar de geometria variavel e seu imenso nariz sempre fizeram que o F-15 brilhe como uma arvore de natal nos radares. É interessante notar o design das novas “caudas” inclinadas como no F-22. Apesar dos pesares: Fora FX-2! Que venha o FX-3 com o Silent… Read more »
Desculpem o comentário duplo mas Hornet acho que o F-15 não foi oferecido porque apesar de tudo é avançado demais para uma rebubliqueta sul-americana e faria a balança pender demais pro Brasil no cenário sulamericano, pelo menos esse deve ser o que os EUA pensam
Porque apesar de ter sido superado pelo F-22, F-35, Su-35BM, Eurofighter(?) e Rafale(?) esse avião ainda é um dos melhores do mundo e pelo pensamento americano não merecemos tudo isso ainda por cima co transferência de ecnologia.
Uma pergunta que esqueci de fazer no comentário acima, será que ele recebeu cobertura RAM?
Como eu sou fã do F-15, já fui fuçar na internet e achei este link com mais fotos do F-15 SE:
http://www.flightglobal.com/airspace/photos/f-15se/default.aspx
se alguém se interessar e quiser ver…
abraços a todos
Tiago Jeronimo,
se for isso, então a Boeing pode esquecer o FX2, porque a “republiqueta sul-americana” quer parceria e não rédeas. E isso está no programa do FX2, é uma de suas condições.
Se os EUA não quiserem, não tem problema, os suécos e os franceses estão loucos de vontade de fazer essa parceria com o Brasil.
Se eu fosse o Jobim/Saito, não pensava duas vezes: quer negociar? são estas as condições. Não quer? então tem quem quer…bye, bye!!!…hehehe
mas apesar dos pesares, como vc bem disse:
“Fora FX-2! Que venha o FX-3 com o Silent Eagle!”…hehehehe
abração
Deixando de lado o meu “fanatismo aeronáutico” pelo F-15 (hehe), acho que esta versão do F-15 foi feita pensando em mercados como Japão, Israel, Arábia Saudita, enfim, países que gostariam de ter o F-22, mas não o terão…ao menos não tão cedo. E aí vem aquele problema das “republiquetas” que o Tiago comentou acima…existem várias, para todo tipo e em determinados graus…o que eu acho um problema e um erro de estrátegia dos EUA para com seus aliados, mas enfim… E aí fica a questão: este F-15 será aceito por esses países? O Japão, por exemplo, se contentaria com um… Read more »
É bastante interessante, mas não se pode chegar a qualquer conclusão sem dados de técnicos ou de vôo, ou seja, quando fará o 1° vôo ou se já o fez, qual motorização utilizará e quanto este irá melhorar a relação empuxo/peso e se trará alguma performance supercruise ou terá empuxo vetorado, se terá certa capacidade stealth realmente e o quanto haverá de redução em seu RCS frontal pelo menos, o que esta cauda inclinada representará em melhora na performance de manobrilidade, pois ao que parece realmente é um stealth “genérico” ou um paliativo para destinos como Japão e Israel, embora… Read more »
Tiago Jeronimo, Você teria provas cabais dessa sua afirmação (aliás, repetida com gosto por muitas pessoas aqui do blog) de que os EUA querem fazer de tudo para que o Brasil não cresça internacionalmente? Por que para mim não passa de anti-americanismo. Hornet, eu acho mais provável que os $2 bilhões oferecidos pelo FX-2 não interessaram a Boeing para apresentar este F-15 como opção. Apenas isto. E também acredito que de maneira nenhuma a Boeing está querendo ter a ousadia de apresentar o F-15 como um caça de quinta geração. Ela quer apenas aumentar a vida útil de um produto… Read more »
Ah, e quem sabe uma parceria nesse projeto não tenha sido oferecida pela Boeing ao Brasil?
