Caro Nunão 1)Eu estou estourando aqui de dar risada. Putz é demais … 2)Embora não seja assunto relativo a essa matéria, essa semana ocorreu um fato muito importante para defesa mas que passou meio desapercebido por aí “IAE/CTA celebra contratos 1 de Dezembro de 2008 A edição do dia 01 de Dezembro de 2008 do Diário Oficial da União (DOU) traz algumas informações sobre contratos celebrados pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), ligado ao Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), sobre projetos espaciais. Há um contrato em favor da companhia russa “Konstruktorskoe Buro Khimavtomatiky” – OSC KBKha, tendo como objeto… Read more »
o T-25 1932 teria alguma coisa a ver ? rs…, ou estou vendo coisas ??
rs…
Mas se eu acertar quero o meu 14-BIS e não adianta aquele da Lacta, quero o do Dumont mesmo.
Brincadeiras a parte, extraordinário Brasileiro que até hoje nos orgulha de ter nascido nesta terra de Santa Cruz
Saudações
Luciano Baqueiro
Visitante
16 anos atrás
Aproveitando a deixa, por quanto tempo mais esses valorosos T-25 irão aguentar o tranco, e olhe que avião de treinamento primário é o que é mais judiado, se por cada pouso brabo ele aumentasse 1mm, hoje já seria maior que o A380. Não sei de nenhum programa em estudos p/ substituição deles. P/ quem não o conhece muito, tem uma página que é bem sucinta e c/ as principais informações dele :
Monumentos no nosso pais,deveriam ser, no caso de aviões,
somente com os nossos aparelhos,ou pelo menos fabricados no pais,
T-25,T-27,Xavante,Bandeirante,AMX,ja temos o bastante para
exibirmos.
Marco
Visitante
16 anos atrás
Defesa: Brasil faz exigências aos Estados Unidos Publicada em 05/12/2008 às 00h05m Globo José Meirelles Passos WASHINGTON – O governo do Brasil avisou nesta quinta-feira ao dos Estados Unidos que haverá mudanças no relacionamento bilateral em termos de defesa nacional. E a principal diz respeito à transferência de tecnologia de equipamentos que os americanos vendam às Forças Armadas brasileiras: o país só fará compras caso haja transferência de tecnologia, que o governo repassaria ao setor privado. A mensagem foi passada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim em reunião no Pentágono com o secretário de Defesa, Robert Gates, que continuará nesse… Read more »
FD
Visitante
16 anos atrás
Acabei de ver um universal na Base Aérea de Salvador… bem como um P-95
Baschera
Visitante
16 anos atrás
Caro Luciano,
Os Universal T-25 e os Tucano T-27 serão alvo de uma modernização mais para a frente, aliás, como é de praxe…… embora nada de oficial, ainda, tenha sido divulgado. Estuda-se o projeto.
Sds.
Paulo Costa
Visitante
16 anos atrás
Santos Dumont,mineiro do sul de Minas,filho de fazendeiro de café em São Paulo,foi estudar Mecanica na França,e por la ficou,
participando de varias competições da epoca que o fizeram
crescer na aeronautica da epoca,do 1-bis,2-bis,ao 14-bis,
que iniciou o voo em Paris,e o Demoiselle que foi um aeroplano
nos tres eixos.Foi a primeira pessoa a voar realmente de acordo
com especificações da epoca.Faz parte da nossa história….
Luciano Baqueiro
Visitante
16 anos atrás
Olá Baschera,
quanto ao T-27, já sabia e faz todo o sentido, mas será que p/ o T-25 valeria a pena ? afinal já estão no trampo a muito mais tempo e pior, suportam as piores agruras c/ o manicacas ( calouros ), não seria um custo x benefício muito melhor adquirir uma nova aeronave ?
