Os últimos dos moicanos, quer dizer, dos corsários
Não deve demorar muito para que cenas como a de cima passem definitivamente à história. Atualmente o Vought A-7 Corsair II, bastante conhecido pela sua atuação no Vietnã (USN e USAF) e, mais recentemente, pela disponibilidade de 95% alcançada na Guerra do Golfo, é operado por apenas uma Força Aérea: a grega. Na foto acima, a aeronave do meio ostenta pintura especial do “Tiger Meet” de 2007.
A Força Aérea Grega ainda opera o Corsair II em dois esquadrões da Base Aérea de Araxos, o 335 “Tiger” e o 336 “Olympos”. As aeronaves são equipadas com o turbofan Allison TF41-A-400, de 14.450 libras de empuxo, uma versão norte-americana do Rolls Royce Spey (motor que equipa os A-1 da FAB). Segundo a Força Aérea Grega, o vetor está chegando ao final de sua vida operativa, e sua substituição por um caça de quarta geração é uma das prioridades mais altas da Força. Portugal, que também foi um dos últimos operadores do tipo, desativou definitivamente seus “corsários” em 1999, enquanto que a Tailândia mantém os seus estocados, deixando a Força Aérea Grega como último operador do Corsair II no mundo.
Os gregos ainda operam “antigas” aeronaves F-4E / RF-4E Phantom II, ao lado de modelos mais novos, como os F-16C/D Blk 30,50 e F-16C/D Blk 52+ e os Mirage 2000E/BGM e Mirage 2000-5.
Fonte e Fotos: Força Aérea Grega (Πολεμική Αεροπορία)
Belos e mortais.
Além da Grécia, a Força Aérea Portuguesa tam´bém os operou.
Derivam dos F8 Crusader, mas diferente destes, voaram mais que o planejado.
At
Joaca
Uma Força Aérea européia como último operador do Corsário, com dois esquadões, desativando depoís inclusive da Tailândia, se fosse no Brasil….. aiaiaiai !!
É, e lá se vai um grande guerreiro… Vou sentir saudades desse “boca de tubarão baleia” rsrsrsrs. Espero que o Musal ganhe um exemplar de Portugal para ficar exposto aqui, como o F-104 StarFighter.
Sds.
A Força Aérea grega ainda usa o C-47 em Esquadrões de Transporte =)
Uma bela aeronave que vai deixar saudades.
Que fim levaram a Vought/Republic/Grumman????
Nunão,
Portugal não operava a versão FIAT G-91????????? Versão essa amplamente usada na guerra de independência de Angola, com diversos sendo abatidos para artilheiros anti-aéreos cubanos.
Caro Vassily, a FAP nunca operou com o FIAT G-91 em Angola, mas sim na Guiné, atual Guiné-Bissau. Em Angola operaram os F84-G e NENHUM foi abatido.
O mesmo não se verificou na Guiné, onde terão sido abatidos 4 (quatro).
Mais um belo bombardeiro que nos abandona.
Montei, quando adolecente, vários para mim e alguns amigos em diversas escalas e brincava-mos de “força aérea”, bombardeando as trincheiras e canhões anti-aéreos do exército inimigo.
Bons tempos !!
Sds.
Vassily, Portugal operou o Fiat G-91 (aeronaves usadas transferidas da Alemanha) de meados dos anos 60 aos anos 80 mas, além da configuração da entrada de ar do motor, essa aeronave não tem nada a ver com o Corsair II. Bom, tem a coincidência de que os Corsair II de Portugal também eram aeronaves usadas, adquiridas em dois lotes separados. Portugal empregou-as entre 1981 e 1999. O relativamente longo alcance dos corsários era bastante apreciado por Portugal, em traslados até os Açores. Uma detalhe que gosto nos Corsair II é o trilho de lançamento dos AIM-9 localizado na fuselagem, logo… Read more »
Nunão
Valeu pela informação.
abraços.
Wolfpack,
Sobre a Vought, eu não sei.
A Republic foi comprada pela Rockwell e a Grumman foi englobada pela Northrop, tornando-se Northrop-Grumman
[ ]’ s
Wolfpack,
Desculpe a besteira que escrevi sobre a Republic. Não foi comprada pela Rockwell, mas sim pela Fairchild.
A North American (que fez o P-51 Mustang e o F-86 Sabre, entre outros) é que foi comprada pela Rockwell
[]’s
Definitivamente mais um Clássico se aposentando.Belo avião
Belos e mortais.
Além da Grécia, a Força Aérea Portuguesa tam´bém os operou.
Derivam dos F8 Crusader, mas diferente destes, voaram mais que o planejado.
At
Joaca
Uma Força Aérea européia como último operador do Corsário, com dois esquadões, desativando depoís inclusive da Tailândia, se fosse no Brasil….. aiaiaiai !!
É, e lá se vai um grande guerreiro… Vou sentir saudades desse “boca de tubarão baleia” rsrsrsrs. Espero que o Musal ganhe um exemplar de Portugal para ficar exposto aqui, como o F-104 StarFighter.
Sds.
A Força Aérea grega ainda usa o C-47 em Esquadrões de Transporte =)
Uma bela aeronave que vai deixar saudades.
Que fim levaram a Vought/Republic/Grumman????
Nunão,
Portugal não operava a versão FIAT G-91????????? Versão essa amplamente usada na guerra de independência de Angola, com diversos sendo abatidos para artilheiros anti-aéreos cubanos.
Mais um belo bombardeiro que nos abandona.
Montei, quando adolecente, vários para mim e alguns amigos em diversas escalas e brincava-mos de “força aérea”, bombardeando as trincheiras e canhões anti-aéreos do exército inimigo.
Bons tempos !!
Sds.
Vassily, Portugal operou o Fiat G-91 (aeronaves usadas transferidas da Alemanha) de meados dos anos 60 aos anos 80 mas, além da configuração da entrada de ar do motor, essa aeronave não tem nada a ver com o Corsair II. Bom, tem a coincidência de que os Corsair II de Portugal também eram aeronaves usadas, adquiridas em dois lotes separados. Portugal empregou-as entre 1981 e 1999. O relativamente longo alcance dos corsários era bastante apreciado por Portugal, em traslados até os Açores. Uma detalhe que gosto nos Corsair II é o trilho de lançamento dos AIM-9 localizado na fuselagem, logo… Read more »
Nunão
Valeu pela informação.
abraços.
Wolfpack,
Sobre a Vought, eu não sei.
A Republic foi comprada pela Rockwell e a Grumman foi englobada pela Northrop, tornando-se Northrop-Grumman
[ ]’ s
Wolfpack,
Desculpe a besteira que escrevi sobre a Republic. Não foi comprada pela Rockwell, mas sim pela Fairchild.
A North American (que fez o P-51 Mustang e o F-86 Sabre, entre outros) é que foi comprada pela Rockwell
[]’s
Definitivamente mais um Clássico se aposentando.Belo avião