Ainda não sabemos os detalhes da proposta da empresa para o FX-2 (óbvio). Talvez tenhamos uma ótima surpresa…
Vou ter que atualizar a maquete, aproveitando que o meu neto danificou a bequilha. MAS… Como disseram anteriormente o custo é alto e tem toda a incognita dos sistemas embarcados, mas fazendo analogias, o F-5 também era sómente para exportação, mas algumas unidades usadas no Vietnã surpreenderam. Tivemos parcerias com a Northtop para fabricação de algumas empenagens – acho que a deriva, mas acho – e é um conceito ainda excelente para aeronave. Para produção em parceria seria um senhor aprendizado, para buscar aquilo que prescisamos – domínio de materiais/estruturas supesônicas, mas se fossemos aplica-las na construção de um projeto… Read more »
F-15 para o Brasil, quem sabe..?
Lecen,
Sua prova é o que estamos debatendo aqui:
Foi oferecido para o Brasil o F-18, enquanto está sendo preparado para os países aliados o F-15.
Todas as pessoas que não concordam com uma coisa são anti isso ou anti aquilo. Esse é o país dos que dizem sim, quem concordam com tudo.
Alguns companheiros de blog falam MUITA besteira!
Amigos, porque que essa aeronave não foi apresentada no FX2? SIMPLES: PORQUE NÃO É UM CAÇA MULTIMISSÃO, É UM CAÇA DE SUPERIORIDADE AÉREA!
Ou seja, um caça “dedicado”, no velho estilo da Guerra Fria. Não serve para o que a FAB quer: superioridade aérea, interceptação, ataque ao solo, escolta aérea e terrestre, e vigilância/reconhecimento.
Além do mais é um remendo sobre uma plataforma decrépita, mais antiga ainda que o Super Hornet.
Quanta desinformação pessoal, assim fica difícil discutir com civilidade…
Na entrevista do carinha da Boeing, ele disse, não fui eu: “devemos superar trinta anos de desconfiança…”.
Os militares brasileiros no geral desconfiam dos americanos, por isso, proporcionalmente a sua importância mundial, as compras de equipamento novo e estratégico americano são pequenas.
A desconfiança cresce com esse anúncio. Novamente, por que ofereceram um equipamento para o Brasil e outro para o Japão, Israel… ?
resposta: porque para eles nosso time é de segunda (ou terceira) divisão.
Felipe,
O Strike Eagle, do qual essa versão foi derivada, é uma aeroanave com capacidade ar-ar e ar-terra.
Site f-15estrikeeagle.com:
“The F-15E Strike Eagle is a dual-role fighter designed to perform air-to-air and air-to-ground missions with air-to-ground attack (especially deep interdiction missions) as its primary function. An array of avionics and electronics systems gives the F-15E the capability to fight at low altitude, day or night, and in inclement weather.”
QUANTA DESINFORMAÇÃO FELIPE, LEIA UM POUCO MAIS ANTES DE POSTAR, POR FAVOR. ASSIM, FICA DIFÍCIL DEBATER COM CIVILIDADE.
Imaginem…
Um Mix de 24 caças “F-15” sendo 20 monoposto e 4 biposto e 36 caças “F-18” sendo 30 monoposto e 6 biposto.
Acho que ia ser legal.
Abrivio,
Que “aliados”? O da OTAN? O Japão? Israel? Arábia Saudita?
Você por acaso viu em algum lugar algum comunicado oficial da Boeing afirmando que esta versão do F-15 será vendida somente para Japão, Israel e Arábia Saudita e não para o Brasil por este ser… como você disse? Segunda divisão? Terceira?
Até agora, você apenas especulou e deveria deixar isto claro, ao invés de considerar como uma verdade incontestável.
Felipe, É para os aliados Sr Felipe, leia um pouquinho e se informe: Site Areamilitar: “Os Estados Unidos têm sido criticados por vários países por recusarem vender o super sofisticado e secreto caça F-22 «Raptor» a países normalmente considerados aliados, como é o caso da Austrália e do Japão. Estes países, bem assim como a Coreia do Sul, estarão entre os principais alvos da Boeing na promoção do avião, mas a Arábia Saudita e Israel também se apresentam como mercados potenciais para uma aeronave que não será tão restringida em termos de exportações quanto o F-22 «Raptor». Não se espera… Read more »
Caras, quanto eu mais leio os comentários desse blog mas eu gosto do latido do meu cachorro. Quanta bobagem.