Abraço.
nunao
Visitante
16 anos atrás
Luciano, aproveitando para me intrometer na conversa: os T-25, pelo que já me disseram, são muito, mas muito robustos. Ainda têm possibilidade de aguentar (levando-se em consideração o desgaste da estrutura) vários anos sendo judiados, ao que parece. Mas precisariam trocar itens obsoletos (por ex, atualizar aviônica). Já me disseram também que o difícil mesmo é encontrar uma aeronave que tenha a mesma capacidade de aguentar ser judiado por tanto tempo como o T-25 tem aguentado. A estrutura (bem pesada em relação ao porte da aeronave) é muito forte, especialmente o trem de pouso. Encontrar uma nova aeronave que ofereça… Read more »
Luciano Baqueiro
Visitante
16 anos atrás
Amigo Nunao,
também já ouvi essa história de tornar o T-27 um treinador primário, mas não acho muito boa essa troca por mais 2 motivos, além do que já colocou :
1-Já começar c/ avião de 750 SHP ( T-25 = 300 HP ) e o dobro do peso, não seria muito prudente.
2-O custo por hora voada certamente deve ser bem maior, não ?
Sds.
Nunão
Visitante
16 anos atrás
Pois é, Luciano. Concordo com as duas questões que vc levantou. Por essas e outras, o substituto ideal para o T-25, a meu ver, teria que ser um projeto muito parecido com ele, principalmente no quesito robustez. Por isso creio que, enquanto for possível reforçar a estrutura desses veteranos, avaliar a questão da motorização “bicombustível” e tudo o mais, eles continuarão na AFA por um tempo considerável. A frota não é pequena, na média está com muitas horas de vôo mas, pelo que me falaram, quantidade razoável de aeronaves ainda tem boa reserva pela frente. Mas quem me falou pode… Read more »
[…] do trem de pouso do Tucano, as rodas do C-115 Buffalo, utilizado na Amazônia, o trem de pouso do T-25 Universal (aeronave de treinamento primário), a roda da frente do Bandeirante, motores, instrumentos de vôo, […]
Hornet
Visitante
16 anos atrás
Alternativa a)1500
b)1932
c)2008
d)n.d.a.
Para quem acertar a alternativa correta o Nunão entregará um 14 Bis, em tamanho natural, de presente.rs.rs.rs.
abraços a todos
Cinquini
Visitante
16 anos atrás
Porca Miséria!!!
Eu demorei mas entendi a “pegadinha” rss
Caro Nunão 1)Eu estou estourando aqui de dar risada. Putz é demais … 2)Embora não seja assunto relativo a essa matéria, essa semana ocorreu um fato muito importante para defesa mas que passou meio desapercebido por aí “IAE/CTA celebra contratos 1 de Dezembro de 2008 A edição do dia 01 de Dezembro de 2008 do Diário Oficial da União (DOU) traz algumas informações sobre contratos celebrados pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), ligado ao Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), sobre projetos espaciais. Há um contrato em favor da companhia russa “Konstruktorskoe Buro Khimavtomatiky” – OSC KBKha, tendo como objeto… Read more »
o T-25 1932 teria alguma coisa a ver ? rs…, ou estou vendo coisas ??
rs…
Mas se eu acertar quero o meu 14-BIS e não adianta aquele da Lacta, quero o do Dumont mesmo.
Brincadeiras a parte, extraordinário Brasileiro que até hoje nos orgulha de ter nascido nesta terra de Santa Cruz
Saudações
Luciano Baqueiro
Visitante
16 anos atrás
Aproveitando a deixa, por quanto tempo mais esses valorosos T-25 irão aguentar o tranco, e olhe que avião de treinamento primário é o que é mais judiado, se por cada pouso brabo ele aumentasse 1mm, hoje já seria maior que o A380. Não sei de nenhum programa em estudos p/ substituição deles. P/ quem não o conhece muito, tem uma página que é bem sucinta e c/ as principais informações dele :
Monumentos no nosso pais,deveriam ser, no caso de aviões,
somente com os nossos aparelhos,ou pelo menos fabricados no pais,
T-25,T-27,Xavante,Bandeirante,AMX,ja temos o bastante para
exibirmos.
