C-130 da FAB cumpre missões de combate a incêndio na Chapada Diamantina
O 1º Grupo de Transporte de Tropa (1ºGTT) realizou no período de 6 a 12 de novembro de 2008, na localidade de Lençóis – BA, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, a segunda missão real de Combate a Incêndio Florestal com a aeronave C-130 Hércules no Brasil. A aeronave foi equipada com um sistema modular de combate a incêndio aero-embarcado, ou em inglês, Modular Airborne Fire Fighting System (MAFFS). Para cumprir a missão foram deslocados para o local, além da aeronave, equipamentos de apoio necessários para a operação e 34 militares, entre tripulantes, mantenedores do MAFFS e equipe de manutenção.
Na chegada do 1º GTT o incêndio já havia destruído cerca de 1/3 do Parque Nacional da Chapada da Diamantina. No dia 6 de novembro, após a chegada do Grupo, todo material de apoio como: piscinas para armazenamento de água, retardante e compressor de ar foi montado, de modo a possibilitar o início da Operação no dia seguinte quando foram iniciadas as missões de Combate a Incêndio Florestal, com o lançamento de um composto químico retardante denominado LICET, e de fabricação nacional, pela primeira vez empregado em operações reais. Este produto químico é misturado com água e lançado pela aeronave à frente do foco de incêndio. Seus componentes impedem a progressão do incêndio, facilitando o trabalho dos bombeiros e brigadistas voluntários que realizam o combate no terreno.
Foram realizadas 14 missões durante a Operação, com o lançamento de 13.000 litros da mistura água-retardante em cada saída, totalizando 182.000 litros. Também participaram do combate ao incêndio 4 aeronaves AIRTRACTOR e 3 Helicópteros Esquilo sendo a coordenação dos vôos realizada pela equipe da Força Aérea presente no local. O foco principal do incêndio era uma faixa de 14 Km de fogo que se deslocava 1,7 Km por dia. E o combate ao incêndio contou com a participação de vários órgãos: IBAMA, PREVFOGO, Defesa Civil, Grupamento de Bombeiro de Lençóis, Polícia Militar da Bahia, FAB e a Empresa de Aviação Americasul. A Operação possibilitou ao Grupo agregar mais experiência na capacitação de suas tripulações nesta nova missão e aprimorar as técnicas de Combate a Incêndio Florestal.
Fonte e fotos: FAB
Nota do Blog: em 14 de setembro de 2006, o C-130 FAB 2451 do 1ºGTT (da Base Aérea dos Afonsos) utilizou pela primeira vez o MAFFS em treinamento realizado na Califórnia – EUA. Na ocasião, a FAB divulgou as fotos acima (as fotos do alto da matéria são da operação na Chapada Diamantina). Participaram da instrução na operação e manutenção do equipamento militares do 1°GTT, do PAMA-GL (Parque de Material Aeronáutico do Galeão) e da CABW (Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington). Os vôos de treinamento contaram com instrutores da Air National Guard, dos Estados Unidos. O MAFFS é um sistema pressurizado que, por meio de um conjunto de cinco tanques, é capaz de dispersar 3.000 galões (11.340 lts) de agente retardante no combate a incêndios florestais. Trata-se de uma tecnologia já consolidada, em operação há mais de 30 anos em diversos países.
A FAB adquiriu dois equipamentos MAFFS, em kits que permitem configurar aeronaves Hércules C-130 para missões de combate a incêncio em curto espaço de tempo. Segundo a Força, o Brasil é pioneiro na América do Sul no emprego desse sistema.
Mais um excelente serviço prestado pela FAB ao povo Brasileiro.
Aqui vai o meu Muito Obrigado a FAB, por zelar por nosso país.
Sds.
Eu sabia da compra, mas nunca tinho visto ele ser usado pela FAB.
A minha dúvida é se esse sistema pode ser instalado em qualquer C-130 ou só nesse.
Abração
Taí um bom exemplo de equipamento militar à disposição da sociedade, e um grande serviço que nossos militares prestam ao Brasil.
E… caraca! Nunca ouvi ninguém falar mal dessa aeronave, é um daqueles sucessos da aviação, cuja substituição é difícil.
tá um bom tema para um dossie.
Aviões “bombeiros”
Amigos, gostaria de sugerir que postassem esta matéria sobre a CRUZEX :
http://www.defesanet.com.br/fab1/cruzex_7.htm
Acho que dará uma boa discussão.
Putz, demorou!
Quantos milhares de Km2 de matas destruídas e fauna morta foram necessários, para se fazer um investimento deste!