F-15 para a FAB?? hehehehe ta falando sério?
Esse avião vai servir para os “estrangeiros” que estão namorando o F-22. E é uma lista considerável.
E eu continuo acreditando salvo aconteça algum milagre na economia, que o F-22 terá vida curta na sua produção, ele é caro até mesmo para os EUA.
Para a FAB seria interessante projetar um F-5 Silent Tiger.
hehehehe
Abraço
Putz, quantas possibilidades neste avião.
Se os russos que nunca operaram um avião stealth conseguiram reduzir o RCS da família Flanker, imaginem o que os norte-americanos, com mais de 20 anos operando este tipo de aeronave, conseguiram neste Eagle.
No site da Boing (vai lá que não é a fonte mais confiável do mundo, como não o são os sites de fabricantes…) diz que internamente seriam carregados tanto armamentos ar-ar como ar-solo.
Fatos conhecidos: 1 – A Boeing não ofereceu o F-15 Silent no FX, apesar do primeiro vôo já ocorrer em 2010. 2 – O Super Hornet, apesar de estar em produção e permanecer em serviço por muitos anos, terá a companhia em breve do F-35 que assumirá a ponta de lança da US Navy. 3 – Vetar um caça e oferecer um caça naval no lugar já foi feito anteriormente pelos EUA, ao vetar o próprio F-15 ao Irã e oferecer o F-14 com restrições. 4 – Nossas restrições já admitidas pela Boeing: parte do código-fonte já foi vetado e… Read more »
“”O Silent Eagle foi projetado especialmente para preencher os requisitos de clientes internacionais.””
Poderíamos ser um desses clientes,mas existe a exigência de tranferência de tecnologia.Apesar disso, eu proponho 12 desses para o 1º GDA sem vergonha de ser como compra de prateleira! Os outros 24 poderiam ser o SH, com transferência de tecnologia, mesmo que parcial e com o AIM 120 -aquele com o alcance “ruim” de 120KM…rs
Desculpem, sou fã do F-15
SENHORES E SO UM RED BULL QUE DERAO NO POBRE DO F 15 ANTES DE IR PRO STAND DO MUSEU .NO MESMO CAMINHO JA TO F 16 JA TAO PASSANDO DO TEMPO ESE SERA O FUTURO DO F 18 NAO SE ANIMEM COM PUCA COISA COM BURACOS NA FUSELAGEM E NOVA COR ETC HAHAHAHAHAHAHAH
“Além do mais é um remendo sobre uma plataforma decrépita, mais antiga ainda que o Super Hornet.”
Sinto muito, mas esse comentário me parece que delaguém que nada entende de aviação militar.
Pessoal. UM OFF-TOPIC IMPORTANTÍSSIMO!!! Defesanet 16 Março 2009 DN 13 Março 2009 Forças Americanas Querem o Super Tucano para missões de Forças Especiais (SoF) Andrew Scutro O novo Escritório de Guerra Irregular da US Navy (Irregular Warfare – IW) avaliou o ágil avião turbohélice brasileiro de observação e ataque, para prover um apoio aéreo aproximado “orgânico” (close air support) para as ações das Forças Especiais. O CENTRO DE GUERRA IRREGULAR (IRREGULAR WARFARE) DA U.S. Navy testou Embraer EMB-314 Super Tucano, apresentado aqui nas cores da Força Aérea da Colômbia para uso em missões de Forças Especiais (MAURICIO DUENAS / AGENCE… Read more »
Zero Uno, já demos essa notícia no Blog do Poder Naval no dia 14.03:
http://www.naval.com.br/blog/?p=6154
Por favor, não vamos desviar o assunto, mantenhamos o debate no escopo da notícia.