Marco
Visitante
16 anos atrás
Defesa: Brasil faz exigências aos Estados Unidos Publicada em 05/12/2008 às 00h05m Globo José Meirelles Passos WASHINGTON – O governo do Brasil avisou nesta quinta-feira ao dos Estados Unidos que haverá mudanças no relacionamento bilateral em termos de defesa nacional. E a principal diz respeito à transferência de tecnologia de equipamentos que os americanos vendam às Forças Armadas brasileiras: o país só fará compras caso haja transferência de tecnologia, que o governo repassaria ao setor privado. A mensagem foi passada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim em reunião no Pentágono com o secretário de Defesa, Robert Gates, que continuará nesse… Read more »
FD
Visitante
16 anos atrás
Acabei de ver um universal na Base Aérea de Salvador… bem como um P-95
Baschera
Visitante
16 anos atrás
Caro Luciano,
Os Universal T-25 e os Tucano T-27 serão alvo de uma modernização mais para a frente, aliás, como é de praxe…… embora nada de oficial, ainda, tenha sido divulgado. Estuda-se o projeto.
Sds.
Paulo Costa
Visitante
16 anos atrás
Santos Dumont,mineiro do sul de Minas,filho de fazendeiro de café em São Paulo,foi estudar Mecanica na França,e por la ficou,
participando de varias competições da epoca que o fizeram
crescer na aeronautica da epoca,do 1-bis,2-bis,ao 14-bis,
que iniciou o voo em Paris,e o Demoiselle que foi um aeroplano
nos tres eixos.Foi a primeira pessoa a voar realmente de acordo
com especificações da epoca.Faz parte da nossa história….
Luciano Baqueiro
Visitante
16 anos atrás
Olá Baschera,
quanto ao T-27, já sabia e faz todo o sentido, mas será que p/ o T-25 valeria a pena ? afinal já estão no trampo a muito mais tempo e pior, suportam as piores agruras c/ o manicacas ( calouros ), não seria um custo x benefício muito melhor adquirir uma nova aeronave ?
Abraço.
nunao
Visitante
16 anos atrás
Luciano, aproveitando para me intrometer na conversa: os T-25, pelo que já me disseram, são muito, mas muito robustos. Ainda têm possibilidade de aguentar (levando-se em consideração o desgaste da estrutura) vários anos sendo judiados, ao que parece. Mas precisariam trocar itens obsoletos (por ex, atualizar aviônica). Já me disseram também que o difícil mesmo é encontrar uma aeronave que tenha a mesma capacidade de aguentar ser judiado por tanto tempo como o T-25 tem aguentado. A estrutura (bem pesada em relação ao porte da aeronave) é muito forte, especialmente o trem de pouso. Encontrar uma nova aeronave que ofereça… Read more »
Luciano Baqueiro
Visitante
16 anos atrás
Amigo Nunao,
também já ouvi essa história de tornar o T-27 um treinador primário, mas não acho muito boa essa troca por mais 2 motivos, além do que já colocou :
1-Já começar c/ avião de 750 SHP ( T-25 = 300 HP ) e o dobro do peso, não seria muito prudente.
2-O custo por hora voada certamente deve ser bem maior, não ?
Sds.
Nunão
Visitante
16 anos atrás
Pois é, Luciano. Concordo com as duas questões que vc levantou. Por essas e outras, o substituto ideal para o T-25, a meu ver, teria que ser um projeto muito parecido com ele, principalmente no quesito robustez. Por isso creio que, enquanto for possível reforçar a estrutura desses veteranos, avaliar a questão da motorização “bicombustível” e tudo o mais, eles continuarão na AFA por um tempo considerável. A frota não é pequena, na média está com muitas horas de vôo mas, pelo que me falaram, quantidade razoável de aeronaves ainda tem boa reserva pela frente. Mas quem me falou pode… Read more »
[…] do trem de pouso do Tucano, as rodas do C-115 Buffalo, utilizado na Amazônia, o trem de pouso do T-25 Universal (aeronave de treinamento primário), a roda da frente do Bandeirante, motores, instrumentos de vôo, […]
Alternativa a)1500
b)1932
c)2008
d)n.d.a.
Para quem acertar a alternativa correta o Nunão entregará um 14 Bis, em tamanho natural, de presente.rs.rs.rs.
abraços a todos
Porca Miséria!!!