Como falei anteriormente, falta mais pró-atividade!
A fauna e a flora brasileira agradecem aos nossos aguerridos tripulantes da FAB!
Cinquini, teoricamente em todos, menos nos KC quando estes estiverem com seus tanques instalados (e dá um baita dum trabalho retirá-los, e isso também não faz sentido). Mas o equipamento e a doutrina estão com o 1ºGTT.
parabens a fab!!!
cuidam do nosso espaço e de nossas florestas!!
10!!!
Não sabia que a FAB tinha adquirido esta capacidade. Um excelente serviço à sociedade.
Uma curiosidade minha seria qual a utilização deste equipamento num emprego militar “puro”. Não estou questionando ou criticando, muito pelo contrário, só fiquei com isto na cabeça…..
Interessante, também não sabia que a FAB tinha essa capacidade e esse equipamento, uma pena que as TVs não deem grande cobertura a esse tipo de atividade, seria bom mostrar a população um belo trabalho como esse.
Parabéns ao 1º GTT por mais essa missão bem sucedida. As nossas florestas agradecem.
E o meu pulmão tb.
E o meu pulmão também, aliás, o 1o. GTT podia jogar essa “aguinha” aqui também….tá um calor danado! Hoje mesmo vi dois camêlos se abanando e tomando suco de limão debaixo de uma árvore..que primavera é essa?!!!
abraços
Hornet, Falando avião-tanque especializado em combate à incêndio florestal, qual o nome daquele Canadair? Seria CL ou Sl-415. Ele é bimotor e parece o C-160 Transall. Se souber, agradeço. Agora, realmente, tá um calor tremendo, um verdadeiro “céu de brigadeiro”, pelo menos até as 14:00 hs, pois depois disso, hoje, caiu um verdadeiro dilúvio por aqui. Como sou funcionário público e pertenço à Defesa Civil do município onde moro, fiquei preoculpado, pois já tive de ficar até as 4 da matina desobstruindo ruas por aqui. No começo do ano, veio um temporal “daqueles” por aqui e as árvores de uma… Read more »
Pois é amigos….o Ministro da Justiça Nelson Jobim (isso eu li na revista Aero Magazine) deveria olhar essa parte. Estamos cansados em ouvir e assistir noticias de que diariamente centenas de focos de incendio em matas virgens são detectados por satelites aqui no Brasil. Contudo, o assunto só fica na detecção e nada mais. A mata continua pegando fogo…Acho que dois MAFFS não adiantam nada….é só propaganda…Deveriam ser pelo menos uns oito kits….Baseados no Campo dos Afonsos, Manaus, Campo Grande e Belem….É só os C-130 chegarem e receber o equipamento……É uma vergonha um pais com uma das maiores areas verdes… Read more »
Vassily,
seria esse aqui?
http://en.wikipedia.org/wiki/CL-415
abraços
Vassily,
se o que vc pergunta for o que estou pensando é o Bobardier 415, Canadair CL-415…aliás, bem esquisitão esse avião canadense…
abraços
Dá pra jogar um “agente laranja” com esse equipamento? SDS.
Excelente notícia, mas porque o combate o incêndio não começou antes?
Parabéns a FAB. Sempre via os Bufalos Canadenses combatendo incêndio na Europa e no Canadá, e não entendia o porquê do Brasil não ter tal equipamento. Os C-130 são um espetáculo.
A parte boa do negocio é que o MAFFS esta disponivel no mercado desde meados da decada de oitenta e ninguem nem ai para ele.
Tem muito eco-chato, eco-babaca e eco-ladrão no Brasil, mas ninquem se mexeu para fazer com que um equipamento desse fosse comprado antes e em quantidade mais adequada.
Se a atençao do brasileiro com um assunto tão da moda como esse esta nesse nivel, imaginem com o resto….
Grande notícia. A
Acho porém que o Brasil deveria adquirir aviões especializados ou mais kits MAFFS, e ter um grupo dedicado a esse combate tão necessário a proteção de nossas matas.
Sds.
Mais um excelente serviço prestado pela FAB ao povo Brasileiro.
Aqui vai o meu Muito Obrigado a FAB, por zelar por nosso país.
Sds.
Eu sabia da compra, mas nunca tinho visto ele ser usado pela FAB.
A minha dúvida é se esse sistema pode ser instalado em qualquer C-130 ou só nesse.
Abração
Taí um bom exemplo de equipamento militar à disposição da sociedade, e um grande serviço que nossos militares prestam ao Brasil.