Caro Amigo Zero Uno.: Essas informações foi realmente importante e muito boa.., vai que o EUA compram para suas forças uns 60 Super Tucanos da Embraer..! Salvaria muitos empregos aqui no Brasil. Quem sabe.., não é… Caros Amigos.: Estava pensando e imaginei um possível Mix aqui para a FAB.: Pelo menos uns 18 caças “Boeing F-15 Silente Eagle” sendo 15 monoposto e 3 biposto, e uns 72 caças “Dassault Rafale F-3” sendo 56 monoposto e 16 biposto. No total iriam ser 90 aviões caças dando uma condição boa para a FAB e respeito na América Latina. Isso é só uma… Read more »
A verdade é que o Tiago Jeronimo e o Abrivio, foram sinceros e qualquer pessoa que tenha o mínimo de inteligência da pra ver que ha discriminação dos EUA, pelo Brasil. Se de repente a FAB se interessasse neste F-15, dificilmente os americanos nos venderiam um caça como este. Por este motivo é que eu gosto dos caça dos franceses e suecos, porque eles nos oferecem o que eles tem de melhor. Este caça é simplesmente fantastico, deve superar e muito o Rafale e o Gripen, mas não vai ser oferecido ao Brasil.
Apesar de falarem que este F-15 SE seria destinado a clientes internacionais, (não que isso não seja verdade) acho grande a possibilidade de a USAF encomendar unidades desta versão visto que o programa F-22 Raptor esta ameaçado pelo seu auto custo e ainda tem o fato de que existem várias células de F-15 antigas precisando ser substituidas urgentemente na USAF.
Acho que na verdade é uma grande jogada da Boeing, dizendo assim para a USAF: “_Caso o Raptor não der conta o bom velho e confiável F-15 esta aqui pronto, remodelado com plásticas e viagra. pronto pra luta”.
Muito boa tarde a todos aqui no blog… realmente faz-me um pouco de confusão existir tanto preconceito em relação aos EUA (pelo menos em matéria de aviões). Pelo o que deu para saber desta matéria o f-15 SE serve para concorrer com o su-35, se repararmos ambos derivam de modelos antigos, ambos são modernizações que visam mostrar as melhores capacidades que cada doutrina da aviação usa… no caso dos EUA é o stealth e a electronica, no caso da Russia é a manobralidade e velocidade. Contudo aquilo que parece a muito boa gente é que o SU 35 é supra… Read more »
Você vir dizer que o F-15SE irá concorrer com o Su-35 é no mínimo falta de informação. O Su-35 (na versão BM) é um caça de 4.5 geração, multifunção.
E depois ainda vem falar sobre ser imparcial. 😛
Você vir dizer que o F-15SE irá concorrer com o Su-35 é no mínimo falta de informação. O Su-35 (na versão BM) é um caça de 4.5 geração, multifunção.
E depois ainda vem falar sobre ser imparcial. 😛
Se analizarmos direitinho a situação do Brasil com os EUA, podemos chegar a conclusão de que o Brasil já poderia ser considerado um aliado importante dos americanos, pois o BARRANCO OBRAHMA já falou que quer importar o nosso hidrocarboneto para se tornar menos dependente do CHAPOLIN BOLIVARIANO, e seria do interesse deles que tenhamos a capacidade de protejer essas reservas de qualquer ameaça, concordam? Então, por que não ofercer o F-15SE ao Brasi?????? A ARÁBIA SAUDITA opera o F-15 só por ser amiguinhos deles, ou é para protejer as reservas do seu maior fornecedor mundial???????? Seria bom fazermos uma análise… Read more »
Bravo, Marco! Bravo!
Só no Brasil mesmo onde tudo que vem do EUA não presta ou não é confiável, enquanto qualquer coisa que venha da Rússia, é a oitava maravilha do mundo!
Afinal, todos nós sabemos que a Rússia é uma democracia há mais de 250 anos, e a sua constituição sobrevive desde o final do século XVIII, além de ser obviamente a maior economia do mundo.
O que que tem a ver o cu com as calças?!
O que que tem a ver o cu com as calças?!
Sei lá … não tá muito convincente para mim não.
Parece a aplicação daquela máxima que os chineses criaram: Quem não tem cão, caça com gato.
O preço desta versão do F-15 vai estar por volta de USD 100 milhões, ela será inicialmente oferecida para Israel, Arábia Saudita, Coréia do Sul e o Japão. Provavelmente o RCS dele deverá ficar parecido do Rafele, isto é, bem longe do F-22.
Seria interessante saber se essa solução do tanque conformal poderia ser aplicada ao F-18 e que as melhorias na capacidade stealth que incluem revestimentos e tratamentos possam também ser estendidas a ele.