Eu demorei mas entendi a “pegadinha” rss
Caro Nunão 1)Eu estou estourando aqui de dar risada. Putz é demais … 2)Embora não seja assunto relativo a essa matéria, essa semana ocorreu um fato muito importante para defesa mas que passou meio desapercebido por aí “IAE/CTA celebra contratos 1 de Dezembro de 2008 A edição do dia 01 de Dezembro de 2008 do Diário Oficial da União (DOU) traz algumas informações sobre contratos celebrados pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), ligado ao Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), sobre projetos espaciais. Há um contrato em favor da companhia russa “Konstruktorskoe Buro Khimavtomatiky” – OSC KBKha, tendo como objeto… Read more »
boaaaaaaaaaaaaaa
Santos Dumont morreu em 1932 em sua residência no Guarujá de suicidio !!
Putzzz..entendi tarde demais….ahuahuahauhaua
Não tenho a menor idéia, preciso pesquisar numa das biografias dele, que tenho aqui em casa.
Mas a foto, Nunão, é sensacional!
o T-25 1932 teria alguma coisa a ver ? rs…, ou estou vendo coisas ??
rs…
Mas se eu acertar quero o meu 14-BIS e não adianta aquele da Lacta, quero o do Dumont mesmo.
Brincadeiras a parte, extraordinário Brasileiro que até hoje nos orgulha de ter nascido nesta terra de Santa Cruz
Saudações
Aproveitando a deixa, por quanto tempo mais esses valorosos T-25 irão aguentar o tranco, e olhe que avião de treinamento primário é o que é mais judiado, se por cada pouso brabo ele aumentasse 1mm, hoje já seria maior que o A380. Não sei de nenhum programa em estudos p/ substituição deles. P/ quem não o conhece muito, tem uma página que é bem sucinta e c/ as principais informações dele :
http://www.esquadrilhadafumaca.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5&Itemid=12
Monumentos no nosso pais,deveriam ser, no caso de aviões,
somente com os nossos aparelhos,ou pelo menos fabricados no pais,
T-25,T-27,Xavante,Bandeirante,AMX,ja temos o bastante para
exibirmos.
Defesa: Brasil faz exigências aos Estados Unidos Publicada em 05/12/2008 às 00h05m Globo José Meirelles Passos WASHINGTON – O governo do Brasil avisou nesta quinta-feira ao dos Estados Unidos que haverá mudanças no relacionamento bilateral em termos de defesa nacional. E a principal diz respeito à transferência de tecnologia de equipamentos que os americanos vendam às Forças Armadas brasileiras: o país só fará compras caso haja transferência de tecnologia, que o governo repassaria ao setor privado. A mensagem foi passada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim em reunião no Pentágono com o secretário de Defesa, Robert Gates, que continuará nesse… Read more »
Acabei de ver um universal na Base Aérea de Salvador… bem como um P-95
Caro Luciano,
Os Universal T-25 e os Tucano T-27 serão alvo de uma modernização mais para a frente, aliás, como é de praxe…… embora nada de oficial, ainda, tenha sido divulgado. Estuda-se o projeto.
Sds.
Santos Dumont,mineiro do sul de Minas,filho de fazendeiro de café em São Paulo,foi estudar Mecanica na França,e por la ficou,
participando de varias competições da epoca que o fizeram
crescer na aeronautica da epoca,do 1-bis,2-bis,ao 14-bis,
que iniciou o voo em Paris,e o Demoiselle que foi um aeroplano
nos tres eixos.Foi a primeira pessoa a voar realmente de acordo
com especificações da epoca.Faz parte da nossa história….
Olá Baschera,
quanto ao T-27, já sabia e faz todo o sentido, mas será que p/ o T-25 valeria a pena ? afinal já estão no trampo a muito mais tempo e pior, suportam as piores agruras c/ o manicacas ( calouros ), não seria um custo x benefício muito melhor adquirir uma nova aeronave ?
Abraço.