E… caraca! Nunca ouvi ninguém falar mal dessa aeronave, é um daqueles sucessos da aviação, cuja substituição é difícil.
tá um bom tema para um dossie.
Aviões “bombeiros”
Amigos, gostaria de sugerir que postassem esta matéria sobre a CRUZEX :
http://www.defesanet.com.br/fab1/cruzex_7.htm
Acho que dará uma boa discussão.
Putz, demorou!
Quantos milhares de Km2 de matas destruídas e fauna morta foram necessários, para se fazer um investimento deste!
Como falei anteriormente, falta mais pró-atividade!
A fauna e a flora brasileira agradecem aos nossos aguerridos tripulantes da FAB!
Cinquini, teoricamente em todos, menos nos KC quando estes estiverem com seus tanques instalados (e dá um baita dum trabalho retirá-los, e isso também não faz sentido). Mas o equipamento e a doutrina estão com o 1ºGTT.
parabens a fab!!!
cuidam do nosso espaço e de nossas florestas!!
10!!!
Não sabia que a FAB tinha adquirido esta capacidade. Um excelente serviço à sociedade.
Uma curiosidade minha seria qual a utilização deste equipamento num emprego militar “puro”. Não estou questionando ou criticando, muito pelo contrário, só fiquei com isto na cabeça…..
Interessante, também não sabia que a FAB tinha essa capacidade e esse equipamento, uma pena que as TVs não deem grande cobertura a esse tipo de atividade, seria bom mostrar a população um belo trabalho como esse.
Parabéns ao 1º GTT por mais essa missão bem sucedida. As nossas florestas agradecem.
E o meu pulmão tb.
E o meu pulmão também, aliás, o 1o. GTT podia jogar essa “aguinha” aqui também….tá um calor danado! Hoje mesmo vi dois camêlos se abanando e tomando suco de limão debaixo de uma árvore..que primavera é essa?!!!
abraços
Hornet, Falando avião-tanque especializado em combate à incêndio florestal, qual o nome daquele Canadair? Seria CL ou Sl-415. Ele é bimotor e parece o C-160 Transall. Se souber, agradeço. Agora, realmente, tá um calor tremendo, um verdadeiro “céu de brigadeiro”, pelo menos até as 14:00 hs, pois depois disso, hoje, caiu um verdadeiro dilúvio por aqui. Como sou funcionário público e pertenço à Defesa Civil do município onde moro, fiquei preoculpado, pois já tive de ficar até as 4 da matina desobstruindo ruas por aqui. No começo do ano, veio um temporal “daqueles” por aqui e as árvores de uma… Read more »
Pois é amigos….o Ministro da Justiça Nelson Jobim (isso eu li na revista Aero Magazine) deveria olhar essa parte. Estamos cansados em ouvir e assistir noticias de que diariamente centenas de focos de incendio em matas virgens são detectados por satelites aqui no Brasil. Contudo, o assunto só fica na detecção e nada mais. A mata continua pegando fogo…Acho que dois MAFFS não adiantam nada….é só propaganda…Deveriam ser pelo menos uns oito kits….Baseados no Campo dos Afonsos, Manaus, Campo Grande e Belem….É só os C-130 chegarem e receber o equipamento……É uma vergonha um pais com uma das maiores areas verdes… Read more »
Vassily,
seria esse aqui?
http://en.wikipedia.org/wiki/CL-415
abraços
Vassily,
se o que vc pergunta for o que estou pensando é o Bobardier 415, Canadair CL-415…aliás, bem esquisitão esse avião canadense…
abraços
Dá pra jogar um “agente laranja” com esse equipamento? SDS.
Excelente notícia, mas porque o combate o incêndio não começou antes?
Parabéns a FAB. Sempre via os Bufalos Canadenses combatendo incêndio na Europa e no Canadá, e não entendia o porquê do Brasil não ter tal equipamento. Os C-130 são um espetáculo.
A parte boa do negocio é que o MAFFS esta disponivel no mercado desde meados da decada de oitenta e ninguem nem ai para ele.
Tem muito eco-chato, eco-babaca e eco-ladrão no Brasil, mas ninquem se mexeu para fazer com que um equipamento desse fosse comprado antes e em quantidade mais adequada.
Se a atençao do brasileiro com um assunto tão da moda como esse esta nesse nivel, imaginem com o resto….
Grande notícia. A
Acho porém que o Brasil deveria adquirir aviões especializados ou mais kits MAFFS, e ter um grupo dedicado a esse combate tão necessário a proteção de nossas matas.
Sds.