Mais informações sobre o projeto: http://www.aviation week.com/ aw/generic/ story_channel. jsp?channel= defense&id=news/Silent03170 9.xml&headline=Boeing% 20Unveils% 20New%20Stealthy %20F-15
Ok Galante…
Não esperava que essa matéria fosse postada no Blog Naval. Afinal, o Super Tucano não o é. Por isso postei aqui.
Zero Uno, colocamos a notícia lá porque o ST foi testado pela US Navy.
Caro Amigo S.Hornet Block III,
– Pq a Boeing não ofereceu o F-15 ?
Lí que qdo a FAB solicitou o RFI aos Fabricantes, já o fez indicando a aeronave, e os fabricantes entregaram as informações que foram solicitadas, sobre o vetor solicitado… a exceção foi por conta da Lockreed Martin, o qual a FAB solicitou informações do F-35 e a fabricante ofereceu o F-16.
Sendo assim Tiago… não tem nada a ver com a sua tal “republiqueta sulamericana” que eu, sinceramente, não sei onde fica, recuso-me a acredtiar que estava se referindo ao Brasil….
abraços
Kaleu
o custo dessa aeronave ficará em torno de 100 milhões de dólares, segundo o site area militar, prefiro os rafales ou eurofighters, o eurofigter é mesmo preço e os rafales mais baratos, o f-15 custará quase o dobro do f-18, muito caro para um avião projetado a 40 anos.
Lecen
EUA eram uma democracia que financiav ditaduras, tanto na américa latina, quanto na áfrica, quanto no Brasil, isso é que é exemplo de democracia eles estão de parabéns, são realmente muito confiáveis.
Putz Hornet, seria fantástico termos essas verdadeiras águias na FAB com desenvolvimento conjunto Embraer/Boeing, C-390/F-15SE, é sonhar demais né?
Por outro lado, o custo hora/vôo dessa espaçonave deve ser estratosférica… deve ficar inviável… o q acha?
abraço
Kaleu
o f-15 stelth é para enganar quem quer ser enganado, mais uma gambiarra pra dizer que um avião da dácada de 70 tem condições de enfrentar as mais modernas aeronaves do mundo,hahaahah, me engana que eu gosto.
O Su-35BM é isso sim é uma gambiarra de dar risadas…aliás todo produto russo é uma piada…
Pelo menos foram criativos em mudar estruturalmente o velho Eagle com armamento interno , material absorvente e cauda em “V”…muito mais furtivo que a sucata russa mesmo tendo material absorvente…
Já viram a diferença de montagem de um Sukhoy…verdadeira zona de galinheiro…até um bando de senhoras ajudam nas marteladas…rssss
http://www.alide.com.br/wforum/viewtopic.php?f=21&t=1623
Tá explicado porque a logística russa tem má fama…nem eu compraria um carro se fosse construído numa oficina de senhoras…rss
O Silent Eagle vai vender mais que o Jumbo-35BM…
"Hello! Me Tarzan, you Jane. Hollywood, hot-dog, Mickey Mouse is nice."
Quando eu vejo um filho da pátria com a bandeira dos estados unidos…
"Hello! Me Tarzan, you Jane. Hollywood, hot-dog, Mickey Mouse is nice."
Quando eu vejo um filho da pátria com a bandeira dos estados unidos…
Marlos Barcelos, Primeiro que um erro comum de brasileiro é culpar outros pelos seus próprios pecados. A ditadura militar que existiu em nosso país foi fruto da cabecinha de brasileiros e não de americanos, que sequer participaram de confabulações, concluios, planejamento ou qualquer coisa do tipo. De fato reconheceram o novo governo assim como mais tarde condenou as atrocidades. Os EUA apoiaram golpes de Estado? Sim, alguns, vide o caso do Chile. Invadiram alguns países? Sim, alguns poucos. Agora você, como a grande maioria, sempre se cala quando o assunto é Rússia. Ou esqueceu que a mesma (quando se tranvestia… Read more »
Já ouviu falar da Operação Condor, patrocinada pela CIA?