Luciano, aproveitando para me intrometer na conversa: os T-25, pelo que já me disseram, são muito, mas muito robustos. Ainda têm possibilidade de aguentar (levando-se em consideração o desgaste da estrutura) vários anos sendo judiados, ao que parece. Mas precisariam trocar itens obsoletos (por ex, atualizar aviônica). Já me disseram também que o difícil mesmo é encontrar uma aeronave que tenha a mesma capacidade de aguentar ser judiado por tanto tempo como o T-25 tem aguentado. A estrutura (bem pesada em relação ao porte da aeronave) é muito forte, especialmente o trem de pouso. Encontrar uma nova aeronave que ofereça… Read more »
Amigo Nunao,
também já ouvi essa história de tornar o T-27 um treinador primário, mas não acho muito boa essa troca por mais 2 motivos, além do que já colocou :
1-Já começar c/ avião de 750 SHP ( T-25 = 300 HP ) e o dobro do peso, não seria muito prudente.
2-O custo por hora voada certamente deve ser bem maior, não ?
Sds.
Pois é, Luciano. Concordo com as duas questões que vc levantou. Por essas e outras, o substituto ideal para o T-25, a meu ver, teria que ser um projeto muito parecido com ele, principalmente no quesito robustez. Por isso creio que, enquanto for possível reforçar a estrutura desses veteranos, avaliar a questão da motorização “bicombustível” e tudo o mais, eles continuarão na AFA por um tempo considerável. A frota não é pequena, na média está com muitas horas de vôo mas, pelo que me falaram, quantidade razoável de aeronaves ainda tem boa reserva pela frente. Mas quem me falou pode… Read more »
[…] do trem de pouso do Tucano, as rodas do C-115 Buffalo, utilizado na Amazônia, o trem de pouso do T-25 Universal (aeronave de treinamento primário), a roda da frente do Bandeirante, motores, instrumentos de vôo, […]
Alternativa a)1500
b)1932
c)2008
d)n.d.a.
Para quem acertar a alternativa correta o Nunão entregará um 14 Bis, em tamanho natural, de presente.rs.rs.rs.
abraços a todos
Porca Miséria!!!
Eu demorei mas entendi a “pegadinha” rss
Caro Nunão 1)Eu estou estourando aqui de dar risada. Putz é demais … 2)Embora não seja assunto relativo a essa matéria, essa semana ocorreu um fato muito importante para defesa mas que passou meio desapercebido por aí “IAE/CTA celebra contratos 1 de Dezembro de 2008 A edição do dia 01 de Dezembro de 2008 do Diário Oficial da União (DOU) traz algumas informações sobre contratos celebrados pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), ligado ao Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), sobre projetos espaciais. Há um contrato em favor da companhia russa “Konstruktorskoe Buro Khimavtomatiky” – OSC KBKha, tendo como objeto… Read more »
boaaaaaaaaaaaaaa
Santos Dumont morreu em 1932 em sua residência no Guarujá de suicidio !!
Putzzz..entendi tarde demais….ahuahuahauhaua
Não tenho a menor idéia, preciso pesquisar numa das biografias dele, que tenho aqui em casa.
Mas a foto, Nunão, é sensacional!
o T-25 1932 teria alguma coisa a ver ? rs…, ou estou vendo coisas ??
rs…
Mas se eu acertar quero o meu 14-BIS e não adianta aquele da Lacta, quero o do Dumont mesmo.
Brincadeiras a parte, extraordinário Brasileiro que até hoje nos orgulha de ter nascido nesta terra de Santa Cruz
Saudações
Aproveitando a deixa, por quanto tempo mais esses valorosos T-25 irão aguentar o tranco, e olhe que avião de treinamento primário é o que é mais judiado, se por cada pouso brabo ele aumentasse 1mm, hoje já seria maior que o A380. Não sei de nenhum programa em estudos p/ substituição deles. P/ quem não o conhece muito, tem uma página que é bem sucinta e c/ as principais informações dele :
http://www.esquadrilhadafumaca.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5&Itemid=12
Monumentos no nosso pais,deveriam ser, no caso de aviões,
somente com os nossos aparelhos,ou pelo menos fabricados no pais,
T-25,T-27,Xavante,Bandeirante,AMX,ja temos o bastante para
exibirmos.
Defesa: Brasil faz exigências aos Estados Unidos Publicada em 05/12/2008 às 00h05m Globo José Meirelles Passos WASHINGTON – O governo do Brasil avisou nesta quinta-feira ao dos Estados Unidos que haverá mudanças no relacionamento bilateral em termos de defesa nacional. E a principal diz respeito à transferência de tecnologia de equipamentos que os americanos vendam às Forças Armadas brasileiras: o país só fará compras caso haja transferência de tecnologia, que o governo repassaria ao setor privado. A mensagem foi passada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim em reunião no Pentágono com o secretário de Defesa, Robert Gates, que continuará nesse… Read more »
Acabei de ver um universal na Base Aérea de Salvador… bem como um P-95
Caro Luciano,
Os Universal T-25 e os Tucano T-27 serão alvo de uma modernização mais para a frente, aliás, como é de praxe…… embora nada de oficial, ainda, tenha sido divulgado. Estuda-se o projeto.
Sds.
Santos Dumont,mineiro do sul de Minas,filho de fazendeiro de café em São Paulo,foi estudar Mecanica na França,e por la ficou,
participando de varias competições da epoca que o fizeram
crescer na aeronautica da epoca,do 1-bis,2-bis,ao 14-bis,
que iniciou o voo em Paris,e o Demoiselle que foi um aeroplano
nos tres eixos.Foi a primeira pessoa a voar realmente de acordo
com especificações da epoca.Faz parte da nossa história….
Olá Baschera,
quanto ao T-27, já sabia e faz todo o sentido, mas será que p/ o T-25 valeria a pena ? afinal já estão no trampo a muito mais tempo e pior, suportam as piores agruras c/ o manicacas ( calouros ), não seria um custo x benefício muito melhor adquirir uma nova aeronave ?
Abraço.
Luciano, aproveitando para me intrometer na conversa: os T-25, pelo que já me disseram, são muito, mas muito robustos. Ainda têm possibilidade de aguentar (levando-se em consideração o desgaste da estrutura) vários anos sendo judiados, ao que parece. Mas precisariam trocar itens obsoletos (por ex, atualizar aviônica). Já me disseram também que o difícil mesmo é encontrar uma aeronave que tenha a mesma capacidade de aguentar ser judiado por tanto tempo como o T-25 tem aguentado. A estrutura (bem pesada em relação ao porte da aeronave) é muito forte, especialmente o trem de pouso. Encontrar uma nova aeronave que ofereça… Read more »
Amigo Nunao,
também já ouvi essa história de tornar o T-27 um treinador primário, mas não acho muito boa essa troca por mais 2 motivos, além do que já colocou :
1-Já começar c/ avião de 750 SHP ( T-25 = 300 HP ) e o dobro do peso, não seria muito prudente.
2-O custo por hora voada certamente deve ser bem maior, não ?
Sds.
Pois é, Luciano. Concordo com as duas questões que vc levantou. Por essas e outras, o substituto ideal para o T-25, a meu ver, teria que ser um projeto muito parecido com ele, principalmente no quesito robustez. Por isso creio que, enquanto for possível reforçar a estrutura desses veteranos, avaliar a questão da motorização “bicombustível” e tudo o mais, eles continuarão na AFA por um tempo considerável. A frota não é pequena, na média está com muitas horas de vôo mas, pelo que me falaram, quantidade razoável de aeronaves ainda tem boa reserva pela frente. Mas quem me falou pode… Read more »
[…] do trem de pouso do Tucano, as rodas do C-115 Buffalo, utilizado na Amazônia, o trem de pouso do T-25 Universal (aeronave de treinamento primário), a roda da frente do Bandeirante, motores, instrumentos de vôo, […]
santos dumont morreu em 1873
“wesley em 26/02/2010 às 8:37”
???????????????
foi um grande homem.No meu livro de portugues tem um texto sobre ele!
muito interresante!
bjus gente tchau meu nome Divina!