Já ouviu falar da Operação Condor, patrocinada pela CIA?
O F-15 é de superioridade e o F-18 multi-missão! O F-15SE ainda é um conceito e o F-18SH já voa e combate! NADA a ver cvom replubliqueta ou outras coisas!! Vamos discutir a aeronave em si e não viajar em teorias conspiratórias pessoal! Este up grade numa aeronave comporvadamente capaz é um oportunismo (no bom sentido) da Boeing, um aproveitamernto de nicho, como bem dito por tantos colegas disseram acima: sem poder comprar o F-22 alguns países podem querer investir suas doletas em um *novo* F-15 ou na reforma de seus atuais caças. Eu ainda posto na solução Hi-Low, uma… Read more »
Zero Uno: só complementando o Galante, a matéria do Super Tucano testado pela US Navy também teve link aqui no aéreo. Já está umas duas páginas mais para trás, dado que esta semana tem sido pródiga em assuntos da aviação. Mas se digitar Super Tucano no campo busca, deve aparecer logo no alto das matérias.
Saudações!
Como não achei um lugar de contato no site vou mandar um recado por aqui mesmo pra todo mundo…
Pessoal.
Já está disponível o demo do jogo Tom Clancy’s HAWX.
É um jogo de combate aéreo com todos os aviões top que existem hoje no mercado (no demo ainda não tem).
O jogo não é um simulador, ou seja, não tem aquela infinidade de combinações de botões para poder controlar o avião.
Segue um link com um vídeo do review do jogo pra qm quiser…
http://www.youtube.com/watch?v=sMlK8or6jMI
Olá senhores! Na verdade esse projeto da Boeing como uma alternativa ao F-22 não só aos aliados como o complemento da frota da USAF! Senhores o F-22 vem se mostrando com custos exponenciais e uma provável incerteza quanto a sua eficácia! Aposto a maioria das minhas fichas que o atual governo estadunidense não fará mais aquisições do F-22, a linha de montagem será fechada (um duro golpe para a Lockeed). Aqui gostaria de fazer uma observação quanto a exportar ou não o F-22: O verdadeiro problema de exportar esse produto nunca foi militar (só eu tenho a arma mais avançada),… Read more »
Vamos lá: “Lecen em 18 mar, 2009 às 8:40 Tiago Jeronimo, Você teria provas cabais dessa sua afirmação (aliás, repetida com gosto por muitas pessoas aqui do blog) de que os EUA querem fazer de tudo para que o Brasil não cresça internacionalmente? Por que para mim não passa de anti-americanismo.” Se você reparar o histórico de venda de armas americanas ao Brasil você vai ver do que eu estou falando, apenas um exemplo para o senhor estudar os demais e depois dizer se é realmente anti-americanismo: O Brasil nos idos de 1970 queria o F-4 Phantom II os EUA… Read more »
Caro Tiago, o corno pode até saber que é corno e não “querer” acreditar… porem o Brasil nunca foi uma Republiqueta… qdo americanos vetaram caças de 1ª linha, compramos Mirage´s, e suprimos n/necessidade… o maior interesse é suprir as necessidades do Brasil… ademais, se formos “consultar” a história pra fecharmos compras de “nosso” interesse… não vai restar ninguem, por ex. França e Brasil quase chegaram a vias de Fato por causa de Lagostas, sabe da história ?… ora é questão de oportunidade e interesse reciproco… naquele momento da história o Tio Sam não tinha “interesse” em nos vender… e daí… Read more »
amigo kaleu, tô sabendo. Mas na verdade a Boeing fez errado….ela devia ter feito assim: Vcs querem o F-18?!!! Esse aí não presta, tem problema na lataria, tem vazamento de óleo, estofamento que pinica, uma porcaria!…vejam esse outro aqui, o F-15, muito melhor, voa melhor, é mais bonito, tem em várias cores e em vários modelos, tem radio AM-FM, porta CDs, MP3 imbutido, agrada a família toda…hehehe A Boeing precisa aprender com os vendedores de carro…hehehe Já sobre os custos (de compra e manutenção), eu penso que isso tudo depende do tamanho da parceria feita. E isso vale para todos,… Read more »